Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/594
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRIBEIRO, Tânia Cristina Costapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9923951943288596por
dc.contributor.advisor1NEVES, Ednalva Macielpt_BR
dc.date.accessioned2016-08-17T18:01:59Z-
dc.date.available2009-10-28pt_BR
dc.date.issued2008-03-24pt_BR
dc.identifier.citationRIBEIRO, Tânia Cristina Costa. NOS BASTIDORES DA DANÇA CONTEMPORÂNEA: Estudo sobre a corporeidade e formas de socialização.. 2008. 126 f. Dissertação (Mestrado em SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/594-
dc.description.resumoA dança como uma construção social e simbólica expressa uma cultura. Entendida como uma linguagem universal aproxima e une indivíduos, comunicando através do corpo. Este constituído por uma materialidade vive em determinado contexto social, com o qual interage de forma dinâmica. A pesquisa tem como objeto de estudo o corpo, elegendo a dança contemporânea como espaço de discussão. Compreendendo a dança como um conjunto de técnicas específicas, partimos do princípio que os corpos que dançam trazem consigo posturas e comportamentos que se diferenciam daqueles que não a praticam. Diante da proposição este estudo propõe compreender as formas de disciplinamentos corporais desenvolvidos por práticas específicas que se realizam através de regras interiorizadas, revelando como se constitui o habitus como uma hexis corporal (MAUSS:2003), entendidos como adquiridos. Metodologicamente, a reflexão é pautada na descrição da vivência de campo de dois grupos de dança selecionados para o aprofundamento da pesquisa, utilizando aplicação de questionários, entrevistas gravadas e foram realizados registros através de imagens e a observação direta. São duas experiências que possibilitaram perceber a dança como um fenômeno simbólico, singularizado em formas de expressão e manifestação de critérios de pertencimento, num contexto de relações complexas.por
dc.description.abstractLa danse comme une construction sociale et d'exprimer une culture symbolique. Conçu comme une langue universelle et les approches unit les individus, communiquant à travers le corps. Cela consiste en une vie de matérialité dans un contexte social particulier, avec lequel il interagit de façon dynamique. La recherche a pour objectif d'étudier le corps, l'élection de la danse contemporaine comme un espace de discussion. Comprendre la danse comme un ensemble de techniques spécifiques, nous supposons que les corps tournoyant apportent avec eux des attitudes et des comportements qui diffèrent de ceux qui ne la pratiquent pas. Face à la proposition de cette étude se propose de comprendre les formes de discipline corporelle développée par des pratiques spécifiques qui sont détenus par des règles intériorisées, en montrant comment la formation de l'habitus en tant qu'organe Hexis (Mauss: 2003), définie comme acquis. Sur le plan méthodologique, le débat repose sur la description de l'expérience sur le terrain de deux groupes de danse sélectionnés pour d'autres recherches, en utilisant des questionnaires, des entrevues et des documents écrits ont été faites par les images et l'observation directe. Il ya deux expériences qui ont permis de percevoir la danse comme un phénomène symbolique, formes individualisées d'expression et la manifestation des critères d'appartenance dans un contexte de relations complexes.fra
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T18:01:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TANIA CRISTINA COSTA RIBEIRO.pdf: 1074274 bytes, checksum: 3b89d5b1b1054e5008b6eadcf362f752 (MD5) Previous issue date: 2008-03-24eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentSOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdança contemporâneapor
dc.subjecttécnicas corporaispor
dc.subjectculturaspor
dc.subjectcorporalidadepor
dc.subjectsociaçãopor
dc.subjectdanse contemporainefra
dc.subjectles techniques du corpsfra
dc.subjectdes culturesfra
dc.subjectla corporéitéfra
dc.subjectla sociationfra
dc.subject.cnpqLINGUISTICA; LETRAS E ARTES; ARTES; DANCA; EXECUCAO DA DANCApor
dc.titleNOS BASTIDORES DA DANÇA CONTEMPORÂNEA: Estudo sobre a corporeidade e formas de socialização.por
dc.title.alternativeCOULISSES DE LA DANSE CONTEMPORAINE : Étude sur la corporéité et les formes de socialisation.fra
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS-PPGCSoc

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TANIA CRISTINA COSTA RIBEIRO.pdf1,05 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.