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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5990
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Acesso permitido: modelo de implementação da audiodescrição fílmica na Cinemateca Virtual Guarnicê para pessoas com deficiência visual |
Título(s) alternativo(s): | Access allowed: implementation model of film audio description at the Guarnicê Virtual Cinematheque for people with visual impairments |
Autor: | SILVA, Saulo Simões da ![]() |
Primeiro orientador: | SILVA, Inez Maria Leite da |
Primeiro membro da banca: | SILVA, Inez Maria Leite da |
Segundo membro da banca: | MAIA, Ivana Márcia Oliveira |
Terceiro membro da banca: | CAMPOS, Lívia Flávia de Albuquerque |
Quarto membro da banca: | LOBO, Juliana Campos |
Resumo: | O acesso igualitário e equitativo à cultura, à educação e a todas as esferas da vida é um direito humano básico e essencial, fundamental na formação do indivíduo, independentemente de suas habilidades ou limitações. Neste estudo exploratório, qualitativo e de natureza aplicada, propomos um modelo de implementação da audiodescrição (AD) de filmes na “Cinemateca Virtual Guarnicê”, orientado pelas abordagens do Design Inclusivo (DI) e Design Centrado no Humano (DCH), para viabilizar a inserção deste recurso assistivo, tornando esse acervo mais acessível e inclusivo para pessoas com deficiência visual: cegos ou com baixa visão. As etapas do método Design Science (DS) estruturaram a trajetória metodológica desta pesquisa, contemplando: (1) Compreensão do Problema, (2) Geração de Alternativas, (3) Desenvolvimento e (4) Avaliação. A coleta de informações iniciou com a pesquisa documental em fontes primárias, concomitantemente à Revisão Narrativa de Literatura (RNL), no intuito de demarcar um corpo teórico robusto e coerente abordando pessoa com deficiência; modelos de deficiência; pessoa com deficiência visual; Design Inclusivo e Design Centrado no Humano; tecnologias assistivas; audiodescrição e audiodescritores. Por fim, cinemateca, com ênfase na “Cinemateca Guarnicê” e na implantação da sua versão online e acessível. A entrevista semiestruturada com especialistas finalizou a etapa de coleta de dados. Os procedimentos da análise de conteúdo nas respostas dos informantes, alicerçaram a Ideação do artefato. Para a fase de ideação, elaborou-se um mapa conceitual consoante com a natureza de sua aplicação e a partir das informações resultantes na etapa de problematização. Assente no mapa conceitual, sumarizou-se um conjunto de recomendações para o modelo de implementação de audiodescrição fílmica na “Cinemateca Virtual Guarnicê”. O modelo foi avaliado utilizando a ferramenta questionário com questões fechadas, os dados obtidos foram tratados à luz do método de análise de conteúdo, utilizando a técnica de análise temática. Os resultados deste procedimento foram direcionados para o refinamento das recomendações, no intuito de que o modelo possa efetivamente atender ao objetivo de contribuir com a inclusão, a equidade e a autonomia da pessoa com deficiência visual, na “Cinemateca Virtual Guarnicê” da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e, com adaptações, em outros contextos. |
Abstract: | Equitable and equal access to culture, education, and all spheres of life is a fundamental human right and essential in the formation of the individual, regardless of their abilities or limitations. In this exploratory, qualitative, and applied study, we propose a model for implementing audio description (AD) of films in the “Cinematic Virtual Guarnicê”, guided by the approaches of Inclusive Design (ID) and Human- Centered Design (HCD), to enable the insertion of this assistive resource, making this collection more accessible and inclusive for people with visual disabilities: blind or low vision. The stages of the Design Science (DS) method structured the methodological trajectory of this research, including: (1) Problem Understanding, (2) Alternative Generation, (3) Development, and (4) Evaluation. The information gathering began with documentary research in primary sources, concurrently with the Narrative Literature Review (NLR), in order to demarcate a robust and coherent theoretical body addressing people with disabilities; disability models; people with visual disabilities; Inclusive Design and Human-Centered Design; assistive technologies; audio description and audio describers. Finally, cinematheque, with emphasis on the “Cinematic Guarnicê” and the implementation of its online and accessible version. The semi-structured interview with specialists concluded the data collection stage. The content analysis procedures in the informants' responses supported the Ideation of the artifact. For the ideation phase, a conceptual map was elaborated in accordance with the nature of its application and based on the information resulting from the problematization stage. Based on the conceptual map, a set of recommendations for the model of implementation of film audio description in the “Cinematic Virtual Guarnicê” was summarized. The model was evaluated using a questionnaire tool with closed questions, the obtained data were treated in light of the content analysis method, using the thematic analysis technique. The results of this procedure were directed towards the refinement of the recommendations, so that the model can effectively contribute to the inclusion, equity, and autonomy of people with visual disabilities, in the “Cinematic Virtual Guarnicê” of the Federal University of Maranhão (UFMA) and, with adaptations, in other contexts. |
Palavras-chave: | pessoa com deficiência visual; design inclusivo; design centrado no ser humano; audiodescrição; Cinemateca Virtual Guarnicê. visual impairment; inclusive design; human-centered design; audio description; Cinematic Virtual Guarnicê. |
Área(s) do CNPq: | Desenho Industrial |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE DESENHO E TECNOLOGIA/CCET |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN/CCET |
Citação: | SILVA, Saulo Simões da. Acesso permitido: modelo de implementação da audiodescrição fílmica na Cinemateca Virtual Guarnicê para pessoas com deficiência visual. 2024. 168 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Design/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5990 |
Data de defesa: | 16-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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SAULOSIMÕESDASILVA.pdf | Dissertação de Mestrado | 7,13 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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