Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5853
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | LAURINDO, Idecires dos Santos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0301294077636903 | por |
dc.contributor.advisor1 | CHAHINI, Thelma Helena Costa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://lattes.cnpq.br/4061880434989954 | por |
dc.contributor.referee1 | CHAHINI, Thelma Helena Costa | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0301294077636903 | por |
dc.contributor.referee2 | SILVA, Silvana Maria Moura da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6626684820553089 | por |
dc.contributor.referee3 | CONCEIÇÃO, Aline de Novaes | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6626684820553089 | por |
dc.contributor.referee4 | SEGADILHA, Delcineide Maria Ferreira | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/4517242437763711 | por |
dc.date.accessioned | 2025-02-04T17:27:53Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-27 | - |
dc.identifier.citation | LAURINDO, Idecires dos Santos. Formação inicial do curso de pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI): ênfase nas percepções de discentes em relação à inclusão do público-alvo da Educação Especial. 2024. 193 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5853 | - |
dc.description.resumo | Este estudo versa sobre a temática das Percepções de discentes do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí, em relação à inclusão do público-alvo da Educação Especial, em turmas do ensino regular da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Com o amparo legal foi possível galgar passos importantes na concretização da presença de crianças público-alvo da Educação Especial em turmas do ensino regular, todavia, apenas o acesso não é suficiente e para que possamos ir além do acesso, consideramos que seja indispensável formar professores aptos a desenvolver práticas pedagógicas anticapacitistas. Assim, indaga-se: como vem ocorrendo a formação inicial dos discentes do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí em relação à inclusão do público-alvo da Educação Especial? O presente estudo teve como objetivo geral analisar a formação inicial do curso de pedagogia da Universidade Estadual do Piauí em relação à inclusão do público-alvo da Educação Especial, de acordo com as percepções dos discentes. Desenvolve-se uma pesquisa exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa. Os participantes foram seis discentes do nono período do curso de licenciatura plena em pedagogia da mencionada instituição que realizaram o estágio docente em turmas do ensino regular de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental com crianças público-alvo da Educação Especial. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas semiestruturadas as quais foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Os resultados apontam que as percepções dos discentes indicam despreparo para desenvolver práticas junto aos estudantes público-alvo da Educação Especial e evidenciam distanciamento entre os conhecimentos adquiridos ao longo da formação e as práticas pedagógicas numa perspectiva inclusiva. As percepções dos discentes indicam que as contribuições formativas adquiridas no curso de pedagogia da Universidade Estadual do Piauí, não foram capazes de contribuir na minimização das inúmeras barreiras excludentes e/ou integracionistas existentes no ambiente escolar, nas práticas pedagógicas e, consequentemente, no capacitismo nosso de cada dia. Uma formação docente pode ser uma poderosa aliada ou uma forte oponente a esse processo, contribuindo tão somente na manutenção da realidade existente. Analisando esta realidade, ponderamos a necessidade de buscar subsídios teórico-práticos que possibilitem transformações no quesito formação inicial de professores e a eliminação do capacitismo nas instituições de ensino. | por |
dc.description.abstract | This study deals with the theme of Perceptions of students of the Pedagogy Course at the State University of Piauí, in relation to the inclusion of the target audience of Special Education, in regular classes of Early Childhood Education and the initial years of Elementary School. With legal support, it was possible to take important steps in achieving the presence of children targeted by Special Education in regular education classes, however, access alone is not enough and for us to go beyond access, we consider it essential to train teachers able to develop anti- ability pedagogical practices. Thus, the question is: how has the initial training of students in the Pedagogy Course at the State University of Piauí been taking place in relation to the inclusion of the target audience of Special Education? The present study had the general objective of analyzing the initial training of the pedagogy course at the State University of Piauí in relation to the inclusion of the target audience of Special Education, according to the students' perceptions. An exploratory, descriptive research was developed, with a qualitative approach. The participants were six students from the ninth period of the full degree course in pedagogy at the aforementioned institution who carried out their teaching internship in regular Early Childhood Education classes and the initial years of Elementary Education with target children in Special Education. The data collection instruments were semi-structured interviews, which were analyzed using content analysis. The results indicate that the students' perceptions indicate unpreparedness to develop practices with the target audience of Special Education students and show a gap between the knowledge acquired throughout training and pedagogical practices from an inclusive perspective. The students' perceptions indicate that the training contributions acquired in the pedagogy course at the State University of Piauí were not able to contribute to minimizing the numerous exclusionary and/or integrationist barriers existing in the school environment, in pedagogical practices and, consequently, in our empowerment, of each day. Teacher training can be a powerful ally or a strong opponent to this process, contributing only to maintaining the existing reality. Analyzing this reality, we consider the need to seek theoretical-practical subsidies that enable transformations in the area of initial teacher training and the elimination of ableism in educational institutions. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2025-02-04T17:27:53Z No. of bitstreams: 1 IDECIRES_DOS_SANTOS_LAURINDO.pdf: 3058725 bytes, checksum: ba9b7a0781176e4cce59f2eb16a46b75 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-04T17:27:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IDECIRES_DOS_SANTOS_LAURINDO.pdf: 3058725 bytes, checksum: ba9b7a0781176e4cce59f2eb16a46b75 (MD5) Previous issue date: 2024-09-27 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | capacitismo; | por |
dc.subject | formação docente; | por |
dc.subject | educação básica; | por |
dc.subject | educação inclusiva; | por |
dc.subject | práticas pedagógicas. | por |
dc.subject | ableism; | eng |
dc.subject | teacher training; | eng |
dc.subject | basic education; | eng |
dc.subject | inclusive education; | eng |
dc.subject | pedagogical practices. | eng |
dc.subject.cnpq | Educação Especial | por |
dc.title | Formação inicial do curso de pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI): ênfase nas percepções de discentes em relação à inclusão do público-alvo da Educação Especial | por |
dc.title.alternative | Initial training of the pedagogy course at the State University of Piauí (UESPI): emphasis on students' perceptions regarding the inclusion of the target audience of Special Education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IDECIRES_DOS_SANTOS_LAURINDO.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,99 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.