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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6042
Tipo do documento: | Tese |
Título: | “VIRAR PRA MATA DE CODÓ”: Uma etnografia sobre composição e movimento no Terecô |
Título(s) alternativo(s): | “TURNING TO THE CODÓ WOODS”: An ethnography on composition and movement in the Terecô |
Autor: | LIMA, Conceição de Maria Teixeira ![]() |
Primeiro orientador: | AHLERT, Martina |
Primeiro membro da banca: | AHLERT, Martina |
Segundo membro da banca: | RABELO, Miriam |
Terceiro membro da banca: | ANJOS, José Carlos Gomes dos |
Quarto membro da banca: | BARBOSA NETO, Edgar Barbosa |
Quinto membro da banca: | SANTANA JUNIOR, Humberto Manoel de |
Resumo: | Este trabalho é uma etnografia sobre composição e movimentos em uma religião de matriz africana, o terecô de Codó (Maranhão). A partir de uma categoria êmica nomeada como virada a tese analisa questões relacionadas à ontologias, interações e variações junto às pessoas e aos encantados que fazem terecô. As discussões emergem da convivência com terecozeiros de seis tendas localizadas na cidade de Codó: a Tenda Espírita de Umbanda Santa Helena, da mãe de santo Luizinha; a Tenda Espírita de Umbanda São Cipriano, do pai de santo Café; a Tenda Espírita de Umbanda São Domingos, do pai de santo Raimundinho Pombo Roxo; a Tenda Espírita de Umbanda Nossa Senhora da Conceição, da mãe de santo Terezinha; a Casa de Xangô e Oxalá, da mãe de santo Beata e a Tenda São Francisco e São Sebastião, do pai de santo Antônio Filho. Na relação com esses espaços, a pesquisa enfatiza os modos como os seres são constituídos a partir de historicidades e trajetórias particulares, assim como por meio das experiências de cruzamentos. Deste modo, sugere que assim como as relações não estão dadas, e os seres também não estão. A partir das correntes, vias de força pelas quais os terecozeiros realizam trabalhos espirituais, a tese demonstra como diferentes elementos (animais, plantas, lugares, objetos e seres) são pensados e mobilizados em conexão. As correntes também suscitam constantes variações por meio das viradas, movimento que altera o modo de presença e força dos encantados. O saber-fazer presente no terecô põe em relevo as interações que essa prática religiosa tem com outras religiões de matriz africana, indicando, assim, uma pragmática não monolítica. A proposta é pensar seres, relações, saberes e práticas orientadas por uma perspectiva de mundo assentada na experiência da virada. |
Abstract: | This work is an ethnography of composition and movement in an African religion, the terecô of Codó (Maranhão). Based on an emic category called virada, the thesis analyzes issues related to ontology, interaction and alterity with the people and the enchanted ones who make terecô. The discussions emerge from living with terecozeiros from six tents located in the city of Codó: the Tenda Espírita de Umbanda Santa Helena, of the mother of saint Luizinha; the Tenda Espírita de Umbanda São Cipriano, of the father of saint Café; the Tenda Espírita de Umbanda São Domingos, of the father of saint Raimundinho Pombo Roxo; the Tenda Espírita de Umbanda Nossa Senhora da Conceição, owned by the saint's mother Terezinha; the Casa de Xangô e Oxalá, owned by the saint's mother Beata; and the Tenda São Francisco e São Sebastião, owned by the saint's father Antônio Filho. In the relationship with these spaces, the research emphasizes the ways in which beings are constituted from particular histories and trajectories, as well as through experiences of crossing. In this way, it suggests that just as relationships are not given, neither are beings. Based on the currents, routes of force through which the terecozeiros carry out spiritual work, the thesis demonstrates how different elements (animals, plants, places, objects and beings) are thought of in connection. The currents also give rise to constant variations by means of turns, a movement that alters the enchanted's mode of presence and force. The know-how present in terecô highlights the interactions that this religious practice has with other religions of African origin, thus indicating a non-monolithic pragmatics. The proposal is to think about beings, relationships, knowledge and practices guided by a world perspective based on the experience of the turning point. |
Palavras-chave: | Terecô; Virada; Composição; Percursos Terecô; Turning; Composition; Routes |
Área(s) do CNPq: | Antropologia das Populações Afro-Brasileiras |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/CCH |
Citação: | LIMA, Conceição de Maria Teixeira. “Virar pra mata de Codó”: Uma etnografia sobre composição e movimento no terecô. 2024. 215 f. Tese( Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6042 |
Data de defesa: | 31-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CONCEIÇÃO DE MARIA TEIXEIRA LIMA.pdf | Tese de Doutorado | 4,42 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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