Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5943
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARTINS, Alberto Magno Moreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4401375750407151por
dc.contributor.advisor1MOTTA, Diomar das Graças-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2116765981459981por
dc.contributor.referee1MOTTA, Diomar das Graças-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2116765981459981por
dc.contributor.referee2SEGADILHA, Delcineide Maria Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4517242437763711por
dc.contributor.referee3SOUSA, Dolores Cristina-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0037600413265900por
dc.contributor.referee4LIMA, Paulo da Silva-
dc.contributor.referee4Lattes-http://lattes.cnpq.br/0045627183937041por
dc.contributor.referee5NUNES, Iran de Maria Leitão-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/2313634756775278por
dc.date.accessioned2025-02-20T15:19:29Z-
dc.date.issued2025-02-11-
dc.identifier.citationMARTINS, Alberto Magno Moreira. Marianna Gonçalves da Luz na história da educação maranhense: trajetória de uma professora negra do município de Itapecuru –Mirim (1871-1960). 2025. 146 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5943-
dc.description.resumoNesta tese versa-se sobre a educação maranhense, através da trajetória de uma professora negra do município de Itapecuru - Mirim (1871-1960). Encontra-se inserido na linha de pesquisa História e Política da Educação, desenvolvida no grupo de estudo História e Memória da Educação Brasileira. Este objetiva analisar a trajetória educacional, intelectual e profissional de Marianna Gonçalves da Luz, com ênfase em seus saberes docentes, produções literárias e suas contribuições para a sociedade itapecuruense e para a História da Educação Maranhense, no período de sua vivência, se caracterizando tem como fundamentos do campo social, histórico e feminista; e tem como procedimentos a revisão bibliográfica, e o uso de fonte documental. Para sustentar esses estudos usamos os aportes teóricos de: Bourdieu (1996; 2006); Certeau (2002); Motta (2003); Perrot (2005); Nunes (2006); Louro (2008); Meihy: Holanda (2012); Souza (2012); Santana (2014); Reis (2017) e outros estudiosos (as) que se debruçam sobre a temática, os quais possibilitarão uma maior visibilidade do sujeito mulher afrodescendente no contexto da sociedade brasileira. A abordagem metodológica será ancorada na história da educação, com foco em um sujeito da educação e da literatura, especificamente Marianna Gonçalves da Luz. Tem-se como categorias: trajetória; invisibilidade; mulher negra; poeta e professora, sobre o que concordamos com Franco (2008, p. 10) ao afirmar que "são perfeitamente possíveis e necessárias ao conhecimento, através da análise de conteúdo, no âmbito de uma abordagem metodológica crítica e epistemologicamente apoiada na concepção de ciência que reconhece o papel ativo do sujeito na produção do conhecimento". A análise documental incluirá publicações e materiais iconográficos de acervos públicos e privados, disponíveis. Os resultados obtidos revelaram que Marianna Gonçalves da Luz desempenhou um papel crucial na educação de Itapecuru-Mirim, utilizando metodologias adaptadas às condições locais e desse modo promovendo a inclusão social. Sua práxis pedagógica foi marcada por um compromisso ético e político com a educação como ferramenta de emancipação social. Sua práxis literária, embora não intencionalmente, abordou questões sociais relevantes, especialmente as condições de vida das populações negras e as desigualdades enfrentadas pelas mulheres, contribuindo para a construção de uma memória cultural mais inclusiva. Concluindo-se que Marianna Gonçalves da Luz contribuiu significativamente para a história da educação maranhense através de sua atuação como professora e literata negra em Itapecuru-Mirim na primeira metade do século XX. Sua dedicação à educação, defesa dos direitos dos professores, produção literária e envolvimento cultural contribuíram para a inclusão social e a valorização da identidade afrodescendente, deixando um legado que continua a inspirar e influenciar a sociedade maranhense. Daí espera-se que o estudo proporcione a contribuição esperada no campo educacional e literário. Dessa forma, ao compreender a inserção de Marianna Gonçalves da Luz no cenário educacional e cultural de Itapecuru-Mirim e do Maranhão, esperamos contribuir para a construção de uma memória mais inclusiva e crítica da história da educação brasileira.por
