Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6061
Tipo do documento: Dissertação
Título: FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES PARA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: Um enfoque nas escolas da rede estadual de São Luís – Polo V
Título(s) alternativo(s): CONTINUING TRAINING OF TEACHERS FOR INCLUSION OF STUDENTS WITH HIGH SKILLS/GIFTEDNESS: A focus on schools in the state network of São Luís – Polo V
Autor: REIS, Raimunda do Socorro Lemos de Matos
Primeiro orientador: ROSA, Kaciana Nascimento da Silveira
Primeiro membro da banca: ROSA, Kaciana Nascimento da Silveira
Segundo membro da banca: ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa
Terceiro membro da banca: RODRIGUES, Sanny Fernanda Nunes
Quarto membro da banca: SILVEIRA, Francisca Morais da
Quinto membro da banca: ARAÚJO, Cristina Cardoso de
Resumo: Esta dissertação investigou a identificação inicial de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no ensino regular, por meio de formações continuadas para docentes, visando elaborar um caderno de orientações pedagógicas. A pesquisa foi realizada no Polo V da rede estadual de ensino de São Luís/MA, em dois Centros de Ensino: Joaquim Gomes de Sousa e Estado do Mato Grosso, envolvendo dois docentes e um estudante do 1º ano do ensino médio por escola. De abordagem qualitativa, exploratória e colaborativa, fundamentou-se em análise bibliográfica, documental, entrevistas semiestruturadas com professores de língua portuguesa e história e questionários aplicados aos estudantes. Oficinas complementaram a coleta de dados, promovendo a familiarização dos docentes com características comportamentais de estudantes com AH/SD. Utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011), com resultados apresentados em quadros, tabelas e fotografias. Identificaram-se desafios como a limitação temporal das formações, insuficiência de informações oficiais e escassez de recursos. Apesar disso, os docentes mostraram-se receptivos às capacitações. A ausência de formação específica para identificar estudantes com AH/SD destacou-se como um obstáculo significativo. O Caderno de Orientações Pedagógicas elaborado visa apoiar práticas inclusivas, contribuindo para o desenvolvimento integral desses estudantes. Concluise que a formação continuada é promissora para melhorar a identificação e o atendimento de estudantes com AH/SD, sendo necessárias políticas educacionais mais estruturadas na educação básica.
Abstract: This dissertation aimed to investigate the initial process of identifying students with high abilities/giftedness (HA/G) in the regular education through continued training for teachers in order to elaborate a Pedagogical Guidelines Notebook to help teachers in the identification of this target audience and how to monitore them. The research was carried out at Pole V that belongs to the state educational system in São Luís/MA and it included two Educational Centers: Joaquim Gomes de Sousa (in Cohab Anil III) and Estado do Mato Grosso (in Forquilha) by involving two teachers and one first-yearhigh school student from each Institution. The research approaches were qualitative, exploratory and collaborative and it was based on a bibliographic and documentary analysis as well as in structured interviews with the Portuguese Language and History teachers and also a semi-structured questionnaire applied to first-year students in high school. Workshops complemented the data collection focusing in the behavioral characteristics of the students with HA/G. The analysis based on Bardin (2011) has revealed obstacles such as limiting of the training, the lack of data from the competent bureau and the scarcity of resources. However, the teachers have demonstrated interest and receptivity in relation to this theme despiste the lack of specific training. As a final resul it was created a Pedagogical Guidelines Notebook which aims the inclusive and efficient pedagogical practices to the development of the potentiality in students with HA/G. These dissertation concludes that the continued training is essential to improve the identification and pedagogical assistance for these students by emphasising the necessity of a more structured educational policy that includes this audience in basic education.
Palavras-chave: Altas Habilidades;
Superdotação;
formação continuada;
identificação; inclusão
High Abilities;
Giftednes;
continuing education;
identification;
inclusion
Área(s) do CNPq: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: REIS, Raimunda do Socorro Lemos de Matos. Formação continuada de docentes para inclusão de estudantes com altas habilidades/superdotação: Um enfoque nas escolas da rede estadual de São Luís – Polo V. 2025. 195 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6061
Data de defesa: 17-Fev-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAIMUNDA DO SOCORRO LEMOS DE MATOS REIS.pdfDissertação de Mestrado14,47 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.