Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5935
Tipo do documento: Dissertação
Título: O MOVIMENTO CORPORAL DA CRIANÇA: Um estudo à luz da Teoria das Representações Sociais
Título(s) alternativo(s): CHILDREN'S BODY MOVEMENT: A study in light of the Theory of Social Representations
Autor: IRINEU, Débora Vanessa da Costa 
Primeiro orientador: BONFIM, Maria Núbia Barbosa
Primeiro membro da banca: BONFIM, Maria Núbia Barbosa
Segundo membro da banca: MORAES, Lélia Cristina Silveira de
Terceiro membro da banca: JESUS, Dourivan Camara Silva de
Resumo: A Educação infantil constitui a primeira etapa da Educação Básica, e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar como o movimento corporal de crianças de três a cinco (3 a 5) anos é utilizado pelos seus professores na prática pedagógica, tendo em vista a importância que lhes é própria para o desenvolvimento infantil à luz da Teoria das Representações Sociais (TRS). O estudo se desdobra nos seguintes objetivos específicos: captar como pensam os professores da Educação Infantil sobre a movimentação corporal das crianças pequenas na escola pesquisada; conhecer experiências profissionais vividas pelos docentes, em que as crianças demonstraram avanço no desenvolvimento cognitivo e afetivo, a partir de atividades envolvendo o movimento corporal; apontar em diálogo com a TRS o que os professores dizem com relação à prática pedagógica que se realiza no cotidiano da escola. O universo infantil é permeado pela ludicidade e pela ação do brincar, assim, uma das principais características da criança é o movimento corporal. Nesta pesquisa, compreende-se a criança como um sujeito ativo, que participa das atividades no meio em que está inserida, em especial no contexto escolar. Portanto, o estudo é desenvolvido através da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo, e assumiu um caráter qualitativo, pois considera a capacidade reflexiva do sujeito sobre suas ações e sua construção enquanto pessoa por meio de suas interações sociais. Realiza-se a coleta de dados através do Google Forms no campo de pesquisa, a escola. Para o embasamento teórico metodológico deste estudo, utiliza-se a TRS, que possui como referência os estudos de Serge Moscovici, uma vez que a Teoria possibilita investigar as crenças e ideias compartilhadas por um grupo social e o modo como conduzem suas ações e comportamentos, conduzindo a reflexões e interpretações sobre o movimento corporal da criança. Utiliza-se como instrumento da pesquisa o questionário de perfil e a entrevista semiestruturada. O tratamento dos dados da pesquisa é realizado com o apoio da técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977), pois permite a dedução e a inferência dos dados coletados. A conclusão desta pesquisa mostra que atividades como o brincar, a motricidade, o desenvolvimento da afetividade e a linguagem, respeitando as diferentes idades das crianças, no que se refere ao universo simbólico e cultural, além de favorecer o reconhecimento do corpo e de suas possibilidades de movimento, endossaram a autonomia motora das ações corporais das crianças favorecendo as interações vivenciadas no contexto social da escola no dia a dia, onde são geradas novas representações.
Abstract: The Early Childhood Education is the first stage of Basic Education, and aims at the integral development of the child in its physical, psychological, intellectual and social aspects. This research has the general objective of investigating how the body movement of children from three to five (3-5) years old is used by their teachers in pedagogical practice, and considering the importance that is proper for child development in the light of the Theory of Social Representations (TRS). The study is divided into the following specific objectives: to capture how do teachers of Early Childhood Education think about the body movement of young children in the school studied; to know professional experiences lived by teachers, in which the children demonstrated progress in cognitive and affective development, from activities involving body movement; point out in dialogue with TRS what teachers say regarding the pedagogical practice that is carried out in the daily life of the school. The children’s universe is permeated by playfulness and action of play, thus, one of the main characteristics of the child is body movement. In this research, the child is understood as an active subject, who participates in activities in the environment in which he is inserted, especially in the school context. Therefore, the study is developed through bibliographical research and field research, and assumed a qualitative character, because it considers the reflective capacity of the subject on his actions and its construction as a person through their social interactions. Data collection is carried out through the Google Forms in the search field, the school. For the theoretical methodological basis of this study, we use TRS, which has as reference the studies of Serge Moscovici, since the Theory allows to investigate the beliefs and ideas shared by a social group and the way they conduct their actions and behaviors, leading to reflections and interpretations about the child’s body movement. The questionnaire and semi-structured interview are used as research instrument. The treatment of the research data is carried out with the support of the content analysis technique of Bardin (1977), since it allows the deduction and inference of the collected data. The conclusion of this research shows that activities such as play, motor skills, development of affectivity and language, respecting the different ages of children, with regard to the symbolic and cultural universe, In addition to favoring the recognition of the body and its possibilities of movement, they endorsed the motor autonomy of the children’s bodily actions favoring the interactions experienced in the social context of the school in everyday life, where new representations are generated.
Palavras-chave: Educação Infantil;
Representações Sociais;
Movimento Corporal
Early Childhood Education;
Social Representations;
Body Movement
Área(s) do CNPq: TÓPICOS ESPECÍFICOS EM EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: IRINEU, Débora Vanessa da Costa. O movimento corporal da criança: Um estudo à luz da Teoria das Representações Sociais. 2024. 163 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5935
Data de defesa: 13-Set-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DÉBORA VANESSA DA COSTA IRINEU.pdfDissertação de Mestrado2,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.