Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/592
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALMEIDA, Mônica Ribeiro Moraes dept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2277258075147296por
dc.contributor.advisor1COELHO, Elizabeth Maria Beserrapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5976340283035276por
dc.date.accessioned2016-08-17T18:01:58Z-
dc.date.available2009-10-27pt_BR
dc.date.issued2009-02-19pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Mônica Ribeiro Moraes de. A CONSTRUÇÃO DO SER CANELA: Dinâmicas educacionais na aldeia Escalvado. 2009. 111 f. Dissertação (Mestrado em SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/592-
dc.description.resumoEsta dissertação analisa a relação dos Ramkokamekrá/Canela com a instituição escolar. A partir da forma como se organizam e se estruturam busca perceber como se reproduzem e como se articulam para atender às novas necessidades sócioculturais e ao ritmo de vida social. Assim, apresenta as formas tradicionais de educação tomando três rituais: Khêêntúwayê, Pepyê e Pepkahàk; como importantes elementos para entender como os Canelas internalizam em seus membros a sua maneira de ser, garantindo a sua sobrevivência enquanto grupo. Utiliza o mito de Awkhê como ferramenta de análise da relação: Canelas/ Escola, como elemento essencial para compreender a relação tensa que estabelecem com a alteridade.por
dc.description.abstractThis dissertation examines the relationship of Ramkokamekrá / Canela with the school. From the way it is organized and structured search see how they reproduce and how to articulate to meet new sociocultural needs and the pace of life. So, has the traditional forms of education taking three rituals: Khêêntúwayê, Pepyê and Pepkahàk; as important elements to understand how the Canelas internalize its members in its way of being, ensuring its survival as a group. Uses the myth of Awkhê as a tool for analyzing the relationship: Canelas / School, as essential to understand the tense relationship with establishing otherness.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T18:01:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MONICA RIBEIRO MORAES DE ALMEIDA.pdf: 1161433 bytes, checksum: 2140ea8bdca9e350f8b6c455d5881713 (MD5) Previous issue date: 2009-02-19eng
dc.description.sponsorshipFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃOpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentSOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectescolapor
dc.subjectrituais de iniciaçãopor
dc.subjectmito de Awkhêpor
dc.subjectCanelapor
dc.subjectcolonialismopor
dc.subjectTraditional educationeng
dc.subjectschooleng
dc.subjectrites of initiationeng
dc.subjectCanelaeng
dc.subjectcolonialismeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS; ANTROPOLOGIA; ETNOLOGIA INDIGENApor
dc.titleA CONSTRUÇÃO DO SER CANELA: dinâmicas educacionais na aldeia Escalvado.por
dc.title.alternativeCONSTRUCTION OF THE SELF CINNAMON: dynamic education in the village Escalvado.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS-PPGCSoc

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MONICA RIBEIRO MORAES DE ALMEIDA.pdf1,13 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.