Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6025
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MARINHO, Raimunda Ramos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9693569989186305 | por |
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Lucinete Marques | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0018671506508933 | por |
dc.contributor.referee1 | CRUZ, Mônica da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8916571577411585 | por |
dc.contributor.referee2 | BIANCHINI, Angelo Rodrigo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3543855549540163 | por |
dc.contributor.referee3 | ARAÚJO, Raimundo Dutra | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1049971743932292 | por |
dc.contributor.referee4 | DUBLANTE, Carlos André Sousa | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/2269364248833833 | por |
dc.contributor.referee5 | LIMA, Lucinete Marques | - |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/0018671506508933 | por |
dc.date.accessioned | 2025-03-25T14:12:24Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-27 | - |
dc.identifier.citation | MARINHO, Raimunda Ramos. Práticas discursivas e governamentalidade: uma análise da implementação do programa nacional de formação de professores da educação básica na Universidade Federal do Maranhão. 2024. 176 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6025 | - |
dc.description.resumo | Esta tese tem como objeto a análise do processo de implementação do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica na UFMA e as práticas discursivas em contextos dimensionais sob a influência do discurso neoliberal na educação. A pesquisa está inserida na linha de pesquisa História e Política Educacional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como parte do requisito de doutorado. Define-se como objetivo geral analisar o movimento de governamentalidade na implementação do Programa PARFOR na UFMA, aventado pelas práticas discursivas nos contextos da Política Pública mediante a participação dos Gestores de Médio Escalão. Adota-se como caminho teórico-metodológico as ferramentas teórico-analíticas de Michel Foucault: poder-saber e governamento biopolítico, com o fito de compreender práticas discursivas em contextos dimensionais da política à luz de Michel Foucault e o Ciclo de Políticas (Policy Cycle Approach, de Stephen J. Ball) a partir da Análise do Discurso. O corpus empírico foi reunido por intermédio de pesquisa documental, bibliográfica e de entrevista narrativa com participantes da trajetória do PARFOR, cujo objetivo, convém salientar, é uma pesquisa com os Gestores de Médio Escalão (GMEs), não sobre eles. O aporte teórico tem como base autores como Abrucio (1997, 2000); Afonso (1999, 2001); Arretche,1999; Azevedo, 2004; Ball, Maguire, Braun, 2021; Ball e Mainardes,2024; Barroso, 2006; Dardot e Laval, 2016; Dye, 2010; Frey, 2000; Foucault 2008, 2014; Gadelha, 2009; Melo, 1999; Milani, 2008; Veiga-Neto, 2013, 2017; Weber, 1974. Evidenciou-se que a governamentalidade no Programa PARFOR é pautada em dispositivos universais, os quais se manifestam como poder normativo e poder regulamentar, programados para normalizar a gestão da política. Por outro lado, neste contexto de pretensa descentralização política de não legitimação por meio de apelos jurídicos e normativos, o poder se dissipa institucionalmente, o que possibilita a alguns GMEs determinado grau de autonomia, hierarquicamente, no processo de recontextualização da política. Neste, foram examinados pontos relevantes que demonstram iniciativas de gestão proativa, cujos resultados salientam liderança e proximidade do governante localizado em nível central no perfil desse sujeito, conferindo-lhe, de modo proporcional, maior ou menor acessibilidade ao poder. Concluímos que, na pesquisa, ainda que examinados pontos relevantes que demonstram iniciativas de uma gestão proativa, é um modelo de governabilidade fundado em métodos de controle interno e de prestação de contas, o qual dificulta o exercício de participação e de autonomia dos GMEs, e inibe a elaboração de um perfil de gestor com engajamento criativo. No âmbito institucional, se patenteou que as normas exercem o controle biopolítico para o funcionamento técnico-operativo do Programa PARFOR na UFMA. Desta feita, há subjetivação dos sujeitos, a exemplo da pouca participação política dos gestores de linha de frente nas diversas relações vivenciadas por estes indivíduos, em baixo, distante das esferas estatais e com a sobrecarga burocrática voltada para o cumprimento de metas, o que refreia o engajamento criativo dos GMEs na gestão do Programa. | por |
