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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5969
Tipo do documento: | Tese Trabalho sob sigilo. Motivo: Patente. |
Título: | INTERVENÇÃO EDUCATIVA COM PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE SOBRE DIREITOS DE MULHERES E CRIANÇAS: Repercussões no cuidado em saúde durante os primeiros mil dias |
Título(s) alternativo(s): | Educational intervention with Primary Health Care professionals on the rights of women and children: Repercussions on health care during the first thousand days. |
Autor: | SOUSA, Francenilde Silva de ![]() |
Primeiro orientador: | THOMAZ, Erika Barbara Abreu Fonseca |
Primeiro coorientador: | LAMY, Zeni Carvalho |
Segundo coorientador: | CHANNON, Andrew Amos |
Primeiro membro da banca: | THOMAZ, Erika Barbara Abreu Fonseca |
Segundo membro da banca: | CARVALHO, Zeni Lamy |
Terceiro membro da banca: | CHANNON, Andrew Amos |
Quarto membro da banca: | SILVA, Mariana Borges Martins da |
Quinto membro da banca: | FACCHINI, Luiz Augusto |
Resumo: | Objetivo. Avaliar os efeitos de uma intervenção educativa acerca dos direitos das mulheres e crianças nos processos do trabalho de profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), em especial Agentes Comunitários de Saúde (ACS), e em indicadores de saúde durante os primeiros mil dias. Materiais e Métodos. Estudo com abordagem qualitativa e quantitativa, desenvolvido em Alcântara, um município do Maranhão de pequeno porte, baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal e predominantemente rural e quilombola. Um município na mesma região de saúde, com características semelhantes foi escolhido como controle. A intervenção foi composta por três etapas: fase exploratória, a ação educacional e a avaliação. A primeira serviu para organização do campo. A segunda etapa foi composta pelo curso de aperfeiçoamento, com duração de 8 meses (abril a dezembro/2022), sobre direitos de mulheres e crianças nos primeiros 1000 dias. Na terceira houve avaliação com duas abordagens. Na abordagem quantitativa, realizou-se ensaio comunitário não randomizado cujas unidades de análise foram Alcântara (município de intervenção) e Guimarães (controle), e os desfechos foram dez indicadores relacionados à mulher e à criança nos 1.000 dias de vida, coletados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica. Foram realizadas análises descritivas, regressão linear de Prais-Winsten e séries temporais interrompidas controladas por meio de modelos autorregressivos, integrados e de média móvel. Na qualitativa, uma pesquisa-ação, com dados coletados por meio de entrevistas coletivas, foram incluídos todos os ACSs que participaram da intervenção. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas por meio da análise de conteúdo na modalidade temática, de acordo Minayo. Em ambas as abordagens, todos os aspectos éticos foram respeitados (aprovação no CEP HUUFMA em 12/12/2018, CAAE Nº 92281818.9.1001.5086). Resultados. Manuscrito 1 (será submetido à The Lancet Regional Health - Americas). Ao analisar a tendência temporal de seis indicadores de saúde da mulher e quatro da criança, encontramos que, doze meses após o término da intervenção em Alcântara, houve aumento significativo no número de consultas para acompanhamento das gestantes (coeficiente de regressão-β=64,92; IC95%: 34,33 a 95,51), no número de crianças amamentadas até os dois anos (β=10,62; IC95%: 5,01 a 16,23) e no número de crianças com vacinação atualizada (β=3 0,33; IC95%: 8,61 a 52,04), mas houve redução no número de ações educativas voltadas para as gestantes (β= -3,25; IC95%: - 5,94 a -0,56). Em Guimarães, todos os indicadores apresentaram coeficientes negativos, indicando uma redução das ações no período estudado. Manuscrito 2 (será submetido na Plos One). Neste estudo com metodologia qualitativa, as percepções dos profissionais sobre a efetividade da intervenção foram agrupadas em três categorias de análises: i) A intervenção como uma ferramenta de empoderamento dos ACS; ii) A intervenção como estratégia de modificação de práticas laborais dos ACS; e iii) Os caminhos metodológicos e o valor da intervenção. Os ACS relataram maior autonomia e segurança para discutir direitos com as usuárias; mudanças na frequência de visita às comunidades e na estratégia de trabalho; e consolidação dos vínculos com a comunidade. A intervenção foi avaliada de modo muito positivo, mas um grande desafio foi o deslocamento dos profissionais para as atividades do curso e laborais, bem como aspectos fora de sua governabilidade que poderiam melhorar os resultados, como trabalho em equipe, infraestrutura e outros. Manuscrito 3 (aceito no periódico Pesquisa Brasileira de Odontopediatria e Clínica Integrada - PBOCI). Neste trabalho, intitulado Perception of Family Health Strategy workers on oral health care provided to women and children in the first 1,000 days, houve o emprego de metodologia qualitativa e emergiram duas categorias: i) Cuidados odontológicos para gestantes e crianças nos primeiros 1.000 dias de vida: contradições entre o pensar (mitos/crenças) e o fazer; ii) Educação em saúde bucal nos primeiros 1.000 dias de vida. Na primeira, os profissionais mencionaram barreiras no acesso ao atendimento odontológico devido a mitos sobre a possibilidade de tratamento, que não se restringiam ao conhecimento dos usuários, mas incluíam o dos profissionais de saúde. Na segunda, os participantes mencionaram problemas de educação em saúde em que a comunidade não ouve ou não entende os profissionais. Assim, identificamos que há uma falha na educação continuada dos profissionais em relação à saúde bucal nos primeiros 1.000 dias de vida, em especial, no que se refere aos cuidados odontológicos durante a gestação. Os profissionais ainda não conseguem fazer com que a população reconheça o atendimento odontológico como um direito à saúde. Considerações finais: A intervenção educativa contribuiu na melhoria dos cuidados de saúde materna e infantil durante os mil dias de vida, fortalecendo a ideia de que estratégias educacionais bem planejadas, alinhadas às realidades locais e aos princípios da APS são potenciais instrumentos para transformar práticas profissionais e empoderar comunidades na busca por seus direitos. Os efeitos da intervenção em indicadores de saúde da mulher e da criança persistiram mesmo 12 meses após o término das ações. Todavia, a intervenção não impactou vários aspectos cruciais nos 1000 dias, como aleitamento materno exclusivo, consultas e exames, fora da governabilidade do ACS. Recomenda-se a implementação desta ação educacional no plano de capacitação permanente de profissionais da APS, com ênfase nos ACS. |
