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Tipo do documento: Dissertação
Título: Práticas pedagógicas na pré-escola: encontros lúdicos entre educadores/as & crianças pequenas no Centro Integral de Educação Infantil - Creche da Liberdade
Título(s) alternativo(s): Pedagogical practices in preschool: playful encounters between educators and young children at the Comprehensive Early Childhood Education Center - Creche da Liberdade
Autor: BATALHA, Tyciana Vasconcelos 
Primeiro orientador: MELO, José Carlos de
Primeiro membro da banca: MELO, José Carlos de
Segundo membro da banca: DUTRA, Rosyane de Moraes Martins
Terceiro membro da banca: LOPES, Thaís Andréa Carvalho de Figueirêdo
Quarto membro da banca: SANTOS, Maria Walburga dos
Quinto membro da banca: MONTEIRO, Karla Bianca Freitas de Souza
Resumo: Essa dissertação buscou responder ao seguinte questionamento: como repensar o papel das vivências lúdicas nas práticas pedagógicas na pré-escola no Centro Integral de Educação Infantil – Creche da Liberdade no município de São Luís – MA? Pois a educação na primeira infância é um período crítico para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, e a prática pedagógica desempenha um papel fundamental nesse contexto. Este estudo teve como objetivo geral compreender o papel das vivências lúdicas nas práticas pedagógicas na pré escola buscando como se caracterizam as possíveis aprendizagens no Centro Integral de Educação Infantil – Creche da Liberdade no município de São Luís – MA? e objetivos específicos: Investigar como a Educação Infantil tem se desenvolvido ao longo dos anos no Brasil; identificar as concepções teóricas e metodológicas que sustentam a formação lúdica no fazer pedagógico dos/as educadores/as e construir a partir das apreciações dos/as educadores/as um Caderno de Orientações para a promoção de experiências significativas para a criança da pré-escola. Para dar fundamentação teórica a esta investigação, foram visitados e revisitados estudiosos e pesquisadores da área, como: Corsaro (2011), Kishimoto (2007, 2008, 2011, 2016), Friedman (2010), dentre outros. Como metodologia, foram utilizadas a revisão de literatura do tipo estado da arte, com enfoque qualitativo; do ponto de vista dos objetivos, foi classificada como pesquisa intervenção. Os sujeitos da pesquisa foram dois educadores/as da pré-escola. Os instrumentos de geração de dados utilizados foram a observação participante e entrevista com os/as educadores/as. Podemos inferir que esta pesquisa revelou uma valorização significativa das práticas lúdicas como facilitadoras do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças na pré-escola. Os/as educadores/as contam que as atividades lúdicas não são apenas momentos de diversão, mas espaços específicos de interação, exploração e construção de conhecimento, que auxiliam no desenvolvimento integral das crianças.
Abstract: This dissertation sought to answer the following question: how to rethink the role of playful experiences in pedagogical practices in preschool at the Centro Integral de Educação Infantil – Creche da Liberdade in the city of São Luís - MA? Because early childhood education is a critical period for the cognitive, social and emotional development of children, and pedagogical practice plays a fundamental role in this context. This study had as its general objective to understand the role of playful experiences in pedagogical practices in preschool, seeking how possible learning is characterized at the Centro Integral de Childhood Education – Creche da Liberdade in the city of São Luís - MA? and specific objectives: To investigate how Early Childhood Education has developed over the years in Brazil; to identify the theoretical and methodological concepts that support playful training in the pedagogical work of educators and to build, based on the educators' assessments, a Guidebook for promoting meaningful experiences for preschool children. To provide a theoretical basis for this investigation, scholars and researchers in the area were visited and revisited, such as: Corsaro (2011), Kishimoto (2007, 2008, 2011, 2016), Friedman (2010), among others. As a methodology, a state-of-the-art literature review was used, with a qualitative focus; from the point of view of the objectives, it was classified as intervention research. The research subjects were two preschool educators. The data generation instruments used were participant observation and interviews with the educators. We can infer that this research revealed a significant appreciation of playful practices as facilitators of children's development and learning in preschool. Educators report that playful activities are not just moments of fun, but specific spaces for interaction, exploration and construction of knowledge, which help in the integral development of children.
Palavras-chave: educação infantil;
práticas pedagógicas;
lúdico;
early childhood education;
pedagogical practices;
playful;
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: BATALHA, Tyciana Vasconcelos. Práticas pedagógicas na pré-escola: encontros lúdicos entre educadores/as & crianças pequenas no Centro Integral de Educação Infantil - Creche da Liberdade. 2024.181 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6100
Data de defesa: 12-Dez-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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