dc.description.abstract | The purpose of this thesis is to analyze the process of implementing the National Basic Education Teacher Training Program at UFMA and the discursive practices in dimensional contexts under the influence of neoliberal discourse in education. The research is part of the History and Educational Policy research line of the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Maranhão (UFMA), as part of the doctoral requirement. The general objective is to analyze the movement of governmentality in the implementation of the PARFOR Program at UFMA, as suggested by the discursive practices in the contexts of Public Policy through the participation of Mid-Level Managers. The theoretical-methodological approach adopted is based on Michel Foucault's theoretical-analytical tools: power knowledge and biopolitical governmentality, with the aim of understanding discursive practices in the dimensional contexts of politics in the light of Michel Foucault, and Stephen J. Ball's Policy Cycle Approach, based on Discourse Analysis. The empirical corpus was gathered by means of documentary and bibliographical research and narrative interviews with participants in the PARFOR program, the aim of which, it should be emphasized, is to do research with, not on, Middle Managers. The theoretical framework is based on authors such as Abrucio (1997, 2000); Afonso (1999, 2001); Arretche,1999; Azevedo, 2004; Ball, Maguire, Braun, 2021; Ball and Mainardes,2024; Barroso, 2006; Dardot and Laval, 2016; Dye Barroso, 2006; Dardot and Laval, 2016; Dye, 2010; Frey, 2000; Foucault 2008, 2014; Gadelha, 2009; Melo, 1999; Milani, 2008; Veiga-Neto, 2013, 2017; Weber, 1974. It was evident that the governmentality of the PARFOR Program is based on universal devices, which manifest themselves as normative power and regulatory power, programmed to normalize the management of the policy. On the other hand, in this context of supposed political decentralization that is not legitimized through legal and normative appeals, power is dissipated institutionally, which allows some GMEs a certain degree of autonomy, hierarchically, in the process of recontextualizing the policy. In this study, we examined relevant points that demonstrate proactive management initiatives, the results of which highlight the leadership and proximity of the ruler located at central level in the profile of this subject, giving them, in proportion, greater or lesser accessibility to power. We conclude that, although the research examined relevant points that demonstrate proactive management initiatives, it is a governance model based on methods of internal control and accountability, which makes it difficult for GMEs to exercise participation and autonomy, and inhibits the development of a manager profile with creative engagement. At the institutional level, it became clear that the rules exercise biopolitical control over the technical and operational functioning of the PARFOR Program at UFMA. In . In this way, there is a subjectivization of the subjects, such as the little political participation of the frontline managers in the various relationships experienced by these individuals, at the bottom, far from the state spheres and with the bureaucratic overload focused on meeting targets, which curbs the creative engagement of the GMEs in the management of the Program. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2025-03-25T14:12:24Z No. of bitstreams: 1 Raimunda_RAMOS_Marinho.pdf: 2805245 bytes, checksum: 74c50123b60734e25afb2a1fb2633473 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-25T14:12:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Raimunda_RAMOS_Marinho.pdf: 2805245 bytes, checksum: 74c50123b60734e25afb2a1fb2633473 (MD5) Previous issue date: 2024-12-27 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | governamentalidade; | por |
dc.subject | giscurso; | por |
dc.subject | biopoder; | por |
dc.subject | ciclo de Política; | por |
dc.subject | PARFOR; | por |
dc.subject | governmentality; | eng |
dc.subject | speech; | eng |
dc.subject | implementation; | eng |
dc.subject | policy cycle; | eng |
dc.subject | PARFOR. | eng |
dc.subject.cnpq | Política Educacional | por |
dc.title | Práticas discursivas e governamentalidade: uma análise da implementação do programa nacional de formação de professores da educação básica na Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.title.alternative | Discursive and governmental practices: an analysis of the implementation of the national program for training basic education teachers at the Federal University of Maranhão | eng |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Raimunda_RAMOS_Marinho.pdf | Tese de Doutorado | 2,74 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.