Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5987
Tipo do documento: | Tese |
Título: | AFETIVIDADE NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS: Uma análise desse processo de mediação no curso de Pedagogia |
Título(s) alternativo(s): | AFFECTIVITY IN EDUCATIONAL PRACTICES: An analysis of this mediation process in the Pedagogy course L'AFFICIVITÉ DANS LES PRATIQUES ÉDUCATIVES : Une analyse de ce processus de médiation dans le cours de Pédagogie |
Autor: | SANTOS, Magnucia Bezerra Soeiro dos ![]() |
Primeiro orientador: | NASCIMENTO, Ilma Vieira do |
Primeiro membro da banca: | NASCIMENTO, Ilma Vieira do |
Segundo membro da banca: | CARVALHO, Maria Vilani Cosme De |
Terceiro membro da banca: | SILVA, Nadja Fonsêca da |
Quarto membro da banca: | MORAES, Lelia Cristina Silveira de |
Quinto membro da banca: | MELO, Maria Alice |
Resumo: | Esta investigação integra a Linha de Pesquisa “Instituições Educativas, Currículo, Formação e Trabalho Docente” do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA, e aborda as práticas educativas com um olhar para a afetividade. Para isso, realizamos este estudo sob a perspectiva das Teorias Histórico-Cultural de Vigotski e Psicogênese da Pessoa Completa de Henri Wallon a partir dos pressupostos do Materialismo HistóricoDialético por possibilitar a análise do objeto de estudo em sua concretude, materialidade e historicidade. Assim, tem como objetivo analisar as práticas educativas dos professores no curso de Pedagogia da UFMA, evidenciando a afetividade enquanto um elemento que medeia o exercício da docência. Então, a investigação tem como participantes da pesquisa os docentes e caminha em direção aos procedimentos de uma pesquisa qualitativa conduzida a partir de estudos bibliográficos, documentais e empíricos, fundamentados em autores como: Vigotski; Henri Wallon; Karl Marx; Engels; Saviani; Newton Duarte; Leontiev; Karel Kosik; Paulo Freire; Manacorda; e outros. Os resultados são organizados em Unidades de Significados, sendo elas: concepções de afetividade que medeiam as práticas educativas; afetividade no planejamento e na prática de ensino; e motivações para a formação profissional docente. Contudo, compreendemos que a afetividade é um tema de pesquisa relevante para a compreensão do processo educacional já que aponta em direção a possibilidades inovadoras e a formação do pedagogo precisa ter como base o sujeito em sua integralidade; logo, desenvolver um estudo sobre a afetividade possibilita oferecer aporte a um processo de ensino e aprendizagem que considera, não apenas a cognição, mas a afetividade como elemento básico e essencial da educação. Isso, porque a pesquisa nos revelou que a afetividade nas atividades tipicamente humanas pressupõe sua presença inegável nas práticas educativas, permitindo compreender que a afetividade é um fator importante no processo ensino-aprendizagem. Tal impacto pode levar o aluno a constituirse através de uma relação de aproximação ou de afastamento com os objetos de ensino, dependendo da qualidade e intensidade dos afetos envolvidos no processo. |
Abstract: | This research is part of the Research Line “Educational Institutions, Curriculum, Training
and Teaching Work” of the Graduate Program in Education at UFMA, and addresses
educational practices with a focus on affectivity. To this end, we conducted this study from
the perspective of Vygotsky’s Historical-Cultural Theories and Henri Wallon’s
Psychogenesis of the Whole Person based on the assumptions of Historical-Dialectical
Materialism, as it allows the analysis of the object of study in its concreteness, materiality
and historicity. Thus, it aims to analyze the educational practices of teachers in the
Pedagogy course at UFMA, highlighting affectivity as an element that mediates the exercise
of teaching. Therefore, the research has teachers as research participants and moves
towards the procedures of a qualitative research conducted from bibliographic, documentary
and empirical studies, based on authors such as: Vygotsky; Henri Wallon; Karl Marx; Engels;
Saviani; Newton Duarte; Leontiev; Karel Kosik; Paulo Freire; Manacorda; and others. The
results are organized into Units of Meaning, namely: conceptions of affectivity that mediate
