Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/592
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | ALMEIDA, Mônica Ribeiro Moraes de | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2277258075147296 | por |
dc.contributor.advisor1 | COELHO, Elizabeth Maria Beserra | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5976340283035276 | por |
dc.date.accessioned | 2016-08-17T18:01:58Z | - |
dc.date.available | 2009-10-27 | pt_BR |
dc.date.issued | 2009-02-19 | pt_BR |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Mônica Ribeiro Moraes de. A CONSTRUÇÃO DO SER CANELA: Dinâmicas educacionais na aldeia Escalvado. 2009. 111 f. Dissertação (Mestrado em SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2009. | por |
dc.identifier.uri | http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/592 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação analisa a relação dos Ramkokamekrá/Canela com a instituição escolar. A partir da forma como se organizam e se estruturam busca perceber como se reproduzem e como se articulam para atender às novas necessidades sócioculturais e ao ritmo de vida social. Assim, apresenta as formas tradicionais de educação tomando três rituais: Khêêntúwayê, Pepyê e Pepkahàk; como importantes elementos para entender como os Canelas internalizam em seus membros a sua maneira de ser, garantindo a sua sobrevivência enquanto grupo. Utiliza o mito de Awkhê como ferramenta de análise da relação: Canelas/ Escola, como elemento essencial para compreender a relação tensa que estabelecem com a alteridade. | por |
dc.description.abstract | This dissertation examines the relationship of Ramkokamekrá / Canela with the school. From the way it is organized and structured search see how they reproduce and how to articulate to meet new sociocultural needs and the pace of life. So, has the traditional forms of education taking three rituals: Khêêntúwayê, Pepyê and Pepkahàk; as important elements to understand how the Canelas internalize its members in its way of being, ensuring its survival as a group. Uses the myth of Awkhê as a tool for analyzing the relationship: Canelas / School, as essential to understand the tense relationship with establishing otherness. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-08-17T18:01:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MONICA RIBEIRO MORAES DE ALMEIDA.pdf: 1161433 bytes, checksum: 2140ea8bdca9e350f8b6c455d5881713 (MD5) Previous issue date: 2009-02-19 | eng |
dc.description.sponsorship | FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO | pt_BR |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/CCH | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | escola | por |
dc.subject | rituais de iniciação | por |
dc.subject | mito de Awkhê | por |
dc.subject | Canela | por |
dc.subject | colonialismo | por |
dc.subject | Traditional education | eng |
dc.subject | school | eng |
dc.subject | rites of initiation | eng |
dc.subject | Canela | eng |
dc.subject | colonialism | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS; ANTROPOLOGIA; ETNOLOGIA INDIGENA | por |
dc.title | A CONSTRUÇÃO DO SER CANELA: dinâmicas educacionais na aldeia Escalvado. | por |
dc.title.alternative | CONSTRUCTION OF THE SELF CINNAMON: dynamic education in the village Escalvado. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS-PPGCSoc |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
MONICA RIBEIRO MORAES DE ALMEIDA.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.