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Tipo do documento: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE: Avaliação da Saúde Bucal em Escolares de uma Comunidade do Município de São Luís – MA
Título(s) alternativo(s): EDUCATION AND HEALTH PROMOTION: Assessment of Oral Health in Schoolchildren in a Community in the Municipality of São Luís – MA
Autor: VIANA, Maria Wilma Lacerda 
Primeiro orientador: BARBOSA, Maria do Carmo Lacerda
Primeiro coorientador: PEREIRA, Erika Martins
Primeiro membro da banca: BARBOSA, Maria do Carmo Lacerda
Segundo membro da banca: PEREIRA, Erika Martins
Terceiro membro da banca: CALVET, Clélea de Oliveira
Quarto membro da banca: OLIVEIRA, Márcio Moysés de
Quinto membro da banca: COUTINHO, Nair Portela Silva
Resumo: Introdução: Apesar dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, a integralidade das ações na Atenção Primária ainda carece de investimentos, sobretudo no que se relaciona à saúde bucal da população de maior vulnerabilidade social. A cárie, uma das doenças crônicas mais prevalentes no mundo, afeta indivíduos de todas as idades e é responsável pela perda precoce dos dentes, consequentemente gerando prejuízos à saúde física e mental, pois afeta o estado nutricional, a autoestima e predispõe a infecções sistêmicas. Objetivos: Avaliar as condições de saúde bucal em escolares de uma instituição do município de São Luís - Maranhão e promover ações educativas. Metodologia: Pesquisa do tipo quantitativa e qualitativa avaliando a saúde bucal de escolares regularmente matriculados em uma unidade escolar do município de São Luís - MA. Na pesquisa quantitativa, a amostra foi aleatória simples de reposição, estimando-se duzentos e setenta alunos a partir da qual se obteve a população de conveniência para a análise qualitativa. Resultados: O estudo mostrou que os escolares apresentaram condições de higiene oral precárias e que as medidas educativas aplicadas não foram suficientes para reverter a condição encontrada na avaliação inicial. Os pais/responsáveis ressentem-se da ausência de atenção à saúde bucal na escola e acreditam que o acesso aos serviços do SUS é difícil, enquanto na iniciativa privada o custo é elevado. Conclusão: Conclui-se que a técnica de escovação, apesar de compreendida, não foi incorporada no cotidiano dos escolares por se tratar de uma população sem acesso à saúde bucal, sem programas educacionais na rotina escolar e que, portanto, necessita da implementação das políticas de saúde bucal previstas no SUS, com ações permanentes capazes de induzir a incorporação da prática da higiene oral na rotina dos escolares.
Abstract: Introduction: Despite the principle of integrality of the Unified Health System of Brazil, Primary Care still lacks financial investment, especially in relation to the oral health of the vulnerable population. Caries, one of the most prevalent chronic diseases in the world, affects individuals of all ages and is responsible for the early loss of teeth, which leads to physical and mental damage as it affects nutritional status, raises low self-esteem and predisposes the individual to systemic infections. Objectives: To evaluate the oral health conditions of schoolchildren of one institution in the city of São Luís - Maranhão, Brazil and to promote educational actions. Methodology: The study was developed as a quantitative and qualitative research on the oral health of schoolchildren regularly enrolled in a school unit in the city of São Luís - MA. The quantitative research was a simple random sample from an estimated two hundred and seventy students, from which the convenience group for the qualitative analysis was obtained. Results: The study showed that the students had poor oral hygiene conditions and that the educational measures applied were not sufficient to reverse the condition found in the initial evaluation. Parents/guardians resent the lack of oral health care at school, the difficulty to access the public service and the high costs of the private sector. Conclusion: It is concluded that the tooth brushing technique, although understood by the individuals, was not incorporated into the daily lives of the students because they represent a population without access to oral health care and without educational programs at the school., Therefore, it is needed the implementation of oral health policies provided by the public system with permanent actions capable of inducing the incorporation of oral hygiene practices into the students' routine.
Palavras-chave: Sistema Único de Saúde;
Educação em Saúde;
Promoção da Saúde;
Saúde Bucal;
Escolares
Unified Health System;
Health Education;
Health Promotion;
Oral Health;
Schoolchildren
Área(s) do CNPq: Saúde Publica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE MEDICINA I/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE EM SAÚDE DA FAMÍLIA/CCBS
Citação: VIANA, Maria Wilma Lacerda. Educação e promoção da saúde: Avaliação da Saúde Bucal em Escolares de uma Comunidade do Município de São Luís – MA. 2024. 82 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede em Saúde da Família/CCBS) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6013
Data de defesa: 10-Dez-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES DE MESTRADO - PROGRAMA EM REDE EM SAÚDE DA FAMILIA

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