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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/594
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | RIBEIRO, Tânia Cristina Costa | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9923951943288596 | por |
dc.contributor.advisor1 | NEVES, Ednalva Maciel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-08-17T18:01:59Z | - |
dc.date.available | 2009-10-28 | pt_BR |
dc.date.issued | 2008-03-24 | pt_BR |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Tânia Cristina Costa. NOS BASTIDORES DA DANÇA CONTEMPORÂNEA: Estudo sobre a corporeidade e formas de socialização.. 2008. 126 f. Dissertação (Mestrado em SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/594 | - |
dc.description.resumo | A dança como uma construção social e simbólica expressa uma cultura. Entendida como uma linguagem universal aproxima e une indivíduos, comunicando através do corpo. Este constituído por uma materialidade vive em determinado contexto social, com o qual interage de forma dinâmica. A pesquisa tem como objeto de estudo o corpo, elegendo a dança contemporânea como espaço de discussão. Compreendendo a dança como um conjunto de técnicas específicas, partimos do princípio que os corpos que dançam trazem consigo posturas e comportamentos que se diferenciam daqueles que não a praticam. Diante da proposição este estudo propõe compreender as formas de disciplinamentos corporais desenvolvidos por práticas específicas que se realizam através de regras interiorizadas, revelando como se constitui o habitus como uma hexis corporal (MAUSS:2003), entendidos como adquiridos. Metodologicamente, a reflexão é pautada na descrição da vivência de campo de dois grupos de dança selecionados para o aprofundamento da pesquisa, utilizando aplicação de questionários, entrevistas gravadas e foram realizados registros através de imagens e a observação direta. São duas experiências que possibilitaram perceber a dança como um fenômeno simbólico, singularizado em formas de expressão e manifestação de critérios de pertencimento, num contexto de relações complexas. | por |
dc.description.abstract | La danse comme une construction sociale et d'exprimer une culture symbolique. Conçu comme une langue universelle et les approches unit les individus, communiquant à travers le corps. Cela consiste en une vie de matérialité dans un contexte social particulier, avec lequel il interagit de façon dynamique. La recherche a pour objectif d'étudier le corps, l'élection de la danse contemporaine comme un espace de discussion. Comprendre la danse comme un ensemble de techniques spécifiques, nous supposons que les corps tournoyant apportent avec eux des attitudes et des comportements qui diffèrent de ceux qui ne la pratiquent pas. Face à la proposition de cette étude se propose de comprendre les formes de discipline corporelle développée par des pratiques spécifiques qui sont détenus par des règles intériorisées, en montrant comment la formation de l'habitus en tant qu'organe Hexis (Mauss: 2003), définie comme acquis. Sur le plan méthodologique, le débat repose sur la description de l'expérience sur le terrain de deux groupes de danse sélectionnés pour d'autres recherches, en utilisant des questionnaires, des entrevues et des documents écrits ont été faites par les images et l'observation directe. Il ya deux expériences qui ont permis de percevoir la danse comme un phénomène symbolique, formes individualisées d'expression et la manifestation des critères d'appartenance dans un contexte de relations complexes. | fra |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-08-17T18:01:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TANIA CRISTINA COSTA RIBEIRO.pdf: 1074274 bytes, checksum: 3b89d5b1b1054e5008b6eadcf362f752 (MD5) Previous issue date: 2008-03-24 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/CCH | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | dança contemporânea | por |
dc.subject | técnicas corporais | por |
dc.subject | culturas | por |
dc.subject | corporalidade | por |
dc.subject | sociação | por |
dc.subject | danse contemporaine | fra |
dc.subject | les techniques du corps | fra |
dc.subject | des cultures | fra |
dc.subject | la corporéité | fra |
dc.subject | la sociation | fra |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA; LETRAS E ARTES; ARTES; DANCA; EXECUCAO DA DANCA | por |
dc.title | NOS BASTIDORES DA DANÇA CONTEMPORÂNEA: Estudo sobre a corporeidade e formas de socialização. | por |
dc.title.alternative | COULISSES DE LA DANSE CONTEMPORAINE : Étude sur la corporéité et les formes de socialisation. | fra |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS-PPGCSoc |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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