Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/592
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A CONSTRUÇÃO DO SER CANELA: dinâmicas educacionais na aldeia Escalvado. |
Título(s) alternativo(s): | CONSTRUCTION OF THE SELF CINNAMON: dynamic education in the village Escalvado. |
Autor: | ALMEIDA, Mônica Ribeiro Moraes de |
Primeiro orientador: | COELHO, Elizabeth Maria Beserra |
Resumo: | Esta dissertação analisa a relação dos Ramkokamekrá/Canela com a instituição escolar. A partir da forma como se organizam e se estruturam busca perceber como se reproduzem e como se articulam para atender às novas necessidades sócioculturais e ao ritmo de vida social. Assim, apresenta as formas tradicionais de educação tomando três rituais: Khêêntúwayê, Pepyê e Pepkahàk; como importantes elementos para entender como os Canelas internalizam em seus membros a sua maneira de ser, garantindo a sua sobrevivência enquanto grupo. Utiliza o mito de Awkhê como ferramenta de análise da relação: Canelas/ Escola, como elemento essencial para compreender a relação tensa que estabelecem com a alteridade. |
Abstract: | This dissertation examines the relationship of Ramkokamekrá / Canela with the school. From the way it is organized and structured search see how they reproduce and how to articulate to meet new sociocultural needs and the pace of life. So, has the traditional forms of education taking three rituals: Khêêntúwayê, Pepyê and Pepkahàk; as important elements to understand how the Canelas internalize its members in its way of being, ensuring its survival as a group. Uses the myth of Awkhê as a tool for analyzing the relationship: Canelas / School, as essential to understand the tense relationship with establishing otherness. |
Palavras-chave: | Educação escola rituais de iniciação mito de Awkhê Canela colonialismo Traditional education school rites of initiation Canela colonialism |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS; ANTROPOLOGIA; ETNOLOGIA INDIGENA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/CCH |
Citação: | ALMEIDA, Mônica Ribeiro Moraes de. A CONSTRUÇÃO DO SER CANELA: Dinâmicas educacionais na aldeia Escalvado. 2009. 111 f. Dissertação (Mestrado em SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/592 |
Data de defesa: | 19-Fev-2009 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS-PPGCSoc |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
MONICA RIBEIRO MORAES DE ALMEIDA.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.