Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5874
Tipo do documento: Dissertação
Título: ARTEFATOS MESOPOTÂMICOS COMO POSSIBILIDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Título(s) alternativo(s): MESOPOTAMIAN ARTIFACTS AS TEACHING POSSIBILITIES FOR MATHEMATICS TEACHING
Autor: TRINDADE, Thereza Cristinna Vieira 
Primeiro orientador: SILVA NETO, Benjamim Cardoso da
Primeiro membro da banca: SILVA NETO, Benjamim Cardoso da
Segundo membro da banca: MELO, Rayane de Jesus Santos
Terceiro membro da banca: GONÇALVES, Francisco Djnnathan da Silva
Quarto membro da banca: SILVA, Antônio José da
Resumo: É certo que a discussão a respeito da História da Matemática no ensino de Matemática vem crescendo, sendo vista como uma forma estratégica de ensino, com o poder de despertar o interesse e a curiosidade dos alunos ao compreenderem a matemática como uma construção humana, desenvolvida ao longo do tempo pelas necessidades das civilizações, até alcançar o formato atual. Focando na civilização mesopotâmica, esta pesquisa tem como objetivo investigar artefatos matemáticos mesopotâmicos e explorar possibilidades didáticas para seu uso no ensino de Matemática na Educação Básica. A metodologia adotada incluiu a delimitação da pesquisa, a seleção das bases de dados, a elaboração de estratégias de busca e a sistematização do material encontrado. A escolha dos tabletes relaciona-se ao fato de identificarmos seu potencial para utilização em sala de aula. Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, bibliográfica e descritiva de artefatos matemáticos, com o intuito de identificar as discussões existentes em trabalhos anteriores, quais artefatos mesopotâmicos foram abordados e de que maneira os autores relacionaram esses artefatos ao ensino de Matemática. Foram analisados trabalhos nacionais e internacionais para verificar novas abordagens ou traduções de artefatos, resultando em uma análise quantitativa de quatro trabalhos, que compõem nossos resultados. Como resultado, identificamos conteúdos possíveis de serem trabalhados e as potencialidades pedagógicas associadas ao uso da História da Matemática por meio de artefatos mesopotâmicos, facilitando sua aplicação no ensino.
Abstract: It is true that the discussion about the History of Mathematics in Mathematics teaching has been growing because it is seen as a strategic form of teaching with the power to awaken students' interest and curiosity to understand mathematics as a human construction that was developed over time by the needs of civilizations, until reaching the format it has today. By focusing on the Mesopotamian civilization, this research aims to investigate Mesopotamian mathematical artifacts and didactic possibilities for their use in teaching Mathematics in Basic Education. Using as a research methodology the delimitation of the research, selection of databases, development of search strategies and the selection and systematization of what was found. The choice of tablets is related to the fact that we found potential for them to be used in the classroom. We conducted qualitative, bibliographical and descriptive research on artifacts for teaching Mathematics, and thus found out what types of discussions were in existing works and which Mesopotamian artifacts were discussed and how many authors attributed their research relating artifacts to Mathematics teaching. We searched for national and international works to find out if new approaches or new artifacts had been translated, and the quantity of four works was analyzed and is part of our results. We attributed as a result the possible contents to be used and the teaching potential as a way to facilitate the use of the history of Mathematics through Mesopotamian artifacts.
Palavras-chave: História para o ensino de Matemática;
Artefatos mesopotâmicos;
Possibilidades Didáticas;
Estratégia de ensino
History of Mathematics;
Teaching Mathematics;
Mesopotamian artifacts;
Teaching strategy
Área(s) do CNPq: História da Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET
Citação: TRINDADE, Thereza Cristinna Vieira. Artefatos mesopotâmicos como possibilidades didáticas para o ensino de Matemática. 2024. 67 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5874
Data de defesa: 26-Dez-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THEREZA CRISTINNA VIEIRA TRINDADE.pdfDissertação de Mestrado843,34 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.