Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5896
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAROUCHE, Dryelle Souza-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1032551898769150por
dc.contributor.advisor1NUNES, Iran de Maria Leitão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2313634756775278por
dc.contributor.referee1NUNES, Iran de Maria Leitão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2313634756775278por
dc.contributor.referee2SILVA, Sirlene Mota Pinheiro da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5068371548791071por
dc.contributor.referee3VIANA, Raimundo Nonato Assunção-
dc.contributor.referee4CARDOZO, Maria José Pires Barros-
dc.contributor.referee4Latteshttp:// http://lattes.cnpq.br/8700709425629023por
dc.date.accessioned2025-02-10T19:36:00Z-
dc.date.issued2024-04-30-
dc.identifier.citationAROUCHE, Dryelle Souza.“Isso não é coisa de menina”: Discussões sobre as relações de gênero nas aulas práticas de Educação Física do ensino médio em São Luís/MA. 2024. 87 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5896-
dc.description.resumoA presente dissertação aborda as relações de gênero nas aulas práticas de Educação Física no ensino médio em São Luís/MA, utilizando uma abordagem qualitativa. Visa compreender por que o gênero emerge como um fator determinante nas aulas de Educação Física, elucidar de que maneira os papéis de gênero, reconhecidos pelos professores de Educação Física, orientam as atividades práticas no Ensino Médio e investigar em que medida essas percepções influenciam as escolhas das práticas corporais e como os alunos percebem essas escolhas. Além disso, a pesquisa investiga como os papéis de gênero reconhecidos pelos professores influenciam as dinâmicas das aulas práticas, destacando práticas pedagógicas e escolhas metodológicas. A pesquisa justifica-se por permitir a reflexão sobre uma área de pesquisa em consolidação na Educação Física, além de seus resultados contribuírem para divulgar para a academia alguns aspectos sobre a produção e o desenvolvimento teórico dos Estudos de Gênero na área. A pesquisa de campo foi realizada no Colégio Militar Tiradentes I, escola pertencente ao da rede pública estadual da cidade de São Luís (MA), localizada na Rua Gabriela Mistral, s/n, Vila Palmeira. Os instrumentos utilizados para a realização desta pesquisa foram: questionário e análise de entrevistas. A revisão bibliográfica do tipo estado da arte da produção de conhecimento na literatura nacional sobre o tema, com um recorte temporal fixado entre os anos de 2017 e 2021. O levantamento bibliográfico concentrou-se em teses e dissertações indexadas na base de dados do Portal de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os resultados da pesquisa foram expostos com a utilização das respostas das perguntas, a partir de uma análise do conteúdo coletado. Este estudo conclui que A trajetória histórica da Educação Física evidencia sua formação inicial com forte ênfase biológica, mantendo ainda traços de segregação de meninas nas aulas práticas. Apesar das diretrizes que promovem aulas mistas e visam à formação integral do indivíduo, a inclusão avança lentamente. Os estudos e avanços da área são imprescindíveis para a construção de uma Educação Física inclusiva e igualitária.por
dc.description.abstractThe present dissertation addresses gender relations in practical Physical Education classes in high schools in São Luís/MA, using a qualitative approach. It aims to understand why gender emerges as a determining factor in Physical Education classes, elucidate how gender roles recognized by Physical Education teachers guide practical activities in high school, and investigate to what extent these perceptions influence the choice of physical activities and how students perceive these choices. Furthermore, the research investigates how gender roles recognized by teachers influence the dynamics of practical classes, highlighting pedagogical practices and methodological choices. The research is justified as it allows for reflection on a developing research area in Physical Education and contributes to the academic field by disseminating aspects of the theoretical development of Gender Studies in this area. The field research was conducted at Colégio Militar Tiradentes I, a public state school in the city of São Luís (MA), located at Rua Gabriela Mistral, s/n, Vila Palmeira. The instruments used for this research were questionnaires and interview analysis. A state-of-the-art literature review of knowledge production on the topic in national literature, covering the period between 2017 and 2021, was conducted. The bibliographic survey focused on theses and dissertations indexed in the database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes). The research results were presented using the responses to the questions, based on an analysis of the collected content. This study concludes that the historical trajectory of Physical Education reveals its initial formation with a strong biological emphasis, still maintaining traces of segregation of girls in practical classes. Despite guidelines promoting mixed-gender classes and aiming for the individual's integral development, inclusion progresses slowly. Studies and advancements in the field are essential for building inclusive and egalitarian Physical Education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-02-10T19:36:00Z No. of bitstreams: 1 DRYELLE SOUZA AROUCHE.pdf: 642245 bytes, checksum: b0b92d7ad44a79d45b2efacdc77ae5b1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-10T19:36:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DRYELLE SOUZA AROUCHE.pdf: 642245 bytes, checksum: b0b92d7ad44a79d45b2efacdc77ae5b1 (MD5) Previous issue date: 2024-04-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Física;por
dc.subjectGênero;por
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectPhysical Education;eng
dc.subjectGender;eng
dc.subjectHigh School.eng
dc.subject.cnpqEducação Físicapor
dc.title“ISSO NÃO É COISA DE MENINA”: Discussões sobre as relações de gênero nas aulas práticas de Educação Física do ensino médio em São Luís/MApor
dc.title.alternative“THIS IS NOT A GIRL’S THING”: Discussions on gender relations in practical Physical Education classes in high school in São Luís/MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DRYELLE SOUZA AROUCHE.pdfDissertação de Mestrado627,19 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.