educational practices; affectivity in teaching planning and practice; and motivations for
professional teacher training. However, we understand that affectivity is a relevant research
topic for understanding the educational process since it points toward innovative possibilities
and the training of pedagogues needs to be based on the subject in its entirety; therefore,
developing a study on affectivity makes it possible to offer support to a teaching and learning
process that considers not only cognition, but affectivity as a basic and essential element of
education. This is because the research revealed to us that affectivity in typically human
activities presupposes its undeniable presence in educational practices, allowing us to
understand that affectivity is an important factor in the teaching-learning process. Such an
impact can lead the student to establish a relationship of proximity or distance with the
teaching objects, depending on the quality and intensity of the feelings involved in the
process. Cette recherche fait partie de la ligne de recherche « Institutions éducatives, curriculum, formation et travail d’enseignement » du programme de troisième cycle en éducation de l’UFMA, et aborde les pratiques éducatives en mettant l’accent sur l’affectivité. À cette fin, nous avons mené cette étude à partir de la perspective des théories historico-culturelles de Vygotsky et de la psychogenèse de la personne complète d'Henri Wallon fondée sur les hypothèses du matérialisme historico-dialectique, car elle permet d'analyser l'objet d'étude dans sa concrétude, matérialité et historicité. Ainsi, il vise à analyser les pratiques éducatives des enseignants du cursus de Pédagogie de l'UFMA, en mettant en évidence l'affectivité comme élément qui médiatise l'exercice de l'enseignement. La recherche a donc pour participants les enseignants et s'oriente vers des procédures de recherche qualitative menées à partir d'études bibliographiques, documentaires et empiriques, en s'appuyant sur des auteurs tels que: Vygotsky; Henri Wallon; Karl Marx; Engels; Saviani; Newton Duarte; Léontiev; Karel Košik; Paulo Freire; Manacorda; et d'autres. Les résultats sont organisés en Unités de Sens, qui sont: les conceptions de l’affectivité qui médiatisent les pratiques éducatives; l'affectivité dans la planification et la pratique de l'enseignement; et les motivations de la formation professionnelle des enseignants. Cependant, nous comprenons que l'affectivité est un sujet de recherche pertinent pour comprendre le processus éducatif car il pointe vers des possibilités innovantes et la formation du pédagogue doit être basée sur le sujet dans sa globalité; Développer une étude sur l’affectivité permet donc d’apporter un soutien à un processus d’enseignement et d’apprentissage qui considère non seulement la cognition, mais l’affectivité comme un élément fondamental et essentiel de l’éducation. C’est parce que la recherche nous a révélé que l’affection dans les activités typiquement humaines présuppose sa présence indéniable dans les pratiques éducatives, nous permettant de comprendre que l’affection est un facteur important dans le processus d’enseignement-apprentissage. Un tel impact peut conduire l’étudiant à établir une relation de proximité ou de distance avec les objets d’enseignement, selon la qualité et l’intensité des sentiments impliqués dans le processus. |
Palavras-chave: | Afetividade; Práticas Educativas; Formação de Professores; Curso de Pedagogia Affection; Educational Practices; Teacher Training; Pedagogy Course Affection; Pratiques éducatives; Formation des enseignants; Cours de Pédagogie |
Área(s) do CNPq: | Antropologia Educacional |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO |
Citação: | SANTOS, Magnucia Bezerra Soeiro dos. Afetividade nas práticas educativas: Uma análise desse processo de mediação no curso de Pedagogia. 2024.275 f. Tese( Programa de Pós-graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5987 |
Data de defesa: | 29-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Magnúcia Bezerra Soeiro dos.pdf | Tese de Doutorado | 7,74 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.