Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5898
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSETÚBAL, Arteane Gomes de Sousa-
dc.contributor.advisor1ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8327620256183656por
dc.contributor.referee1ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8327620256183656por
dc.contributor.referee2SILVEIRA, Francisca Morais da-
dc.contributor.referee3CHAHINI, Thelma Helena Costa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061880434989954por
dc.contributor.referee4ROSA, Kaciana Nascimento da Silveira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1938411783822467por
dc.contributor.referee5PEDROSA, Eliane Maria Pinto-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/2211939453989786por
dc.date.accessioned2025-02-11T17:20:32Z-
dc.date.issued2024-12-20-
dc.identifier.citationSETÚBAL, Arteane Gomes de Sousa. Formação de docentes para a avaliação do desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA): Construindo uma intervenção pedagógica para orientar o ensino em uma creche pública de São Luís – MA. 2024. 177 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5898-
dc.description.resumoEsta dissertação teve por objetivo investigar as ações relacionadas com a avaliação do desenvolvimento de crianças de até cinco anos de idade com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o intuito de propor intervenções educacionais com professores em apoio à educação inclusiva das crianças com TEA, fundamentada na Escala de Avaliação do Desenvolvimento Infantil, com vistas à construção de uma revista eletrônica que possa auxiliar os professores do ensino regular de uma escola de Educação Infantil da Rede Municipal de São Luís – MA. Este estudo fez parte de uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos, foi exploratória e descritiva, e quanto aos procedimentos, procedeu como participante do tipo intervenção. O local de investigação foi a escola de Educação Infantil Creche “Maria de Jesus Carvalho”, uma escola municipal no bairro da Camboa, em São Luís – MA. Participaram da pesquisa de intervenção as professoras e a coordenadora da referida escola. Os instrumentos para a coleta de dados foram os questionários e as entrevistas semiestruturadas, conforme a técnica de análise de conteúdo, e o produto escolhido foi uma revista eletrônica orientando sobre como realizar a avaliação do desenvolvimento infantil com crianças com TEA. Os resultados obtidos indicaram que as professoras, na sua maioria, não possuem conhecimento pautado em Avaliação do Desenvolvimento Infantil, embora tenham graduação em Pedagogia e Pós-graduação. O produto foi detalhado na seção da metodologia, que é uma revista eletrônica, com os resultados, a avaliação do processo e as discussões sobre a avaliação. Ao fim desta pesquisa, a revista eletrônica, como produto e instrumento, sintetiza a relevância do estudo, e contém a contribuição teórica e prática com base nas crianças com TEA. Esperamos que esta pesquisa e seus resultados possam contribuir com a área de estudos da Educação Especial e Inclusiva (EEI), especificamente no que se refere ao processo de inclusão das crianças com TEA.por
dc.description.abstractThis dissertation aims to investigate the actions related to the assessment of the development of children up to five years of age with Autism Spectrum Disorder (ASD), with the aim of proposing educational interventions with teachers in support of the inclusive education of children with ASD, based on the Child Development Assessment Scale, with a view to creating an electronic journal that can assist regular education teachers at a Kindergarten in the Municipal Network of São Luís - MA. This study is part of an applied research with a qualitative approach. Regarding its objectives, it is exploratory and descriptive, and regarding its procedures, it proceeds as a participant intervention type. The research site was the Kindergarten “Maria de Jesus Carvalho”, a municipal school in the Camboa neighborhood, in São Luís - MA. The teachers and the coordinator of the aforementioned school participated in the intervention research. The instruments used for data collection were questionnaires and semi-structured interviews, according to the content analysis technique, and the chosen product was an electronic magazine providing guidance on how to assess child development with children with ASD. The results obtained indicated that most teachers do not have knowledge based on child development assessment, although they have a degree in Pedagogy and a postgraduate degree. The product was detailed in the methodology section, which is an electronic journal, with the results, the evaluation of the process and the discussions about the evaluation. At the end of this research, the electronic journal, as a product and instrument, summarizes the relevance of the study, and contains the theoretical and practical contribution based on children with ASD. It is expected that this research and its results can contribute to the field of studies of Special and Inclusive Education (EEI), specifically with regard to the process of inclusion of children with ASD.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-02-11T17:20:32Z No. of bitstreams: 1 ARTEANE GOMES DE SOUSA SETÚBAL.pdf: 28964531 bytes, checksum: fc75df9d8d8d12e81946c31184054085 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-11T17:20:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARTEANE GOMES DE SOUSA SETÚBAL.pdf: 28964531 bytes, checksum: fc75df9d8d8d12e81946c31184054085 (MD5) Previous issue date: 2024-12-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/CCBSpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação;por
dc.subjectEscala de Avaliação do Desenvolvimento Infantil – Skills II;por
dc.subjectformação de professor;por
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapor
dc.subjecteducation;eng
dc.subjectSchedule of Growing Skills II;eng
dc.subjectteacher training;eng
dc.subjectAutism Spectrum Disordereng
dc.subject.cnpqEducação Especialpor
dc.titleFORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): Construindo uma intervenção pedagógica para orientar o ensino em uma creche pública de São Luís – MApor
dc.title.alternativeTEACHER TRAINING FOR ASSESSING THE DEVELOPMENT OF CHILDREN WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER (ASD): Building a pedagogical intervention to guide teaching in a public daycare center in São Luís – MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTEANE GOMES DE SOUSA SETÚBAL.pdfDissertação de Mestrado28,29 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.