Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5909
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorROLIM, Adriana Coimbra-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9747839804971585por
dc.contributor.advisor1SOUSA, Antônio Paulino de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4512688817646871por
dc.contributor.referee1LUZ, Lila Cristina Xavier-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1636718704724240por
dc.contributor.referee2NASCIMENTO, Rita de Cássia Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9840572516296947por
dc.contributor.referee3MOTTA, Diomar das Graças-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2116765981459981por
dc.contributor.referee4CAVALCANTI, Cacilda Rodrigues-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2817952441255593por
dc.date.accessioned2025-02-12T16:59:08Z-
dc.date.issued2024-09-24-
dc.identifier.citationROLIM, Adriana Coimbra. O PROCAMPO no contexto do PRONACAMPO: Estado, políticas públicas e formação política de educadores (as) do campo no IFMA Campus São Luís - Maracanã. 2024. 103 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão,São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5909-
dc.description.resumoEsta dissertação investiga o processo de formação política dos educadores do campo no âmbito do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO), inserido no contexto do Programa Nacional de Educação do Campo (PRONACAMPO), especificamente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus São Luís – Maracanã. O trabalho discute a interação entre o Estado e as políticas públicas, em um cenário marcado por contradições e conflitos de classe entre forças hegemônicas e contra hegemônicas. A pesquisa adota uma perspectiva teórico metodológica que combina o materialismo histórico-dialético e a análise crítica das políticas educacionais, abordando a formação de educadores do campo como um espaço de disputa entre diferentes projetos societários. Os resultados evidenciam a importância de uma formação política que considere as especificidades e necessidades dos povos do campo, frente a um contexto de políticas neoliberais que tendem a minimizar os direitos conquistados pelos movimentos sociais. A dissertação contribui para o entendimento das contradições presentes na implementação de políticas públicas voltadas para a educação no campo e aponta para a necessidade de uma formação docente que transcenda o tecnicismo e se engaje em práticas transformadoras e emancipadoras.por
dc.description.abstractThis dissertation investigates the political training process of rural educators within the scope of the "Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo" (PROCAMPO), in the context of the "Programa Nacional de Educação do Campo" (PRONACAMPO), specifically at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Maranhão (IFMA), Campus São Luís – Maracanã. The study discusses the interaction between the State and public policies, in a scenario marked by contradictions and class conflicts between hegemonic and counter-hegemonic forces. The research adopts a theoretical methodological perspective that combines historical-dialectical materialism and critical analysis of educational policies, addressing the training of rural educators as a space for dispute between different societal projects. The results highlight the importance of political training that considers the specificities and needs of rural populations in a context where neoliberal policies tend to minimize the rights achieved by social movements. The dissertation contributes to the understanding of the contradictions present in the implementation of public policies aimed at rural education and points to the need for teacher training that transcends technicalities and engages in transformative and emancipatory practices. Keywords:eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2025-02-12T16:59:08Z No. of bitstreams: 1 Adriana_Coimbra_Rolim.pdf: 797356 bytes, checksum: 0cf710c44dfee4aa1b51c5b3c87a1217 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-12T16:59:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adriana_Coimbra_Rolim.pdf: 797356 bytes, checksum: 0cf710c44dfee4aa1b51c5b3c87a1217 (MD5) Previous issue date: 2024-09-24eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação do Campo;por
dc.subjectPolíticas Públicas;por
dc.subjectPRONACAMPO;por
dc.subjectPROCAMPO IFMA Campus São Luís/Maracanã;por
dc.subjectRural Education;eng
dc.subjectPublic Policies;eng
dc.subjectPRONACAMPO;eng
dc.subjectPROCAMPO IFMA Campus São Luís/Maracanã.eng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqPolíticas Públicaspor
dc.titleO PROCAMPO no contexto do PRONACAMPO: Estado, políticas públicas e formação política de educadores (as) do campo no IFMA Campus São Luís - Maracanãpor
dc.title.alternativePROCAMPO in the context of PRONACAMPO: State, public policies and political training of rural educators at IFMA Campus São Luís - Maracanãeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriana_Coimbra_Rolim.pdfDissertação de Mestrado778,67 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.