dc.description.abstractThis thesis deals with education in Maranhão, through the trajectory of a black teacher from the municipality of Itapecuru Mirim (1871-1960). It is part of the History and Politics of Education research line, developed in the History and Memory of Brazilian Education study group. This aims to analyze the educational, intellectual and professional trajectory of Marianna Gonçalves da Luz, with emphasis on her teaching knowledge, literary productions and her contributions to Itapecuruense society and to the History of Education in Maranhão, during the period of her experience, characterized by fundamental from the social, historical and feminist field; and its procedures include bibliographical review and the use of documentary sources. To support these studies we use the theoretical contributions of: Bourdieu (1996; 2006); Certeau (2002); Motta (2003); Perrot (2005); Nunes (2006); Louro (2008); Meihy: Holanda (2012); Souza (2012); Santana (2014); Reis (2017) and other scholars who focus on the topic, which will enable greater visibility of the Afro-descendant woman in the context of Brazilian society. The methodological approach will be anchored in the history of education, focusing on a subject of education and literature, specifically Marianna Gonçalves da Luz. The following categories are: trajectory; invisibility; black woman; poet and teacher, about which we agree with Franco (2008, p. 10) when stating that "they are perfectly possible and necessary for knowledge, through content analysis, within the scope of a critical methodological approach and epistemologically supported by the conception of science that recognizes the active role of the subject in the production of knowledge". The documentary analysis will include publications and iconographic materials from available public and private collections. The results obtained revealed that Marianna Gonçalves da Luz played a crucial role in the education of Itapecuru- Mirim, using methodologies adapted to local conditions and thus promoting social inclusion. His pedagogical practice was marked by an ethical and political commitment to education as a tool for social emancipation. Her literary production, although unintentionally, addressed relevant social issues, especially the living conditions of black populations and the inequalities faced by women, contributing to the construction of a more inclusive cultural memory. In conclusion, Marianna Gonçalves da Luz contributed significantly to the history of education in Maranhão through her work as a teacher and black writer in Itapecuru-Mirim in the first half of the 20th century. His dedication to education, defense of teachers' rights, literary production and cultural involvement contributed to social inclusion and the appreciation of Afro- descendant identity, leaving a legacy that continues to inspire and influence Maranhão society. . Hence, it is expected that the study will provide the expected contribution in the educational and literary field. In this way, by understanding the insertion of Marianna Gonçalves da Luz in the educational and cultural scene of Itapecuru-Mirim and Maranhão, we hope to contribute to the construction of a more inclusive and critical memory of the history of Brazilian education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-02-20T15:19:29Z No. of bitstreams: 1 ALBERTOMAGNOMOREIRAMARTINS.pdf: 2731223 bytes, checksum: 203455dac6e18453250fcce2b0663454 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-20T15:19:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALBERTOMAGNOMOREIRAMARTINS.pdf: 2731223 bytes, checksum: 203455dac6e18453250fcce2b0663454 (MD5) Previous issue date: 2025-02-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecttrajetória;por
dc.subjectinvisibilidade;por
dc.subjectmulher negra;por
dc.subjectpoeta;por
dc.subjectprofessora.por
dc.subjecttrajectory;eng
dc.subjectinvisibility;eng
dc.subjectblack woman;eng
dc.subjectpoet;eng
dc.subjectteacher.eng
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleMarianna Gonçalves da Luz na história da educação maranhense: trajetória de uma professora negra do município de Itapecuru –Mirim (1871-1960)por
dc.title.alternativeMarianna Gonçalves da Luz in the history of education in Maranhão: trajectory of a black teacher from the municipality of Itapecuru – Mirim (1871-1960)eng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALBERTOMAGNOMOREIRAMARTINS.pdfTese de Doutorado2,67 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.