Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5914
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBEZERRA, Jose Nilson Chagas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5213031400699348por
dc.contributor.advisor1RUIVO, José Leonardo Annunziato-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3388116500631463por
dc.contributor.referee1RUIVO, José Leonardo Annunziato-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3388116500631463por
dc.contributor.referee2SANTOS, Breno Ricardo Guimarães-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6164221411927239por
dc.contributor.referee3SERRA, Maria Olília-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0797696566118847por
dc.date.accessioned2025-02-12T18:24:30Z-
dc.date.issued2024-09-11-
dc.identifier.citationBEZERRA, Jose Nilson Chagas. Injustiças epistêmicas e ensino de Filosofia: Uma proposta de Sequência Didática. 2024.128 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5914-
dc.description.resumoA presente dissertação tem por objetivo a problemática das Injustiças epistêmicas e ensino de filosofia. Propomos uma sequência didática sobre o conceito de injustiças epistêmicas no Ensino Médio. A sequência didática foi a aplicada no Centro Educa Mais Olindina Nunes Freire, localizado na cidade de Pedreiras- MA. No primeiro capítulo, o objetivo é abordar a questão do ensino de filosofia. Nesse sentido, conceituamos o que seja filosofia, apresentamos algumas características do processo da reflexão filosófica e também evidenciamos o caráter pluriversal da filosofia. No segundo capítulo, desenvolvemos sobre o conceito de injustiças epistêmicas, tal como formulado por Miranda Fricker (2023). Focaremos, neste trabalho, nas injustiças testemunhais, que ocorrem quando o testemunho de uma falante não é levado em consideração devido a algum preconceito identitário. No terceiro capítulo, apresentamos uma sequência didática, intitulada “O combate às injustiças epistêmicas” como proposta metodológica para o ensino de filosofia no Centro de Ensino Educa Mais Olindina Nunes Freire. A sequência didática proporcionou aos/as alunos/as se apropriarem dos conceitos e apresentarem propostas de combate às injustiças epistêmicas.por
dc.description.abstractEsta disertación tiene como objetivo abordar la cuestión de las injusticias epistémicas y la enseñanza de la filosofía. Proponemos una secuencia didáctica sobre el concepto de injusticias epistémicas en la Escuela Secundaria. La secuencia didáctica fue aplicada en el Centro Educa Mais Olindina Nunes Freire, ubicado en la ciudad de Pedreiras-MA. En el primer capítulo, el objetivo es abordar el tema de la enseñanza de la filosofía. En este sentido, la conceptualizamos como filosofía, presentamos algunas características del proceso de reflexión filosófica y también resaltamos el carácter pluriversal de la filosofía. En el segundo capítulo desarrollamos el concepto de injusticias epistémicas, tal como lo formula Miranda Fricker (2023). En este Trabajo, nos centraremos en las injusticias testimoniales, que se producen cuando el testimonio de un hablante no es tenido en cuenta por algún prejuicio identitario. En el tercer capítulo, presentamos una secuencia didáctica, titulada “La lucha contra las injusticias epistémicas” como propuesta metodológica para la enseñanza de la filosofía en el Centro de Enseñanza Educa Mais Olindina Nunes Freire. La Secuencia Didáctica permitió a los estudiantes apropiarse de los conceptos y presentar propuestas para combatir las injusticias epistémicas.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-02-12T18:24:30Z No. of bitstreams: 1 JOSE NILSON CHAGAS BEZERRA.pdf: 8491659 bytes, checksum: faa1474a3bc69f3cab6a2158b5fbed5f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-12T18:24:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOSE NILSON CHAGAS BEZERRA.pdf: 8491659 bytes, checksum: faa1474a3bc69f3cab6a2158b5fbed5f (MD5) Previous issue date: 2024-09-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectinjustiça epistêmica;por
dc.subjectensino de Filosofia;por
dc.subjectracismo;por
dc.subjectinjustiça testemunhal;por
dc.subjectinjusticia epistémica;spa
dc.subjectenseñanza de la Filosofía;spa
dc.subjectracismo;spa
dc.subjectinjusticia testimonialspa
dc.subject.cnpqEpistemologiapor
dc.titleInjustiças epistêmicas e ensino de Filosofia: uma proposta de sequência didáticapor
dc.title.alternativeInjusticias epistémicas y enseñanza de la Filosofía: una propuesta de secuencia cosas didácticasspa
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSE NILSON CHAGAS BEZERRA.pdfDissertação de Mestrado8,29 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.