Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6066
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJESUS, Ilma Fátima de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4628965483929973por
dc.contributor.advisor1NUNES, Iran de Maria Leitão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2313634756775278por
dc.contributor.referee1NUNES, Iran de Maria Leitão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2313634756775278por
dc.contributor.referee2NUNES, Georgina Helena Lima-
dc.contributor.referee3DIALLO, Cíntia Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5944077151726172por
dc.contributor.referee4SILVA, Acildo Leite da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8319209685636448por
dc.contributor.referee5CASTRO, César Augusto-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/2060977814636465por
dc.date.accessioned2025-04-07T18:27:09Z-
dc.date.issued2024-07-26-
dc.identifier.citationJESUS, Ilma Fátima de. Educação no Quilombo Piqui da Rampa, Vargem Grande, Maranhão: O olhar das professoras quilombolas. 2024. 315 f. Tese( Programa de Pós-graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6066-
dc.description.resumoA pesquisa realizada no Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) tem como objetivo analisar a Educação no Quilombo Piqui da Rampa, Vargem Grande, Maranhão, a partir do olhar das professoras quilombolas, e perpassa a história e política educacional das escolas quilombolas para identificar se são utilizadas as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. O estudo, que insere nossa trajetória com a temática, utiliza o referencial teórico-metodológico que aprofunda o conhecimento sobre a educação, relações étnico-raciais, a educação escolar quilombola e a perspectiva afrocentrada (Asante, 2009), (Gomes, 2017), (Gonzalez, 1982, 2020), epistemologias decoloniais (Freire, 1975, 1996); (Vergès, 2020), (Madhubuti, 1990); (Munanga, 1996, 2005, 2015), Silva (2011); feminismo negro e mulherismo africana com abordagem materno-centrada (hooks, 2017, 2019, 2021), (Collins, 2019); (HudsonWeems, 2021); epistemologias africanas (Oyěwùmí, 2021), que indicam a necessidade de ruptura com o eurocentrismo para valorização dos saberes e reconhecimento dos conhecimentos alternativos. Os principais resultados da pesquisa detectam que as professoras quilombolas passaram a utilizar as referidas Diretrizes na prática pedagógica devido ao fato de que as escolas quilombolas não contam com materiais didáticos para que a história e cultura afro-brasileira e africana esteja presente no cotidiano escolar, o que nos leva à conclusão de que é necessário construir esses materiais a partir da própria história local, o que sugere a adoção de uma pedagogia quilombola.por
dc.description.abstractThe research carried out in the Doctorate in Education of the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Maranhão (UFMA) aims to analyze Education in Quilombo Piqui da Rampa, Vargem Grande, Maranhão, from the perspective of quilombola teachers, and goes through the history and educational policy of quilombola schools to identify whether the guidelines of the National Curricular Guidelines for Quilombola School Education and the National Curricular Guidelines for Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture are used. The study, which inserts our trajectory with the theme, uses the theoretical-methodological framework that deepens knowledge about education, ethnic-racial relations, quilombola school education and the Afrocentric perspective (Asante, 2009), (Gomes, 2017), (Gonzalez, 1982, 2020), decolonial epistemologies (Freire, 1975, 1996); (Vergès, 2020), (Madhubuti, 1990); (Munanga, 1996, 2005, 2015), Silva (2011); black feminism and African womanism with a maternal-centered approach (hooks, 2017, 2019, 2021), (Collins, 2019); (HudsonWeems, 2021); African epistemologies (Oyěwùmí, 2021), which indicate the need to break with Eurocentrism to value knowledge and recognize alternative knowledge. The main results of the research detect that quilombola teachers began to use the aforementioned Guidelines in their pedagogical practice due to the fact that quilombola schools do not have teaching materials so that Afro-Brazilian and African history and culture are present in the school routine, which leads us to the conclusion that it is necessary to build these materials based on local history itself, which suggests the adoption of a quilombola pedagogy.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-04-07T18:27:09Z No. of bitstreams: 1 ILMA FÁTIMA DE JESUS.pdf: 3732598 bytes, checksum: f10f06fafe49464097c61095e08febb0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-07T18:27:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ILMA FÁTIMA DE JESUS.pdf: 3732598 bytes, checksum: f10f06fafe49464097c61095e08febb0 (MD5) Previous issue date: 2024-07-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Escolar Quilombola;por
dc.subjectQuilombo Piqui da Rampa;por
dc.subjectProfessoras quilombolaspor
dc.subjectQuilombola School Education;eng
dc.subjectQuilombo Piqui da Rampa;eng
dc.subjectQuilombola teacherseng
dc.subject.cnpqAvaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionaispor
dc.titleEDUCAÇÃO NO QUILOMBO PIQUI DA RAMPA, VARGEM GRANDE, MARANHÃO: O olhar das professoras quilombolaspor
dc.title.alternativeEDUCATION IN THE QUILOMBO PIQUI DA RAMPA, VARGEM GRANDE, MARANHÃO: The look of quilombola women teacherseng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ILMA FÁTIMA DE JESUS.pdfTese de Doutorado3,65 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.