Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6061
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorREIS, Raimunda do Socorro Lemos de Matos-
dc.contributor.advisor1ROSA, Kaciana Nascimento da Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1938411783822467por
dc.contributor.referee1ROSA, Kaciana Nascimento da Silveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1938411783822467por
dc.contributor.referee2ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8327620256183656por
dc.contributor.referee3RODRIGUES, Sanny Fernanda Nunes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5638131664583072por
dc.contributor.referee4SILVEIRA, Francisca Morais da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0012238764045677por
dc.contributor.referee5ARAÚJO, Cristina Cardoso de-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/8448058712642690por
dc.date.accessioned2025-04-07T16:29:31Z-
dc.date.issued2025-02-17-
dc.identifier.citationREIS, Raimunda do Socorro Lemos de Matos. Formação continuada de docentes para inclusão de estudantes com altas habilidades/superdotação: Um enfoque nas escolas da rede estadual de São Luís – Polo V. 2025. 195 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6061-
dc.description.resumoEsta dissertação investigou a identificação inicial de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no ensino regular, por meio de formações continuadas para docentes, visando elaborar um caderno de orientações pedagógicas. A pesquisa foi realizada no Polo V da rede estadual de ensino de São Luís/MA, em dois Centros de Ensino: Joaquim Gomes de Sousa e Estado do Mato Grosso, envolvendo dois docentes e um estudante do 1º ano do ensino médio por escola. De abordagem qualitativa, exploratória e colaborativa, fundamentou-se em análise bibliográfica, documental, entrevistas semiestruturadas com professores de língua portuguesa e história e questionários aplicados aos estudantes. Oficinas complementaram a coleta de dados, promovendo a familiarização dos docentes com características comportamentais de estudantes com AH/SD. Utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011), com resultados apresentados em quadros, tabelas e fotografias. Identificaram-se desafios como a limitação temporal das formações, insuficiência de informações oficiais e escassez de recursos. Apesar disso, os docentes mostraram-se receptivos às capacitações. A ausência de formação específica para identificar estudantes com AH/SD destacou-se como um obstáculo significativo. O Caderno de Orientações Pedagógicas elaborado visa apoiar práticas inclusivas, contribuindo para o desenvolvimento integral desses estudantes. Concluise que a formação continuada é promissora para melhorar a identificação e o atendimento de estudantes com AH/SD, sendo necessárias políticas educacionais mais estruturadas na educação básica.por
dc.description.abstractThis dissertation aimed to investigate the initial process of identifying students with high abilities/giftedness (HA/G) in the regular education through continued training for teachers in order to elaborate a Pedagogical Guidelines Notebook to help teachers in the identification of this target audience and how to monitore them. The research was carried out at Pole V that belongs to the state educational system in São Luís/MA and it included two Educational Centers: Joaquim Gomes de Sousa (in Cohab Anil III) and Estado do Mato Grosso (in Forquilha) by involving two teachers and one first-yearhigh school student from each Institution. The research approaches were qualitative, exploratory and collaborative and it was based on a bibliographic and documentary analysis as well as in structured interviews with the Portuguese Language and History teachers and also a semi-structured questionnaire applied to first-year students in high school. Workshops complemented the data collection focusing in the behavioral characteristics of the students with HA/G. The analysis based on Bardin (2011) has revealed obstacles such as limiting of the training, the lack of data from the competent bureau and the scarcity of resources. However, the teachers have demonstrated interest and receptivity in relation to this theme despiste the lack of specific training. As a final resul it was created a Pedagogical Guidelines Notebook which aims the inclusive and efficient pedagogical practices to the development of the potentiality in students with HA/G. These dissertation concludes that the continued training is essential to improve the identification and pedagogical assistance for these students by emphasising the necessity of a more structured educational policy that includes this audience in basic education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-04-07T16:29:30Z No. of bitstreams: 1 RAIMUNDA DO SOCORRO LEMOS DE MATOS REIS.pdf: 14821666 bytes, checksum: 710d4a07b03336d5751d5bd8e17bc59a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-07T16:29:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RAIMUNDA DO SOCORRO LEMOS DE MATOS REIS.pdf: 14821666 bytes, checksum: 710d4a07b03336d5751d5bd8e17bc59a (MD5) Previous issue date: 2025-02-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAltas Habilidades;por
dc.subjectSuperdotação;por
dc.subjectformação continuada;por
dc.subjectidentificação; inclusãopor
dc.subjectHigh Abilities;eng
dc.subjectGiftednes;eng
dc.subjectcontinuing education;eng
dc.subjectidentification;eng
dc.subjectinclusioneng
dc.subject.cnpqAvaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionaispor
dc.titleFORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES PARA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: Um enfoque nas escolas da rede estadual de São Luís – Polo Vpor
dc.title.alternativeCONTINUING TRAINING OF TEACHERS FOR INCLUSION OF STUDENTS WITH HIGH SKILLS/GIFTEDNESS: A focus on schools in the state network of São Luís – Polo Veng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAIMUNDA DO SOCORRO LEMOS DE MATOS REIS.pdfDissertação de Mestrado14,47 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.