Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/599
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMACHADO, Raimunda Nonata da Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5162649800057919por
dc.contributor.advisor1SOUSA, Sandra Maria Nascimentopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7413827589603410por
dc.date.accessioned2016-08-17T18:02:00Z-
dc.date.available2009-11-03pt_BR
dc.date.issued2008-05-21pt_BR
dc.identifier.citationMACHADO, Raimunda Nonata da Silva. MULHER NEGRA: Ressignificando o discurso no espaço escolar. 2008. 124 f. Dissertação (Mestrado em SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/599-
dc.description.resumoAnalisa a construção dos significados de gênero e raça nas Atividades Escolares Coletivas da Unidade de Educação Básica João do Vale . Examina algumas especificidades dos significados de gênero e raça que os sujeitos escolares utilizam para engendrar experiências e entender como estão agindo nesse espaço e construindo sua realidade social por meio da linguagem. Faz o mapeamento dos ditos sobre as questões de gênero e raça através de fontes iconográficas, entrevistas abertas e observação das atividades escolares coletivas. Discute as categorias raça, gênero e escola, articulando as reflexões acerca do construcionismo social, da lógica do discurso, das relações de poder e da afirmação de identidades no jogo da diferença. Intenciona demonstrar a construção social da realidade através do discurso, examinando a maneira como estes podem ser considerados fenômenos construtivos capazes de moldar as identidades e práticas dos sujeitos, num sentido ainda performativo, cuja prática discursiva produz efeito com aquilo que enuncia. Questiona sistemas de significação, a partir do processo de atribuição de sentidos com que os sujeitos representam a realidade ao mesmo tempo em que são por ela representados. Não teve preocupação em apontar os limites da abordagem em torno do discurso, mas toda a inquietação foi impulsionada pelo desejo de compreender como os sujeitos significam e são significados na realidade social, fazendo uso da linguagem verbal e não-verbal.por
dc.description.abstractIt analyses the construction of the meanings of type and race in the School Collective Activities of the Unidade de Educação Básica João do Vale . It examines some especifics of the meanings of type and race that the school subjects use to change experiences and understand as they are acting in this space and building their social reality through the language. It makes a map of the sayings on the questions of type and race through fountains symbolic, open interviews and observation of the school collective activities. It discusses the categories race, type and school, articulating the reflections about the social constructionism, the logic of the speech, of the relations of power and of the affirmation of identities in the play of the difference. It intends to demonstrate the social construction of the reality through the speech, examining the way like these phenomena can be considered constructive able to mould the identities and practices of the subjects, in a sense still performative, whose discursive practice produces effect with that it expresses. It questions systems of signification, from the process of attribution of senses with which the subjects represent the reality at the same time which they are for her represented. It had no preoccupation in pointing to the limits of the approach around the speech, but the whole concern was driven by the wish of understanding how the subjects mean and they are meant in social fact, making use of the verbal and non-verbal language.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T18:02:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RAIMUNDA NONATA DA SILVA MACHADO.pdf: 1968149 bytes, checksum: 9c45c1058b25855f8129d11853377e7f (MD5) Previous issue date: 2008-05-21eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentSOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectgêneropor
dc.subjectraçapor
dc.subjectescolapor
dc.subjectdiscursopor
dc.subjectconstrução de significadospor
dc.subjectType-Raceeng
dc.subjectSchool-Speecheng
dc.subjectSchooll-construction of meaningseng
dc.subjectBlack womaneng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS; EDUCACAO; FUNDAMENTOS DA EDUCACAO; ANTROPOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleMULHER NEGRA: Ressignificando o discurso no espaço escolarpor
dc.title.alternativeBLACK WOMEN: Giving new meaning to the speech at schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS-PPGCSoc

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RAIMUNDA NONATA DA SILVA MACHADO.pdf1,92 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.