Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5914
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Injustiças epistêmicas e ensino de Filosofia: uma proposta de sequência didática |
Título(s) alternativo(s): | Injusticias epistémicas y enseñanza de la Filosofía: una propuesta de secuencia cosas didácticas |
Autor: | BEZERRA, Jose Nilson Chagas ![]() |
Primeiro orientador: | RUIVO, José Leonardo Annunziato |
Primeiro membro da banca: | RUIVO, José Leonardo Annunziato |
Segundo membro da banca: | SANTOS, Breno Ricardo Guimarães |
Terceiro membro da banca: | SERRA, Maria Olília |
Resumo: | A presente dissertação tem por objetivo a problemática das Injustiças epistêmicas e ensino de filosofia. Propomos uma sequência didática sobre o conceito de injustiças epistêmicas no Ensino Médio. A sequência didática foi a aplicada no Centro Educa Mais Olindina Nunes Freire, localizado na cidade de Pedreiras- MA. No primeiro capítulo, o objetivo é abordar a questão do ensino de filosofia. Nesse sentido, conceituamos o que seja filosofia, apresentamos algumas características do processo da reflexão filosófica e também evidenciamos o caráter pluriversal da filosofia. No segundo capítulo, desenvolvemos sobre o conceito de injustiças epistêmicas, tal como formulado por Miranda Fricker (2023). Focaremos, neste trabalho, nas injustiças testemunhais, que ocorrem quando o testemunho de uma falante não é levado em consideração devido a algum preconceito identitário. No terceiro capítulo, apresentamos uma sequência didática, intitulada “O combate às injustiças epistêmicas” como proposta metodológica para o ensino de filosofia no Centro de Ensino Educa Mais Olindina Nunes Freire. A sequência didática proporcionou aos/as alunos/as se apropriarem dos conceitos e apresentarem propostas de combate às injustiças epistêmicas. |
Abstract: | Esta disertación tiene como objetivo abordar la cuestión de las injusticias epistémicas y la enseñanza de la filosofía. Proponemos una secuencia didáctica sobre el concepto de injusticias epistémicas en la Escuela Secundaria. La secuencia didáctica fue aplicada en el Centro Educa Mais Olindina Nunes Freire, ubicado en la ciudad de Pedreiras-MA. En el primer capítulo, el objetivo es abordar el tema de la enseñanza de la filosofía. En este sentido, la conceptualizamos como filosofía, presentamos algunas características del proceso de reflexión filosófica y también resaltamos el carácter pluriversal de la filosofía. En el segundo capítulo desarrollamos el concepto de injusticias epistémicas, tal como lo formula Miranda Fricker (2023). En este Trabajo, nos centraremos en las injusticias testimoniales, que se producen cuando el testimonio de un hablante no es tenido en cuenta por algún prejuicio identitario. En el tercer capítulo, presentamos una secuencia didáctica, titulada “La lucha contra las injusticias epistémicas” como propuesta metodológica para la enseñanza de la filosofía en el Centro de Enseñanza Educa Mais Olindina Nunes Freire. La Secuencia Didáctica permitió a los estudiantes apropiarse de los conceptos y presentar propuestas para combatir las injusticias epistémicas. |
Palavras-chave: | injustiça epistêmica; ensino de Filosofia; racismo; injustiça testemunhal; injusticia epistémica; enseñanza de la Filosofía; racismo; injusticia testimonial |
Área(s) do CNPq: | Epistemologia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCH |
Citação: | BEZERRA, Jose Nilson Chagas. Injustiças epistêmicas e ensino de Filosofia: Uma proposta de Sequência Didática. 2024.128 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5914 |
Data de defesa: | 11-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOSE NILSON CHAGAS BEZERRA.pdf | Dissertação de Mestrado | 8,29 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.