Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5939
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDIAS, Anne Kelly Santos Brito-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2193542559594485por
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9809524455006197por
dc.contributor.referee1CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9809524455006197por
dc.contributor.referee2NUNES, Iran de Maria Leitão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2313634756775278por
dc.contributor.referee3QUIXABA, Maria Nilza Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4823129052762740por
dc.date.accessioned2025-02-19T13:05:15Z-
dc.date.issued2024-04-04-
dc.identifier.citationDIAS, Anne Kelly Santos Brito. Formação continuada de professores em turmas regulares com alunos público-alvo da educação especial. 2024. 104 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5939-
dc.description.resumoEste pesquisa trata sobre formação continuada de professores na perspectiva da educação inclusiva realizadas com professores das salas regulares do município de Bacabeira. O estudo teve como objetivo analisar a formação continuada relacionada às práticas educacionais inclusivas de alunos público-alvo da Educação Especial. A metodologia qualitativa é utilizada neste trabalho já que encontra-se ligada às investigações na área da Educação, além disso, foi utilizada entrevista semiestruturada, bem como a técnica do grupo focal para coleta de dados, com 10 participantes escolhidos através de critérios de compatibilidade com o objetivo a que se propôs esta pesquisa. A fundamentação das discussões e análises foi baseada em trabalhos de autores como: André (2010), Amaral (2017), Carvalho ( 2015), Freire (1987, 2013,1996) , Gadotti (2003) Mantoan (2003, 2015), Saviani (2009, 2017), entre outros, bem como diretrizes públicas internacionais nacionais, estaduais e municipais que versam sobre o objeto desse estudo. Os resultados da pesquisa apontam para a importância da formação continuada como instrumento fundamental para garantia dos Direitos Humanos de todos e todas, destacando a necessidade de formação dos docentes para atender a singularidade dos estudantes e suas diversidades de aprendizagem. Além disso, apontam para a importância da formação continuada como forma de auxílio na construção de uma identidade e autonomia dos docentes.por
dc.description.abstractThis study deals with continuing education for teachers in the perspective of inclusive education in regular classrooms conducted with teachers in the city of Bacabeira, the research presents an investigation on the effectiveness of continuing education for teachers in regular classrooms from the perspective of school inclusion. The study was conducted with school teachers in the municipality of Bacabeira and aimed to analyze the continuing education related to inclusive educational practices for students targeted for Special Education. The qualitative methodology is used in this work since it was linked to studies in education. Furthermore, the research used semi-structured interviews, as well as the focus group technique for data collection, with 10 participants chosen through criteria of compatibility with the objective of this research. To substantiate and deepen the discussions and analysis, this study used scholars such as André (2010), Amaral (2017), Carvalho (2015), Freire (1987, 2013, 1996), Gadotti (2003), Mantoan (2003, 2015), Saviani (2009, 2017), among others, as well as international, national, state and municipal laws that address the object of this study. The results of the research point to the importance of continuing education as a fundamental instrument to guarantee the Human Rights of all, highlighting the need for teacher training to meet the uniqueness of students and their learning diversity. In addition, the study points to the importance of continuing education as a way to help build teachers' identity and autonomy.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-02-19T13:05:15Z No. of bitstreams: 1 ANNEKELLYSANTOSBRITODIAS.pdf: 1451727 bytes, checksum: 7f77bf98b35d6dc3277f719e248b3959 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-19T13:05:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANNEKELLYSANTOSBRITODIAS.pdf: 1451727 bytes, checksum: 7f77bf98b35d6dc3277f719e248b3959 (MD5) Previous issue date: 2024-04-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação especial na perspectiva da inclusão;por
dc.subjectpráticas docentes em turmas regulares;por
dc.subjectformação continuada.por
dc.subjectspecial education from the perspective of inclusion;eng
dc.subjectteaching practices in regular classes;eng
dc.subjectcontinuing education.eng
dc.subject.cnpqEducação Especialpor
dc.titleFormação continuada de professores em turmas regulares com alunos público-alvo da educação especialpor
dc.title.alternativeContinuing training of teachers in regular classes with target students in special educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANNEKELLYSANTOSBRITODIAS.pdfDissertação de Mestrado1,42 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.