Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6021
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A gamificação no ensino de biologia: uma proposta didático pedagógica no Centro Educa Mais Maria Mônica Vale |
Título(s) alternativo(s): | Gamification in biology teaching: a didactic-pedagogical proposal at the Maria Mônica Vale Educa Mais Center |
Autor: | TEIXEIRA, Aglaenne Reis Lima ![]() |
Primeiro orientador: | VALLE, Mariana Guelero do |
Primeiro membro da banca: | VALLE, Mariana Guelero do |
Segundo membro da banca: | MARQUES, Clara Virginia Vieira Carvalho Oliveira |
Terceiro membro da banca: | RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes |
Quarto membro da banca: | BOTTENTUIT JÚNIOR, João Batista |
Quinto membro da banca: | SILVA, Jackson Ronie Sá da |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi compreender a gamificação no ensino de Biologia, com a perspectiva de construir um Caderno de Orientações Pedagógicas para a gamificação no ensino de Biologia, buscando contribuir com a prática pedagógica no contexto do Ensino Médio. Como bases teóricas, utilizamos dos pressupostos de Kapp (2012), Blair e Mesch (2014), Martins e Giraffa (2018) e Krasilchik (2019). A estratégia metodológica escolhida foi a pesquisa qualitativa aplicada em que empregamos o tipo estudo de caso, com local de pesquisa o Centro Educa Mais Maria Mônica Valle e participação de três professores de Biologia que lecionam nas três séries do Ensino Médio. Para a análise dos dados coletados foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin (2021). Logo, para a coleta de dados, fez-se a observação do local de pesquisa seguido da aplicação do questionário diagnóstico com os participantes. Como resultado, observamos que o local de pesquisa possui estrutura física e operacional, é considerada privilegiada e que atende um numeroso público de estudante. Bem como, foi possível observar que os participantes têm a internet e os livros como fonte de pesquisa, que já utilizaram jogos como recurso didático e que relacionam aplicação de jogos com entretenimento e motivação. Além disso, o tema Botânica foi apontado como demanda para utilização de outras metodologias para melhor compreensão dos alunos. A partir dessas informações, realizamos uma oficina de práticas gamificadas para o ensino de Biologia em que foi apresentado os conceitos principais, além de elaborar e aplicar aulas gamificadas em algumas turmas do Ensino Médio. Após isso, foi feito as entrevista semiestruturada com os professores participantes que avaliaram positivamente a metodologia da gamificação, pontuando o engajamento dos alunos durante as aulas gamificadas. No entanto, expressaram dificuldades para aplicação da gamificação como, pouco tempo para planejar, estrutura física e material da escola. Dessa forma, constatou-se que o presente estudo contribuiu para o Ensino de Biologia neste centro de ensino, ao auxiliar os professores a repensarem novas práticas de ensino por meio da metodologia da gamificação. A partir disso, foi elaborado um caderno de orientações pedagógicas que contém conteúdo teórico, bem como, metodológico que servirá de material auxiliar para o desenvolvimento de práticas pedagógicas para outros professores. |
Abstract: | This work aimed to investigate gamification in biology education with the perspective of creating a pedagogical guideline notebook for gamification in biology education to contribute to pedagogical practice in the context of high school. As a theoretical basis, the assumptions of Kapp (2012), Blair and Mesch (2014), Martins and Giraffa (2018), and Krasilchik (2019) were used. The chosen methodological strategy was applied qualitative research, specifically a case study, with the research site being the Educa Mais Maria Mônica Valle Center and the participation of three biology teachers who teach in the three grades of high school. To analyze the collected data, Bardin's content analysis (2021) was used. Therefore, data collection started with the observation of the research site, followed by the application of a diagnostic questionnaire to the participants. As a result, we observed that the research site has a physical and operational structure that is considered privileged and serves a large audience of students. Furthermore, it was observed that the participants use the internet and books as sources of research, have previously used games as a teaching tool, and associate the use of games with entertainment and motivation. Additionally, the topic of botany was highlighted as needing alternative methods for better student understanding. Based on this information, we held a workshop on gamified practices for teaching biology, which allowed us to discuss the main concepts and develop and implement gamified lessons in some high school classes. Afterward, we conducted a semi-structured interview with the participating teachers in which they positively evaluated the gamification methodology, noting the students' engagement during the gamified classes. However, they expressed difficulties in applying gamification, such as limited time for planning, and the school's physical and material infrastructure. In this way, it was found that the present study contributed to Biology teaching in this educational center by helping teachers rethink new teaching practices through the gamification methodology. Based on this, a pedagogical guidebook was developed, containing both theoretical and methodological content, which will serve as auxiliary material for the development of pedagogical practices for other teachers. |
Palavras-chave: | gamificação; ensino de Biologia; professores; gamification; Biology teaching; teacher. |
Área(s) do CNPq: | Ensino-aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Citação: | TEIXEIRA, Aglaenne Reis Lima. A gamificação no ensino de biologia: uma proposta didático pedagógica no Centro Educa Mais Maria Mônica Vale. 2024.255 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão e Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6021 |
Data de defesa: | 20-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aglaenne_Reis_Lima_Teixeira.pdf | Dissertação de Mestrado | 19,39 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.