Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5939
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação continuada de professores em turmas regulares com alunos público-alvo da educação especial
Título(s) alternativo(s): Continuing training of teachers in regular classes with target students in special education
Autor: DIAS, Anne Kelly Santos Brito 
Primeiro orientador: CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de
Primeiro membro da banca: CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de
Segundo membro da banca: NUNES, Iran de Maria Leitão
Terceiro membro da banca: QUIXABA, Maria Nilza Oliveira
Resumo: Este pesquisa trata sobre formação continuada de professores na perspectiva da educação inclusiva realizadas com professores das salas regulares do município de Bacabeira. O estudo teve como objetivo analisar a formação continuada relacionada às práticas educacionais inclusivas de alunos público-alvo da Educação Especial. A metodologia qualitativa é utilizada neste trabalho já que encontra-se ligada às investigações na área da Educação, além disso, foi utilizada entrevista semiestruturada, bem como a técnica do grupo focal para coleta de dados, com 10 participantes escolhidos através de critérios de compatibilidade com o objetivo a que se propôs esta pesquisa. A fundamentação das discussões e análises foi baseada em trabalhos de autores como: André (2010), Amaral (2017), Carvalho ( 2015), Freire (1987, 2013,1996) , Gadotti (2003) Mantoan (2003, 2015), Saviani (2009, 2017), entre outros, bem como diretrizes públicas internacionais nacionais, estaduais e municipais que versam sobre o objeto desse estudo. Os resultados da pesquisa apontam para a importância da formação continuada como instrumento fundamental para garantia dos Direitos Humanos de todos e todas, destacando a necessidade de formação dos docentes para atender a singularidade dos estudantes e suas diversidades de aprendizagem. Além disso, apontam para a importância da formação continuada como forma de auxílio na construção de uma identidade e autonomia dos docentes.
Abstract: This study deals with continuing education for teachers in the perspective of inclusive education in regular classrooms conducted with teachers in the city of Bacabeira, the research presents an investigation on the effectiveness of continuing education for teachers in regular classrooms from the perspective of school inclusion. The study was conducted with school teachers in the municipality of Bacabeira and aimed to analyze the continuing education related to inclusive educational practices for students targeted for Special Education. The qualitative methodology is used in this work since it was linked to studies in education. Furthermore, the research used semi-structured interviews, as well as the focus group technique for data collection, with 10 participants chosen through criteria of compatibility with the objective of this research. To substantiate and deepen the discussions and analysis, this study used scholars such as André (2010), Amaral (2017), Carvalho (2015), Freire (1987, 2013, 1996), Gadotti (2003), Mantoan (2003, 2015), Saviani (2009, 2017), among others, as well as international, national, state and municipal laws that address the object of this study. The results of the research point to the importance of continuing education as a fundamental instrument to guarantee the Human Rights of all, highlighting the need for teacher training to meet the uniqueness of students and their learning diversity. In addition, the study points to the importance of continuing education as a way to help build teachers' identity and autonomy.
Palavras-chave: educação especial na perspectiva da inclusão;
práticas docentes em turmas regulares;
formação continuada.
special education from the perspective of inclusion;
teaching practices in regular classes;
continuing education.
Área(s) do CNPq: Educação Especial
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: DIAS, Anne Kelly Santos Brito. Formação continuada de professores em turmas regulares com alunos público-alvo da educação especial. 2024. 104 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5939
Data de defesa: 4-Abr-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANNEKELLYSANTOSBRITODIAS.pdfDissertação de Mestrado1,42 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.