Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5909
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | ROLIM, Adriana Coimbra | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9747839804971585 | por |
dc.contributor.advisor1 | SOUSA, Antônio Paulino de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4512688817646871 | por |
dc.contributor.referee1 | LUZ, Lila Cristina Xavier | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1636718704724240 | por |
dc.contributor.referee2 | NASCIMENTO, Rita de Cássia Gomes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9840572516296947 | por |
dc.contributor.referee3 | MOTTA, Diomar das Graças | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2116765981459981 | por |
dc.contributor.referee4 | CAVALCANTI, Cacilda Rodrigues | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/2817952441255593 | por |
dc.date.accessioned | 2025-02-12T16:59:08Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-24 | - |
dc.identifier.citation | ROLIM, Adriana Coimbra. O PROCAMPO no contexto do PRONACAMPO: Estado, políticas públicas e formação política de educadores (as) do campo no IFMA Campus São Luís - Maracanã. 2024. 103 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão,São Luís, 2024. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5909 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação investiga o processo de formação política dos educadores do campo no âmbito do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO), inserido no contexto do Programa Nacional de Educação do Campo (PRONACAMPO), especificamente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus São Luís – Maracanã. O trabalho discute a interação entre o Estado e as políticas públicas, em um cenário marcado por contradições e conflitos de classe entre forças hegemônicas e contra hegemônicas. A pesquisa adota uma perspectiva teórico metodológica que combina o materialismo histórico-dialético e a análise crítica das políticas educacionais, abordando a formação de educadores do campo como um espaço de disputa entre diferentes projetos societários. Os resultados evidenciam a importância de uma formação política que considere as especificidades e necessidades dos povos do campo, frente a um contexto de políticas neoliberais que tendem a minimizar os direitos conquistados pelos movimentos sociais. A dissertação contribui para o entendimento das contradições presentes na implementação de políticas públicas voltadas para a educação no campo e aponta para a necessidade de uma formação docente que transcenda o tecnicismo e se engaje em práticas transformadoras e emancipadoras. | por |
dc.description.abstract | This dissertation investigates the political training process of rural educators within the scope of the "Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo" (PROCAMPO), in the context of the "Programa Nacional de Educação do Campo" (PRONACAMPO), specifically at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Maranhão (IFMA), Campus São Luís – Maracanã. The study discusses the interaction between the State and public policies, in a scenario marked by contradictions and class conflicts between hegemonic and counter-hegemonic forces. The research adopts a theoretical methodological perspective that combines historical-dialectical materialism and critical analysis of educational policies, addressing the training of rural educators as a space for dispute between different societal projects. The results highlight the importance of political training that considers the specificities and needs of rural populations in a context where neoliberal policies tend to minimize the rights achieved by social movements. The dissertation contributes to the understanding of the contradictions present in the implementation of public policies aimed at rural education and points to the need for teacher training that transcends technicalities and engages in transformative and emancipatory practices. Keywords: | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2025-02-12T16:59:08Z No. of bitstreams: 1 Adriana_Coimbra_Rolim.pdf: 797356 bytes, checksum: 0cf710c44dfee4aa1b51c5b3c87a1217 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-12T16:59:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adriana_Coimbra_Rolim.pdf: 797356 bytes, checksum: 0cf710c44dfee4aa1b51c5b3c87a1217 (MD5) Previous issue date: 2024-09-24 | eng |
dc.description.sponsorship | CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação do Campo; | por |
dc.subject | Políticas Públicas; | por |
dc.subject | PRONACAMPO; | por |
dc.subject | PROCAMPO IFMA Campus São Luís/Maracanã; | por |
dc.subject | Rural Education; | eng |
dc.subject | Public Policies; | eng |
dc.subject | PRONACAMPO; | eng |
dc.subject | PROCAMPO IFMA Campus São Luís/Maracanã. | eng |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.subject.cnpq | Políticas Públicas | por |
dc.title | O PROCAMPO no contexto do PRONACAMPO: Estado, políticas públicas e formação política de educadores (as) do campo no IFMA Campus São Luís - Maracanã | por |
dc.title.alternative | PROCAMPO in the context of PRONACAMPO: State, public policies and political training of rural educators at IFMA Campus São Luís - Maracanã | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Adriana_Coimbra_Rolim.pdf | Dissertação de Mestrado | 778,67 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.