Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6037
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SILVA, Fernanda Brito da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4917948648113166 | por |
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Maria Consuelo Alves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2614947342824264 | por |
dc.contributor.referee1 | LIMA, Maria Consuelo Alves | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2614947342824264 | por |
dc.contributor.referee2 | OLIVEIRA, Irlane Maia de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3156688483798707 | por |
dc.contributor.referee3 | SOUSA, Carlos Erick Brito de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6039452387227749 | por |
dc.date.accessioned | 2025-03-28T12:09:58Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Fernanda Brito da. Abelhas sem ferrão como temática para o ensino de ciências no ensino fundamental. 2024. 90 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6037 | - |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo analisar concepções de estudantes do Ensino Fundamental sobre o papel das abelhas sem ferrão e suas relações com o ser humano e a natureza. Para alçar esse objetivo, buscou-se: identificar possíveis fatores influentes na construção das representações sociais sobre as abelhas sem ferrão; elaborar e aplicar uma Unidade de Ensino (UE) com a temática abelhas sem ferrão; e, analisar produções textuais elaboradas pelos estudantes, participantes da UE. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes do sexto ano do Colégio Universitário, uma escola vinculada à Universidade Federal do Maranhão, situado no Campus de São Luís. Os instrumentos de coleta de dados foram: bibliotecas, bases de dados e portais de periódicos científicos disponíveis na internet – para pesquisas bibliográficas; um questionário aplicado no início da aplicação da UE – para obter conhecimentos prévios dos estudantes; e, produções textuais elaboradas pelos participantes da pesquisa – para se conhecer as contribuições da UE e as percepções dos estudantes sobre a temática. As respostas ao questionário prévio foram analisadas com base em pesquisas disponíveis na literatura, enquanto as produções textuais dos estudantes foram avaliadas com base na Análise Textual Discursiva. O uso da internet como meio mais usado pelos estudantes para acessar informação sobre as abelhas sem ferrão evidencia a importância da cultura digital, na sociedade atual, e a necessidade de sua inserção na educação básica. Identificou-se que poucos estudantes tinham conhecimento sobre estas abelhas, tanto com relação à sua importância para a sociedade como sobre as características morfológicas e comportamentais. Os resultados da UE, como o entendimento dos estudantes sobre as características das abelhas sem ferrão e sua relevância para o meio ambiente, mostram a importância do conhecimento da temática “abelhas” e da necessidade desta estar presente na educação básica para contribuir na formação de cidadãos a fim de que respeitem e conservem as abelhas, bem como compreendam o importante papel delas na segurança alimentar nacional e internacional e da relação dos povos indígenas com estes insetos e a natureza. | por |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo analisar concepções de estudantes do Ensino Fundamental sobre o papel das abelhas sem ferrão e suas relações com o ser humano e a natureza. Para alçar esse objetivo, buscou-se: identificar possíveis fatores influentes na construção das representações sociais sobre as abelhas sem ferrão; elaborar e aplicar uma Unidade de Ensino (UE) com a temática abelhas sem ferrão; e, analisar produções textuais elaboradas pelos estudantes, participantes da UE. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes do sexto ano do Colégio Universitário, uma escola vinculada à Universidade Federal do Maranhão, situado no Campus de São Luís. Os instrumentos de coleta de dados foram: bibliotecas, bases de dados e portais de periódicos científicos disponíveis na internet – para pesquisas bibliográficas; um questionário aplicado no início da aplicação da UE – para obter conhecimentos prévios dos estudantes; e, produções textuais elaboradas pelos participantes da pesquisa – para se conhecer as contribuições da UE e as percepções dos estudantes sobre a temática. As respostas ao questionário prévio foram analisadas com base em pesquisas disponíveis na literatura, enquanto as produções textuais dos estudantes foram avaliadas com base na Análise Textual Discursiva. O uso da internet como meio mais usado pelos estudantes para acessar informação sobre as abelhas sem ferrão evidencia a importância da cultura digital, na sociedade atual, e a necessidade de sua inserção na educação básica. Identificou-se que poucos estudantes tinham conhecimento sobre estas abelhas, tanto com relação à sua importância para a sociedade como sobre as características morfológicas e comportamentais. Os resultados da UE, como o entendimento dos estudantes sobre as características das abelhas sem ferrão e sua relevância para o meio ambiente, mostram a importância do conhecimento da temática “abelhas” e da necessidade desta estar presente na educação básica para contribuir na formação de cidadãos a fim de que respeitem e conservem as abelhas, bem como compreendam o importante papel delas na segurança alimentar nacional e internacional e da relação dos povos indígenas com estes insetos e a natureza. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-03-28T12:09:58Z No. of bitstreams: 1 FERNANDA BRITO DA SILVA.pdf: 1544798 bytes, checksum: 3d1de47601f395d7441a46f860904e73 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-28T12:09:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FERNANDA BRITO DA SILVA.pdf: 1544798 bytes, checksum: 3d1de47601f395d7441a46f860904e73 (MD5) Previous issue date: 2024-12-30 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Abelhas sem Ferrão; | por |
dc.subject | Ensino de Ciências; | por |
dc.subject | Unidade de Ensino; | por |
dc.subject | Ensino Fundamental | por |
dc.subject | Stingless Bees; . | eng |
dc.subject | Science Teaching; | eng |
dc.subject | Teaching Unit; | eng |
dc.subject | Elementary Education | eng |
dc.subject.cnpq | Métodos e Técnicas de Ensino | por |
dc.title | ABELHAS SEM FERRÃO COMO TEMÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL | por |
dc.title.alternative | STINGLESS BEES AS A THEME FOR TEACHING SCIENCE IN ELEMENTARY EDUCATION | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FERNANDA BRITO DA SILVA.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,51 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.