Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5940
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNOGUEIRA, Lucas Mateus da Silva-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6214509068703418por
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Conceição de Maria Belfort-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7821541616565704por
dc.contributor.referee1CARVALHO, Conceição de Maria Belfort-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7821541616565704por
dc.contributor.referee2CUTRIM, Klautenys Dellene Guedes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4310600393313804por
dc.contributor.referee3OLIVEIRA, Bruno Americo Mezenga de-
dc.contributor.referee3Latteshttps://lattes.cnpq.br/5017841439131270por
dc.date.accessioned2025-02-19T13:07:23Z-
dc.date.issued2025-01-27-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Lucas Mateus da Silva. Museus como espaços que educam: Os mecanismos pedagógicos nos processos de disseminação da informação e socialização do conhecimento em Unidades de Informação do Centro Histórico de São Luís. 2025. 113 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5940-
dc.description.resumoA pesquisa MUSEUS COMO ESPAÇOS QUE EDUCAM: os mecanismos pedagógicos nos processos de disseminação da informação e socialização do conhecimento em Unidades de Informação do Centro Histórico de São Luís faz parte da linha de pesquisa 2 (dois) Cultura, Educação e Tecnologia do Programa de Pós- Graduação em Cultura e Sociedade – PGCULT- UFMA. O presente pesquisador tem vínculo com o grupo de pesquisa GEPPaC. O objetivo deste trabalho foi analisar como as ações museais realizadas nas unidades de informação do centro histórico de São Luís do Maranhão podem se configurar como atividades educativas e formativas. Historicamente, a era dos museus no século XIX refletiu a crescente importância da memória na construção da identidade nacional; já no século XXI, a democratização e profissionalização dos espaços museológicos são metas essenciais, cujo foco está na formação contínua de profissionais do setor. O estudo justifica-se pela rica herança histórico-cultural de São Luís e pela oferta de uma oportunidade única para explorar as relações entre museus e escolas, além dos processos educativos que ocorrem dentro desses espaços. Esta pesquisa visa ainda investigar as metodologias aplicadas nos projetos dos museus Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) e Centro Cultural da VALE, destacando a participação das escolas e a capacitação dos estagiários e funcionários dessas instituições. Compreende-se a importância da memória coletiva e pessoal, conforme teorizado por Maurice Halbwachs e discutido por Ecléa Bosi, na formação de identidades e no processo educacional. Os museus, como espaços de preservação e disseminação do conhecimento, complementam a educação formal e promovem o desenvolvimento cognitivo dos alunos por meio de exposições e atividades interativas. Em termos metodológicos, esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com o Materialismo Histórico-Dialético como método, e utiliza revisão bibliográfica e pesquisa de campo para a coleta de dados. Entre as técnicas de coleta, destacam-se questionários aplicados aos funcionários dos museus e observação analítica das visitas técnicas escolares. A pesquisa de campo se concentrou no Centro Cultural da VALE e na FMRB, com exploração de suas interações com a comunidade escolar. Estruturalmente, este documento está dividido em seis capítulos, os quais abordam desde a análise do papel dos museus na preservação da história e cultura até as práticas formativas e educativas nesses espaços. Deste modo, com base na construção dos objetivos da presente pesquisa, foi possível chegar na conclusão do levantamento e escrita da presente dissertação a partir da análise de dados dos dois espaços em que foram realizadas as coletas, sendo assim, verificou-se as atividades formativas e educativas destes espaços, além de verificar a participação das escolas locais e comunidade onde a FMRB e o CCVM encontram-se inseridos.por
dc.description.abstractThe research MUSEUMS AS EDUCATIONAL SPACES: The Pedagogical Mechanisms in the Processes of Information Dissemination and Knowledge Socialization in Information Units of the Historic Center of São Luís It is part of research line 2 (two) Culture, Education and Technology, the current researcher is linked to the GEPPaC research group. The present research aims to analyze how museum actions carried out in the information units of the historic center of São Luís do Maranhão can be configured as educational and formative activities. Historically, the museum era in the 19th century reflected the growing importance of memory in the construction of national identity. In the 21st century, the democratization and professionalization of museum spaces are essential goals, focusing on the continuous training of sector professionals. The study is justified by the rich historical and cultural heritage of São Luís, offering a unique opportunity to explore the relationships between museums and schools and the educational processes that occur within these spaces. The research aims to investigate the methodologies applied in the projects of the museums Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) and Centro Cultural da VALE, highlighting the participation of schools and the training of interns and staff of these institutions. The importance of collective and personal memory, as theorized by Maurice Halbwachs and discussed by Ecléa Bosi, is understood in the formation of identities and the educational process. Museums, as spaces for the preservation and dissemination of knowledge, complement formal education and promote the cognitive development of students through exhibitions and interactive activities. The research adopts a qualitative approach, with Historical-Dialectical Materialism as a method, and utilizes bibliographic review and field data collection. Among the collection methods, questionnaires applied to museum staff and analytical observation of school technical visits are highlighted. The study is structured in five chapters, ranging from the analysis of the role of museums in preserving history and culture to the formative and educational practices in these spaces. The field research will focus on the Centro Cultural da VALE and the FMRB, exploring their interactions with the school community. In this way, based on the construction of the objectives of this research, it was possible to conclude the survey and writing of this dissertation based on the analysis of data from the two spaces in which the collections were carried out, therefore, the formative activities were verified and educational aspects of these spaces, in addition to verifying the participation of local schools and the community where the FMRB and the CCVM are located.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-02-19T13:07:23Z No. of bitstreams: 1 LUCAS MATEUS DA SILVA NOGUEIRA.pdf: 1362244 bytes, checksum: dd40038df633048ea293eed33321173b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-19T13:07:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUCAS MATEUS DA SILVA NOGUEIRA.pdf: 1362244 bytes, checksum: dd40038df633048ea293eed33321173b (MD5) Previous issue date: 2025-01-27eng
dc.description.sponsorshipCNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE TURISMO E HOTELARIA/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMuseologia;por
dc.subjectEducação;por
dc.subjectPatrimônio Cultural;por
dc.subjectInterdisciplinar;por
dc.subjectSão Luís do Maranhãopor
dc.subjectMuseology;eng
dc.subjectEducation;eng
dc.subjectCultural Heritage;eng
dc.subjectInterdisciplinar;eng
dc.subjectSão Luís do Maranhãoeng
dc.subject.cnpqMuseologiapor
dc.titleMUSEUS COMO ESPAÇOS QUE EDUCAM: Os mecanismos pedagógicos nos processos de disseminação da informação e socialização do conhecimento em Unidades de Informação do Centro Histórico de São Luíspor
dc.title.alternativeMUSEUMS AS SPACES THAT EDUCATE: The pedagogical mechanisms in processes of dissemination of information and socialization of knowledge in Information Units of the Historic Center of São Luíseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCAS MATEUS DA SILVA NOGUEIRA.pdfDissertação de Mestrado1,33 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.