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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6087
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE SEXUAL: proposições para o Ensino Médio do Colégio Universitário da UFMA em São Luís-MA |
Título(s) alternativo(s): | TEACHER TRAINING FOR SEXUAL DIVERSITY: Propositions for High School at the UFMA University College in São Luís-MA |
Autor: | COSTA NETO, Aluizio Torres da ![]() |
Primeiro orientador: | AMORIM, Elisângela Santos de |
Primeiro membro da banca: | AMORIM, Elisângela Santos de |
Segundo membro da banca: | SILVEIRA, Francisca Morais da |
Terceiro membro da banca: | MARTINS, Carlos Wellington Soares |
Quarto membro da banca: | OLIVEIRA, Kelly Almeida de |
Quinto membro da banca: | SILVA, Sirlene Mota Pinheiro da |
Resumo: | O presente estudo aborda a formação docente para a diversidade sexual, compreendendo a sexualidade como um conceito socialmente construído e destacando o papel das instituições escolares no fomento de discussões que auxiliem a compreensão de sexualidade e gênero no ambiente educacional. O objetivo principal foi investigar as práticas docentes realizadas no Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão (COLUN/UFMA), que contemplam a diversidade sexual dos estudantes, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero, a partir deste, traçamos os seguintes objetivos específicos: conhecer o que os docentes do COLUN sabem sobre educação para a diversidade sexual; averiguar como os docentes do COLUN compreendem a LGBTfobia; compreender as demandas e as dificuldades apresentadas pelos docentes em relação ao trabalho com a educação para a diversidade sexual; avaliar atividades ou iniciativas que possam ser implementadas para promover um ambiente mais inclusivo e respeitoso em relação à diversidade gênero e sexualidade na escola; compreender as percepções e vivências dos estudantes em relação à diversidade de gênero e sexualidade na escola, bem como construir um Caderno de Proposições Pedagógicas para uma educação que contemple a diversidade sexual para contribuir com a Coordenação Pedagógica na orientação e formação continuada e de docentes do Colégio Universitário (COLUN). A pesquisa possui abordagem qualitativa, natureza desta pesquisa é aplicada pois tem como resultado um produto que busca solucionar a problemática, ademais situamos este estudo dentro da abordagem pós-estruturalista pois preocupou-se com ―o como‖ as coisas se constroem. Como instrumento foram utilizando questionários aplicados a alunos e docentes do COLUN. As respostas foram analisadas com base na técnica de triangulação de dados. Os resultados indicaram que, embora persistam barreiras na abordagem da diversidade sexual no ambiente escolar, práticas pedagógicas inclusivas têm impacto positivo no combate ao sexismo. O produto institucional visa à construção de práticas pedagógicas que promovam a inclusão e o respeito à diversidade sexual no ambiente escolar. Contudo, para fortalecer essas iniciativas, é indispensável que os docentes recebam apoio institucional, com destaque para a promoção de formações continuadas sobre diversidade sexual e a criação de espaços de diálogo e debate que integrem toda a comunidade escolar ao tema. |
Abstract: | This study addresses teacher training for sexual diversity, understanding sexuality as a socially constructed concept and highlighting the role of schools in fostering discussions that promote the understanding of sexuality and gender in educational settings. The main objective was to investigate the teaching practices implemented at the Colégio Universitário of the Federal University of Maranhão (COLUN/UFMA) that embrace the sexual diversity of students, regardless of their sexual orientation or gender identity. From this, the following specific objectives were outlined: to understand what COLUN teachers know about education for sexual diversity; to examine how COLUN teachers perceive LGBTphobia; to analyze the demands and challenges faced by teachers regarding education for sexual diversity; to assess activities or initiatives that could be implemented to promote a more inclusive and respectful environment regarding gender and sexuality diversity in the school; to explore the perceptions and experiences of students regarding gender and sexuality diversity in the school; and to develop a Pedagogical Proposals Guide aimed at supporting the Pedagogical Coordination in the continuous training and orientation of COLUN teachers. This research adopts a qualitative approach and is applied in nature, as its result is a product designed to address the identified issues. Furthermore, it is framed within a post-structuralist perspective, focusing on ―how‖ things are constructed. Data collection was conducted through questionnaires applied to COLUN students and teachers, and the responses were analyzed using data triangulation techniques. The results indicated that, although barriers to addressing sexual diversity persist in the school environment, inclusive pedagogical practices positively impact the fight against sexism. The institutional product aims to foster pedagogical practices that promote inclusion and respect for sexual diversity within schools. However, to strengthen these initiatives, it is crucial for teachers to receive institutional support, with an emphasis on promoting continuous training on sexual diversity and creating spaces for dialogue and debate that engage the entire school community in this topic. |
Palavras-chave: | Diversidade Sexual; Formação Docente; COLUN Sexual Diversity; Teacher Training; COLUN |
Área(s) do CNPq: | Métodos e Técnicas de Ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Citação: | COSTA NETO, Aluizio Torres da. A formação docente para a diversidade sexual: proposições para o Ensino Médio do Colégio Universitário da UFMA em São Luís-MA. 2025. 141 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica:) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6087 |
Data de defesa: | 14-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ALUIZIO TORRES DA COSTA NETO.pdf | Dissertação de Mestrado | 14,57 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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