Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5940
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | NOGUEIRA, Lucas Mateus da Silva | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/6214509068703418 | por |
dc.contributor.advisor1 | CARVALHO, Conceição de Maria Belfort | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7821541616565704 | por |
dc.contributor.referee1 | CARVALHO, Conceição de Maria Belfort | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7821541616565704 | por |
dc.contributor.referee2 | CUTRIM, Klautenys Dellene Guedes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4310600393313804 | por |
dc.contributor.referee3 | OLIVEIRA, Bruno Americo Mezenga de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | https://lattes.cnpq.br/5017841439131270 | por |
dc.date.accessioned | 2025-02-19T13:07:23Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-27 | - |
dc.identifier.citation | NOGUEIRA, Lucas Mateus da Silva. Museus como espaços que educam: Os mecanismos pedagógicos nos processos de disseminação da informação e socialização do conhecimento em Unidades de Informação do Centro Histórico de São Luís. 2025. 113 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5940 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa MUSEUS COMO ESPAÇOS QUE EDUCAM: os mecanismos pedagógicos nos processos de disseminação da informação e socialização do conhecimento em Unidades de Informação do Centro Histórico de São Luís faz parte da linha de pesquisa 2 (dois) Cultura, Educação e Tecnologia do Programa de Pós- Graduação em Cultura e Sociedade – PGCULT- UFMA. O presente pesquisador tem vínculo com o grupo de pesquisa GEPPaC. O objetivo deste trabalho foi analisar como as ações museais realizadas nas unidades de informação do centro histórico de São Luís do Maranhão podem se configurar como atividades educativas e formativas. Historicamente, a era dos museus no século XIX refletiu a crescente importância da memória na construção da identidade nacional; já no século XXI, a democratização e profissionalização dos espaços museológicos são metas essenciais, cujo foco está na formação contínua de profissionais do setor. O estudo justifica-se pela rica herança histórico-cultural de São Luís e pela oferta de uma oportunidade única para explorar as relações entre museus e escolas, além dos processos educativos que ocorrem dentro desses espaços. Esta pesquisa visa ainda investigar as metodologias aplicadas nos projetos dos museus Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) e Centro Cultural da VALE, destacando a participação das escolas e a capacitação dos estagiários e funcionários dessas instituições. Compreende-se a importância da memória coletiva e pessoal, conforme teorizado por Maurice Halbwachs e discutido por Ecléa Bosi, na formação de identidades e no processo educacional. Os museus, como espaços de preservação e disseminação do conhecimento, complementam a educação formal e promovem o desenvolvimento cognitivo dos alunos por meio de exposições e atividades interativas. Em termos metodológicos, esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com o Materialismo Histórico-Dialético como método, e utiliza revisão bibliográfica e pesquisa de campo para a coleta de dados. Entre as técnicas de coleta, destacam-se questionários aplicados aos funcionários dos museus e observação analítica das visitas técnicas escolares. A pesquisa de campo se concentrou no Centro Cultural da VALE e na FMRB, com exploração de suas interações com a comunidade escolar. Estruturalmente, este documento está dividido em seis capítulos, os quais abordam desde a análise do papel dos museus na preservação da história e cultura até as práticas formativas e educativas nesses espaços. Deste modo, com base na construção dos objetivos da presente pesquisa, foi possível chegar na conclusão do levantamento e escrita da presente dissertação a partir da análise de dados dos dois espaços em que foram realizadas as coletas, sendo assim, verificou-se as atividades formativas e educativas destes espaços, além de verificar a participação das escolas locais e comunidade onde a FMRB e o CCVM encontram-se inseridos. | por |
dc.description.abstract | The research MUSEUMS AS EDUCATIONAL SPACES: The Pedagogical Mechanisms in the Processes of Information Dissemination and Knowledge Socialization in Information Units of the Historic Center of São Luís It is part of research line 2 (two) Culture, Education and Technology, the current researcher is linked to the GEPPaC research group. The present research aims to analyze how museum actions carried out in the information units of the historic center of São Luís do Maranhão can be configured as educational and formative activities. Historically, the museum era in the 19th century reflected the growing importance of memory in the construction of national identity. In the 21st century, the democratization and professionalization of museum spaces are essential goals, focusing on the continuous training of sector professionals. The study is justified by the rich historical and cultural heritage of São Luís, offering a unique opportunity to explore the relationships between museums and schools and the educational processes that occur within these spaces. The research aims to investigate the methodologies applied in the projects of the museums Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) and Centro Cultural da VALE, highlighting the participation of schools and the training of interns and staff of these institutions. The importance of collective and personal memory, as theorized by Maurice Halbwachs and discussed by Ecléa Bosi, is understood in the formation of identities and the educational process. Museums, as spaces for the preservation and dissemination of knowledge, complement formal education and promote the cognitive development of students through exhibitions and interactive activities. The research adopts a qualitative approach, with Historical-Dialectical Materialism as a method, and utilizes bibliographic review and field data collection. Among the collection methods, questionnaires applied to museum staff and analytical observation of school technical visits are highlighted. The study is structured in five chapters, ranging from the analysis of the role of museums in preserving history and culture to the formative and educational practices in these spaces. The field research will focus on the Centro Cultural da VALE and the FMRB, exploring their interactions with the school community. In this way, based on the construction of the objectives of this research, it was possible to conclude the survey and writing of this dissertation based on the analysis of data from the two spaces in which the collections were carried out, therefore, the formative activities were verified and educational aspects of these spaces, in addition to verifying the participation of local schools and the community where the FMRB and the CCVM are located. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-02-19T13:07:23Z No. of bitstreams: 1 LUCAS MATEUS DA SILVA NOGUEIRA.pdf: 1362244 bytes, checksum: dd40038df633048ea293eed33321173b (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-19T13:07:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUCAS MATEUS DA SILVA NOGUEIRA.pdf: 1362244 bytes, checksum: dd40038df633048ea293eed33321173b (MD5) Previous issue date: 2025-01-27 | eng |
dc.description.sponsorship | CNPq | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE TURISMO E HOTELARIA/CCSO | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Museologia; | por |
dc.subject | Educação; | por |
dc.subject | Patrimônio Cultural; | por |
dc.subject | Interdisciplinar; | por |
dc.subject | São Luís do Maranhão | por |
dc.subject | Museology; | eng |
dc.subject | Education; | eng |
dc.subject | Cultural Heritage; | eng |
dc.subject | Interdisciplinar; | eng |
dc.subject | São Luís do Maranhão | eng |
dc.subject.cnpq | Museologia | por |
dc.title | MUSEUS COMO ESPAÇOS QUE EDUCAM: Os mecanismos pedagógicos nos processos de disseminação da informação e socialização do conhecimento em Unidades de Informação do Centro Histórico de São Luís | por |
dc.title.alternative | MUSEUMS AS SPACES THAT EDUCATE: The pedagogical mechanisms in processes of dissemination of information and socialization of knowledge in Information Units of the Historic Center of São Luís | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUCAS MATEUS DA SILVA NOGUEIRA.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,33 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.