Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5955
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRODRIGUES, Hadryan Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6307406308023710por
dc.contributor.advisor1BONFIM, Maria Núbia Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1343958564608936por
dc.contributor.referee1BONFIM, Maria Núbia Barbosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1343958564608936por
dc.contributor.referee2BOMFIM, Natanael Reis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1858046612605086por
dc.contributor.referee3MORAES, Lélia Cristina Silveira de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0326760034146239por
dc.contributor.referee4NASCIMENTO, Ilma Vieira do-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3656084853145099por
dc.contributor.referee5JESUS, Dourivan Camara Sillva de-
dc.date.accessioned2025-02-24T17:26:57Z-
dc.date.issued2024-11-25-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Hadryan Lima. No labirinto de gaia: representações sociais construídas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão sobre Educação Ambiental. 2024. 270 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5955-
dc.description.resumoEste estudo decorre da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Doutorado em Educação, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e tem por objeto de estudo a Educação Ambiental praticada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Apoia-se na Teoria das Representações Sociais (TRS), inaugurada por Moscovici em 1961, por entender haver muitos pontos de convergência entre os princípios teóricos dessa teoria e o objeto de estudo. A pesquisa orienta-se nas questões: Quais as representações sociais construídas pelos professores do Curso Técnico em Meio Ambiente, do Instituto Federal do Maranhão, sobre Educação Ambiental? Como essas representações orientam as práticas educativas e socioambientais no Curso Técnico em Meio Ambiente? Tem por objetivo compreender como os professores do Curso Técnico em Meio Ambiente, do Instituto Federal do Maranhão, constroem representações sociais acerca da Educação Ambiental e suas implicações psicossociais nas práticas educativas e socioambientais. Quanto ao procedimento metodológico, a pesquisa caracteriza-se por ser do tipo qualitativa, e recorrer a três abordagens: a bibliográfica, a documental e a empírica. Elege como locus de investigação o campus do IFMA São Luís Centro Histórico, sendo que o universo amostral dos sujeitos é constituído por professores deste campus. Utiliza a técnica da análise de conteúdo, proposta por Bardin (1977) para a análise das informações contidas nos documentos citados e dos dados coletados através das entrevistas semiestruturadas que foram realizadas, e do questionário de perfil aplicado junto aos professores. A pesquisa propicia perceber indícios representacionais sobre: a abordagem da Educação Ambiental contida no PPI, que sugere uma visão integrada do ser humano, reconhecendo sua complexidade e interconexão com aspectos histórico-culturais e com o meio ambiente; as especificações do Plano de Curso Técnico em Meio Ambiente, que orientam o desenvolvimento curricular e as práticas pedagógicas dos docentes; e as percepções expressas nas falas sujeitos, que apontam para a existência de representações que podem redirecionar as práticas, objetivos e estratégias referentes à Educação Ambiental no cotidiano do IFMA. O estudo também evidencia a construção de representações sociais multifacetadas sobre Educação Ambiental e ancoradas em sentidos diversificados, desde a forma como os sujeitos interpretam a importância dos documentos institucionais, como o PPI e o PCTMA, até a forma como percebem o contexto cotidiano em que são desenvolvidas suas atividades docentes.por
dc.description.abstractThis study is part of the research developed in the Graduate Program in Education (PPGE), Doctorate in Education, at the Federal University of Maranhão (UFMA), focusing on Environmental Education practiced at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Maranhão (IFMA). It is based on the Theory of Social Representations (TRS), inaugurated by Moscovici in 1961, due to the convergence between the theoretical principles of this theory and the object of study. The research is guided by the following questions: What are the social representations constructed by the teachers of the Technical Course in Environment at the Federal Institute of Maranhão regarding Environmental Education? How do these representations guide the educational and socio environmental practices in the Technical Course in Environment? The study aims to understand how teachers of the Technical Course in Environment at the Federal Institute of Maranhão construct social representations about Environmental Education and their psychosocial implications for educational and socio environmental practices. Regarding the methodological procedure, the research is qualitative in nature and utilizes three approaches: bibliographic, documentary, and empirical. The IFMA São Luís Centro Histórico campus was chosen as the research locus, with the sample consisting of teachers from this campus. Content analysis, as proposed by Bardin (1977), was used to analyze the information contained in the cited documents and data collected through semi-structured interviews conducted and a profile questionnaire administered to the teachers. The research reveals representational evidence on: the approach to Environmental Education within the PPI, which suggests an integrated view of human beings, recognizing their complexity and interconnectedness with historical-cultural aspects and the environment; the specifications of the Technical Course in Environment Curriculum Plan, which guide the curriculum development and teachers’ pedagogical practices; and the perceptions expressed in the participants’ statements, indicating representations that may redirect practices, objectives, and strategies related to Environmental Education in IFMA’s daily activities. The study also highlights the construction of multifaceted social representations of Environmental Education, anchored in diverse meanings. These range from how individuals interpret the importance of institutional documents, such as the PPI and PCTMA, to how they perceive the daily context in which their teaching activities are carried out.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2025-02-24T17:26:57Z No. of bitstreams: 1 HADRYAN_RODRIGUES.pdf: 3057304 bytes, checksum: de5e56137c90c4cb763bdedc98868da3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-24T17:26:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HADRYAN_RODRIGUES.pdf: 3057304 bytes, checksum: de5e56137c90c4cb763bdedc98868da3 (MD5) Previous issue date: 2024-11-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Ambiental;por
dc.subjectrepresentações sociais;por
dc.subjectensino médio integrado;por
dc.subjectprofessores;por
dc.subjectIFMA;por
dc.subjectEnvironmental Education;eng
dc.subjectsocial representations;eng
dc.subjectintegrated secondary education;eng
dc.subjectTeachers;eng
dc.subjectIFMA.eng
dc.subject.cnpqTópicos Específicos de Educaçãopor
dc.titleNo labirinto de gaia: representações sociais construídas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão sobre Educação Ambientalpor
dc.title.alternativeIn the labyrinth of gaia: social representations constructed at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão on Environmental Educationeng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HADRYAN_RODRIGUES.pdfTese de Doutorado2,99 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.