Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6017
Tipo do documento: Dissertação
Título: AVALIAÇÃO DO TREINO DE HABILIDADES COMPORTAMENTAIS PARA O ENSINO DE REPERTÓRIOS POR PARTE DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
Título(s) alternativo(s): EVALUATION OF BEHAVIORAL SKILLS TRAINING FOR REPERTOIRE TEACHING BY PEDAGOGY STUDENTS
Autor: GUIMARÃES, Larissa Ferreira 
Primeiro orientador: MATOS, Daniel Carvalho de
Primeiro membro da banca: MATOS, Daniel Carvalho
Segundo membro da banca: MESQUITA, Alex Andrade
Terceiro membro da banca: ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa
Quarto membro da banca: MATOS, Pollianna Galvão Soares de
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno global do desenvolvimento com prejuízos na comunicação e linguagem. A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) visa intervenções para o desenvolvimento de repertórios importantes. Um pacote de treinamento chamado Behavioral Skills Training (BST) pode ser importante na capacitação de universitários e profissionais interessados em implementar intervenções baseadas em ABA para aprendizes com TEA. Esta pesquisa buscou, no primeiro experimento, avaliar a eficácia do BST sobre a capacitação de duas universitárias de pedagogia para o ensino preciso de repertórios não verbais e verbais básicos para uma experimentadora (simulando comportamentos de criança com TEA) e para crianças com TEA (em sonda de generalização pós-treino). No segundo experimento, o mesmo tipo de investigação foi conduzido envolvendo duas outras universitárias de pedagogia, mas elas foram capacitadas no ensino preciso de repertórios de recontagem narrativa de histórias e responder perguntas de compreensão sobre as histórias. Como resultado, em ambos os experimentos, todas as participantes demonstraram desempenho mais preciso (comportamentos/componentes de tentativas discretas emitidos corretamente) no ensino de repertórios para uma experimentadora em comparação com níveis de linha de base. Houve demonstração de uma relação funcional, a partir de um delineamento de linha de base múltipla não concorrente entre participantes. Em ambas as investigações, houve generalização do ensino preciso para crianças com TEA reais. Todas as participantes avaliaram positivamente sua capacitação, recomendando o processo para outros interessados. Houve manutenção do ensino preciso por todas, duas semanas após o treino BST. Limitações foram discutidas, assim como possíveis encaminhamentos para pesquisas futuras.
Abstract: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a developmental disorder that comes with language and communication deficits. Applied Behavior Analysis (ABA) seeks, through interventions, to increase significant skills. A training package called Behavioral Skills Training (BST) might be important to enable academic students and professionals aiming to implement ABA based interventions onto learners with ASD. The present research intended to, in its first experiment, evaluate the BST efficiency surrounding the training of two Pedagogy academic students in the precise teaching of verbal and nonverbal basic skills to a experimentalist (simulating behavior of a ASD child) and for ASD children (during post training generalization investigation). In the second experiment, the same type of investigation was conducted involving two other Pedagogy academic students, but the last two of them were trained in to the precise teaching of skills of retelling stories and answering comprehension questions about the stories. As a result, in both experiments, all the participants showed more accurate performance (behaviors/component of discreet attempts correctly issued) in the teaching of skills to a experimentalist compared to the line base levels. Functional relationship, from the multiple line base non concurrent were displayed between participants. In both investigations, occurred generalization of the precise teaching for real ASD children. All the participants evaluated positively their training, recommending the process to other interested. They all maintained the precise teaching two weeks after the BST training. Limitations were discussed as well as further researches possible recommendations.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista;
Análise do Comportamento Aplicada;
Behavioral Skills Training;
Repertórios Básicos;
Recontagem Narrativa
Autism Spectrum Disorder;
Applied Behavior Analysis;
Behavioral Skills Training;
Basic Skills;
Retelling Stories
Área(s) do CNPq: Desenvolvimento Social e da Personalidade
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCH
Citação: GUIMARÃES, Larissa Ferreira. Avaliação do treino de habilidades comportamentais para o ensino de repertórios por parte de estudantes de Pedagogia. 2024. 91 f. Dissertação( Programa de pós-graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6017
Data de defesa: 18-Abr-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARISSA FERREIRA GUIMARÃES.pdfDissertação de Mestrado1,35 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.