Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6064
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SANTOS, Dallila Moraes | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8084244120689075 | por |
dc.contributor.advisor1 | MATOS, Pollianna Galvão Soares de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7198690684341273 | por |
dc.contributor.referee1 | MATOS, Pollianna Galvão Soares de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7198690684341273 | por |
dc.contributor.referee2 | MENEZES, Aline Beckmann | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8107199720875369 | por |
dc.contributor.referee3 | PAOLI, Joanna de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3033580622988669 | por |
dc.contributor.referee4 | ALCÂNTARA, Ramon Luís de Santana | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/1620217203200891 | por |
dc.contributor.referee5 | FERREIRA, Rosinete de Jesus Silva | - |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/5504573709772784 | por |
dc.date.accessioned | 2025-04-07T17:51:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-15 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Dallila Moraes. Vivências de pessoas com deficiência no Ensino Superior no Maranhão. 2024. 161f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6064 | - |
dc.description.resumo | O número de matrículas de pessoas com deficiência (PcD) no Ensino Superior, conforme indicado pelo último Censo Superior da Educação (INEP/2023), foi de 0,8% em comparação ao ano anterior (2022). Analisar vivências acadêmicas sob uma perspectiva histórica, social e cultura implica considerar a individualidade e a diversidade presentes nas relações sociais e as especificidades voltadas ao público das PcD quando atravessam a esse nível de ensino. Os ambientes educacionais, lócus fértil para as interações sociais, têm um papel central na realização dos princípios da Educação Inclusiva, visando construir espaços democráticos e promover diálogos que considerem grupos historicamente marginalizados. O objetivo desta pesquisa foi compreender as vivências desses estudantes na escolarização básica e Ensino Superior a partir de uma análise do processo de escolarização e da instituição de rede de suporte, incluindo o mapeamento das características do acesso e da permanência no Ensino Superior. De natureza qualitativa, esse trabalho está fundamento na epistemologia de Vygotsky, que considera o estudo com fenômenos humanos a partir de uma análise processual, histórica e dinâmica, alicerçando análises críticas sobre o desenvolvimento humano. Entender como a PcD vivência a sua trajetória acadêmica requer considerar como a sociedade organizou seus espaços institucionais historicamente e quais concepções adjacentes por parte das pessoas sem deficiência implicam em desdobramentos que se tornam facilitadores ou não para a formação dessa população. Participaram 15 estudantes com deficiência, deste quantitativo apenas setes estavam de acordo com os critérios da pesquisa e frequentaram pelo menos 50% do seu curso no Ensino Superior. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, tanto presencialmente e como também por meio da plataforma Google Meet, para fornecer maior flexibilidade aos participantes. A pesquisa foi dividida em duas etapas: a aplicação de um questionário sociodemográfico via Google Forms e a elaboração de um memorial reflexivo composto por uma reflexão autorial sobre a trajetória de vida. A seleção dos participantes iniciou-se com a divulgação de um card informativo nas redes sociais, utilizando a técnica de amostragem Snowball, em que o primeiro entrevistado indicava outros com características semelhantes, aplicando a rede de acesso a estudantes PcD. Para a análise dos resultados, foram definidos quatro eixos temáticos: (1) características da instituição educacional na trajetória da escolarização básica; (2) experiências na Educação Básica; (3) vivências na Educação Superior; e (4) desdobramentos das políticas educacionais para acesso e permanência da PcD na Educação Superior. Foram construídas quatro zonas de sentido: (1) inclusão educacional: pilares de relevância no desenvolvimento da aprendizagem; (2) além dos livros: navegando pelos corredores do Ensino Fundamental e revelando a influência do ambiente escolar; (3) a epopeia dos desafios e descobertas da PcD na Educação Superior; e (4) aspectos formais e estruturais relacionados ao acesso e permanência de estudantes com deficiência no Ensino Superior. As informações coletadas indicam que as vivências exercem uma influência direta nos processos de desenvolvimento e de ensino-aprendizagem dos indivíduos. O estudo nos mostrou que o estigma em relação a deficiência persiste, influenciando as interações sociais e dificultando em alguns momentos a construção da identidade do estudante com deficiência e a escassez de recursos e tecnologias assistivas podem também contribuir para as dificuldades enfrentadas pelos alunos. Portanto, é fundamental problematizar as questões sobre a inclusão efetiva e tensionar as Instituições de Ensino Superior a adotar medidas que visem uma plena participação da pessoa com deficiência no processo de ensino-aprendizagem. | por |