Abstract: | Objective. To evaluate the effect of an educational intervention on the rights of women and children on the work processes of Primary Health Care (PHC) professionals, especially Community Health Agents (CHAs), and on health indicators during the first thousand days. Materials and Methods. This was a qualitative and quantitative study carried out in Alcântara, a small municipality in Maranhão with a low Municipal Human Development Index and predominantly rural and quilombola communities. A municipality in the same health region with similar characteristics was chosen as the control. The intervention consisted of three stages: the exploratory phase, the educational action and the evaluation. The first served to organize the field. The second stage consisted of an 8-month training course (April to December of 2022) on women's and children's rights in the first 1000 days. The third stage was an evaluation with two approaches. In the quantitative approach, a non-randomized community trial was carried out whose units of analysis were Alcântara (intervention municipality) and Guimarães (control), and the outcomes were ten indicators related to women and children in the first 1,000 days of life, collected from the Health Information System for PHC. Descriptive analyses, Prais-Winsten linear regression and interrupted time series controlled using autoregressive, integrated and moving average models were carried out. The qualitative, action research, with data collected through collective interviews, included all the CHAs who took part in the intervention. The interviews were recorded, transcribed and analyzed using thematic content analysis. All ethical aspects were respected in both approaches (approval by the HUUFMA, on 12/12/2018, CAAE No. 92281818.9.1001.5086). Results. Manuscript 1 (to be submitted to The Lancet Regional Health - Americas). When analyzing the time trend of six women's and four children's health indicators, we found that, twelve months after the end of the intervention in Alcântara, there was a significant increase in the number of consultations for follow-up of pregnant women (regression coefficientβ=64.92; 95%CI: 34.33 to 95.51), in the number of children breastfed up to the age of two (β=10.62; 95%CI: 5.01 to 16.23) and in the number of children with up-to-date vaccinations (β=3 0.33; 95%CI: 8.61 to 52.04), but there was a reduction in the number of coletive educational actions aimed at pregnant women (β= -3.25; 95%CI: -5.94 to -0.56). In Guimarães, all the indicators showed negative coefficients, indicating a reduction in actions during the period studied. Manuscript 2 (to be submitted to Plos One). In this qualitative study, the professionals' perceptions of the effectiveness of the intervention were grouped into three categories of analysis: i) The intervention as a tool for empowering CHAs; ii) The intervention as a strategy for changing CHAs' working practices; and iii) The methodological paths and the value of the intervention. The CHAs reported greater autonomy and security to discuss rights with the users; changes in the frequency of visits to the communities and in the work strategy; and consolidation of ties with the community. The intervention was evaluated very positively, but some challenges were the displacement of professionals for the course and work activities, as well as aspects outside their control that could improve the results, such as teamwork, infrastructure and others. Manuscript 3 (accepted for publication in the journal PBOCI). In this study, entitled Perception of Family Health Strategy workers on oral health care provided to women and children in the first 1,000 days, a qualitative methodology was used and two categories emerged: i) Dental care for pregnant women and children in the first 1,000 days of life: contradictions between thinking (myths/beliefs) and doing; ii) Oral health education in the first 1,000 days of life.In the first, the professionals mentioned barriers to accessing dental care due to myths about the possibility of treatment, which were not restricted to users' knowledge, but included that of health professionals.In the second, the participants mentioned health education problems in which the community does not listen to or understand the professionals. Thus, we identified that there is a gap in the continuing education of professionals in relation to oral health in the first 1,000 days of life, especially with regard to dental care during pregnancy. Professionals are still unable to make the population recognize dental care as a right to health. Final considerations: The educational intervention contributed to improving maternal and child health care during the first thousand days of life, strengthening the idea that well-planned educational strategies, aligned with local realities and PHC principles, are potential tools for transforming professional practices and empowering communities to seek their rights. The effects of the intervention on women's and children's health indicators persisted even 12 months after the end of the actions. However, the intervention did not have an impact on several crucial aspects in the 1000 days, such as exclusive breastfeeding, consultations and exams, which are outside the control of the CHAs. We recommend implementing this educational action in the permanent training plan for PHC professionals, with an emphasis on CHAs. |
Palavras-chave: | Saúde materno-infantil; Capacitação Profissional; Atenção Primária à Saúde Maternal and Child Health; Professional training; Primary Health Care |
Área(s) do CNPq: | Saúde Publica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE SAÚDE PÚBLICA/CCBS |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA/CCBS |
Citação: | SOUSA, Francenilde Silva de. Intervenção educativa com profissionais da atenção primária à saúde sobre direitos de mulheres e crianças: Repercussões no cuidado em saúde durante os primeiros mil dias. 2025. 21 f. Tese( Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva/CCBS) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5969 |
Data de defesa: | 18-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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FRANCENILDE SILVA DE SOUSA.pdf | Tese de Doutoorado | 323,35 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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