Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5954
Tipo do documento: Dissertação
Título: Histórias que contam vida: tecendo escritas sobre os percursos formativos de professores da EJA na cidade de Floriano/PI
Título(s) alternativo(s): Stories that tell life: weaving writings about the training paths of EJA teachers in the city of Floriano/PI
Autor: SANTOS , Patrícia Novais dos 
Primeiro orientador: PORTELA, Ednolia Lima
Primeiro membro da banca: PORTELA, Edinólia Lima
Segundo membro da banca: MELO, Maria Alice
Terceiro membro da banca: CANTANHÊDE, Rosa Maria Pimentel
Resumo: Esta pesquisa aborda a formação de professores(as) que atuam nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no campo, com foco no papel da justiça social para aqueles que dependem dessa educação. Destacamos a importância dos movimentos sociais na luta por uma educação que atenda às necessidades pedagógicas de quem busca essas turmas. Utilizamos o método de História de Vida (1992) por considerar que ele permite aos sujeitos refletirem sobre os processos formativos em suas trajetórias pessoais, inserindo-se nas metodologias qualitativas. O objetivo da pesquisa é analisar os percursos formativos dos professores(as) da EJA no Campo no município de Floriano, buscando entender como suas histórias de vida se conectam com a história da EJA. Especificamente, pretendemos: discutir os aspectos históricos, teóricos e metodológicos da EJA e da Educação do Campo (EC), além das orientações legais que envolvem essas modalidades; refletir sobre o contexto e os desafios enfrentados na formação dos professores(as) da EJA e da EC; traçar o perfil dos professores da EJA no Campo na cidade de Floriano, investigando seus processos de inserção e os desafios enfrentados; identificar a relação entre o percurso formativo dos professores e suas vivências profissionais, com base nos relatos coletados. Também analisamos as contradições das políticas neoliberais para a formação de professores da EJA e da EC, com o objetivo de entender as histórias relatadas pelos professores participantes. A pesquisa foi realizada com quatro professores em uma escola rural de Floriano, utilizando entrevistas narrativas como instrumento de coleta de dados, conforme o método (auto)biográfico. A análise foi feita com base no método de Schütze (2010). Os fundamentos teóricos desta pesquisa estão apoiados nos estudos de Brandão (1981, 2012), Nóvoa (1992), Freire (1996, 2020), Caldart (2002),Jovchelovich e Bauer (2002), Arroyo (2006, 2014, 2017), Souza (2007, 2014), Molina (2014, 2015, 2017), Branco (2015), Paiva (2015) e Haddad e Di Pierro (2015). Concluímos que as políticas neoliberais afetaram negativamente a formação dos professores da EJA, enquanto o fenômeno da Juvenilização da
Abstract: This research approaches the training of teachers who teach in Youth and Adult Education (EJA) classes in rural regions, focusing on the social justice role for those who depend on this education. We highlight the importance of social movements in the struggle for an education that meets the pedagogical needs of those who seek these classes. We use the method of History of Life (1992) because it allows subjects to reflect on the formation processes in their personal trajectories, inserting themselves into qualitative methodologies. This research aims to analyze the training courses for EJA teachers in the rural region of Floriano City, aiming to understand how their life stories connect with the history of EJA. Specifically, we intend to: discuss the historical, theoretical, and methodological aspects of EJA and Rural Education (Educação no Campo), in addition to the legal guidelines that involve these modalities; reflect on the context and challenges faced in the training of teachers of EJA and Rural Education ; to outline EJA teachers’ profiles in the rural region of Floriano City, investigating their insertion processes and the challenges faced; to identify the relation between the teachers’ training course and their professional experiences, based upon the reports collected. We also analyzed the contradictions of neoliberal policies for teacher training in EJA and Rural Education (Educação no Campo) , intending to understand the stories reported by participating teachers. The research was conducted with four teachers in a rural school in Floriano, using narrative interviews as an instrument for data collection, according to the (auto)biographical method. The analysis was based on the Schütze method (2010). The theoretical foundations of this research are supported by studies of Brandão (1981, 2012), Nóvoa (1992), Freire (1996, 2020), Caldart (2002), Jovchelovich e Bauer (2002), Arroyo (2006, 2014, 2017), Souza (2007, 2014), Molina (2014, 2017), Branco (2015), Paiva (2015) and Haddad e Di Pierro (2015). We conclude that neoliberal policies have negatively affected the training of EJA teachers, while the phenomenon of EJA, Juvenilizing has imposed new challenges due to the lack of adequate training for the teachers.
Palavras-chave: formação de professores;
EJA;
Educação do Campo;
teachers’ training;
EJA;
Rural Education.
Área(s) do CNPq: Educação de Adultos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: SANTOS , Patrícia Novais dos. Histórias que contam vida: tecendo escritas sobre os percursos formativos de professores da EJA na cidade de Floriano/PI. 2024. 108 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5954
Data de defesa: 16-Dez-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PATRICIA_NOVAIS.pdfDissertação de Mestrado1,04 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.