dc.description.abstract | The number of enrollments of people with disabilities (PwD) in higher education, as indicated by the last Higher Education Census (INEP/2023), was 0.8% compared to the previous year (2022). Analyzing academic experiences from a historical, social and cultural perspective implies considering the individuality and diversity present in social relationships and the specificities external to the PwD audience when they go through this level of education. Educational environments, fertile locus for social interactions, play a central role in realizing the principles of Inclusive Education, building democratic spaces and promoting dialogues that consider historically marginalized groups. The objective of this research was to understand the experiences of these students in basic schooling and higher education based on an analysis of the schooling process and the support network institution, including mapping the characteristics of access and retention in higher education. Qualitative in nature, this work is based on Vygotsky's epistemology, which considers the study of human characteristics based on a procedural, historical and dynamic analysis, deepening critical analyzes of human development. Understanding how PwD experiences their academic trajectory requires considering how society, its historical specifications and which adjacent conceptions on the part of people without disabilities imply developments that become facilitators or not for the formation of this population. 15 students with disabilities participated, of which only seven met the research criteria and attended at least 50% of their Higher Education course. Semi-structured interviews were carried out, both in person and through the Google Meet platform, to provide greater flexibility to participants. The research was divided into two stages: the application of a sociodemographic questionnaire via Google Forms and the elaboration of a reflective memorial composed of an authorial reflection on the trajectory of life. The selection of participants began with the dissemination of an informative card on social media, using the Snowball sampling technique, in which the first interviewee indicated others with similar characteristics, applying the access network to PwD students. To analyze the results, four thematic axes were defined: (1) characteristics of the educational institution in the trajectory of basic schooling; (2) experiences in basic education; (3) experiences in higher education; and (4) developments in educational policies for access and retention of PwD in higher education. Four zones of meaning were constructed: (1) educational inclusion: pillars of relevance in the development of learning; (2) beyond the books: navigating the corridors of elementary school and revealing the influence of the school environment; (3) the epic challenges and discoveries of PwD in higher education; and (4) formal and structural aspects related to access and retention of students with disabilities in higher education. The information collected indicates that the experiences have a direct influence on the development and teaching-learning processes of individuals. The study showed us that stigma regarding disability persists, influencing social interactions and making it difficult at times to construct the identity of students with disabilities and the scarcity of resources and assistive technologies can also contribute to the difficulties faced by students. Therefore, it is essential to problematize issues about effective inclusion and pressure Higher Education Institutions to adopt measures aimed at full participation of people with disabilities in the teaching-learning process. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2025-04-07T17:51:19Z No. of bitstreams: 1 DALLILA_MORAES.pdf: 1303687 bytes, checksum: 26db7be4318bf8ff6d2d43b8239e59d1 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-07T17:51:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DALLILA_MORAES.pdf: 1303687 bytes, checksum: 26db7be4318bf8ff6d2d43b8239e59d1 (MD5) Previous issue date: 2024-03-15 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCH | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Psicologia escolar; | por |
dc.subject | inclusão; | por |
dc.subject | ensino superior; | por |
dc.subject | school Psychology; | eng |
dc.subject | inclusion; | eng |
dc.subject | university education; | eng |
dc.subject.cnpq | Psicologia | por |
dc.title | Vivências de pessoas com deficiência no Ensino Superior no Maranhão | por |
dc.title.alternative | Experiences of people with disabilities in Higher Education in Maranhão | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DALLILA_MORAES.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,27 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.