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Tipo do documento: Dissertação
Título: Chatbots: um estudo sobre sistemas conversacionais e a experiência das pessoas usuárias sob a perspectiva de uma nova interação
Título(s) alternativo(s): Chatbots: a study on conversational systems and the experience of users from the perspective of a new interaction
Autor: COSTA, Tainara Serra 
Primeiro orientador: CAMPOS, Lívia Flávia de Albuquerque
Primeiro membro da banca: CAMPOS, Lívia Flávia de Albuquerque
Segundo membro da banca: SILVA, Inez Maria Leite da
Terceiro membro da banca: FARIAS, Bruno Serviliano Santos
Quarto membro da banca: SANTA ROSA, José Guilherme da Silva
Resumo: O uso crescente dos smartphones incentivou o aumento de desenvolvimento de novos sistemas, capazes de atender diferentes demandas com mais praticidade - os aplicativos para dispositivos móveis. Esses novos softwares movimentaram e possibilitaram novos modelos econômicos em pouco espaço de tempo, porém passaram a ocupar espaço de memória dos celulares. Diante desse cenário e com crescimento da adesão a aplicativos de mensagens rápidas por texto, a tecnologia dos sistemas conversacionais (chatbots) obteve um exponencial crescimento nos últimos dez anos. Deste modo, esta pesquisa trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa e tem como objeto de estudo o chatbot de uma empresa de telefonia, haja vista que estudos preliminares indicaram que chatbots para atendimento ao cliente impulsionaram o setor varejista, principalmente no segmento de telefonia. O estudo teve como objetivo central investigar as percepções que automatizações conversacionais, como os chatbots, proporcionam na experiência das pessoas usuárias na realização de suas tarefas. Para o estudo, a pesquisa foi dividida em 4 etapas: Na primeira, denominada ‘revisão’, foi realizada a compreensão dos critérios de sucesso e completude de tarefas com base na literatura. Para essa etapa foi realizada uma revisão sistemática da literatura. Na etapa seguinte, ‘investigação’, foi aplicado um questionário survey, para investigar a percepção das pessoas na interação com chatbots, através hipóteses, que permitiram verificar quantitativamente a capacidade que as pessoas possuem de identificar um chatbot, os sentimentos gerados por esses sistemas, a percepção das pessoas quanto à satisfação e frustração e a tolerância quanto às limitações e erros cometidos pelos chatbots. A terceira etapa, denominada ‘experimentação’, avaliou a etapa relacionada a ‘problemas de conexão com a internet’ do fluxo conversacional do chatbot de uma operadora telefônica, através de análise heurística, testes de usabilidade e questionário de experiência do usuário (QEU). Participaram do teste 8 pessoas, de diferentes idades e maturidade tecnológica, que foram conduzidas para realizar algumas tarefas de interação com base nos problemas heurísticos apontados pelos especialistas. A última etapa, nomeada ‘análise de dados’, é resultado das 3 etapas anteriores, e com base nas informações coletadas, este trabalho propõe critérios de experiência, ou seja, parâmetros que permitam comparar e decidir o modelo de interação com o sistema estudado, considerando as diretrizes da literatura e as características estruturais dos chatbots, associados aos feedbacks das pessoas usuárias participantes dos testes de usabilidade.
Abstract: The increasing use of smartphones has encouraged the development of new systems capable of meeting different demands more conveniently - mobile applications. These new software solutions have driven and enabled new economic models in a short period of time, but they have also begun to occupy mobile phone memory space. Given this scenario and the growing adoption of instant text messaging applications, conversational systems technology (chatbots) has experienced exponential growth over the past decade. Therefore, this research is a case study with a qualitative approach, focusing on the chatbot of a telecommunications company, as preliminary studies have indicated that customer service chatbots have boosted the retail sector, especially in the telecommunications segment. The main objective of the study was to investigate the perceptions that conversational automations, such as chatbots, provide to users in carrying out their tasks. The research was divided into 4 stages: In the first stage, named 'review,' criteria for task success and completeness were understood based on the literature through a systematic literature review. The next stage, 'investigation,' involved applying a survey questionnaire to examine people's perceptions in interacting with chatbots, testing hypotheses to quantitatively assess people's ability to identify a chatbot, the feelings generated by these systems, people's satisfaction and frustration levels, and their tolerance towards limitations and errors made by chatbots. The third stage, named 'experimentation,' evaluated the 'internet connection problems' stage of the chatbot's conversational flow of a telecom operator through heuristic analysis, usability tests, and a user experience questionnaire (UEQ). Eight individuals of different ages and technological maturity participated in the test, performing interaction tasks based on heuristic problems identified by experts. The final stage, 'data analysis,' integrates the findings from the previous 3 stages. Based on the collected information, the study proposes experience criteria - parameters to compare and decide the interaction model with the system studied, considering literature guidelines, structural characteristics of chatbots, and feedback from users who participated in usability tests.
Palavras-chave: chatbots;
experiência do usuário;
design conversacional;
chatbots;
user experience;
conversational design.
Área(s) do CNPq: Desenho de Produto
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE DESENHO E TECNOLOGIA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN/CCET
Citação: COSTA, Tainara Serra. Chatbots: um estudo sobre sistemas conversacionais e a experiência das pessoas usuárias sob a perspectiva de uma nova interação. 2023. 101 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Design/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5907
Data de defesa: 23-Ago-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN

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