Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5852
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALMEIDA, Maria Lêda Ribeiro Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6250209676792607por
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Ilma Vieira do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3656084853145099por
dc.contributor.referee1NASCIMENTO, Ilma Vieira do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3656084853145099por
dc.contributor.referee2PORTELA, Edinolia Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5507233104134545por
dc.contributor.referee3MORAES, Lélia Cristina Silveira de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0326760034146239por
dc.contributor.referee4VERDÉRIO, Alex-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4508536091113978por
dc.date.accessioned2025-02-04T16:02:35Z-
dc.date.issued2024-10-29-
dc.identifier.citationALMEIDA, Maria Lêda Ribeiro Silva. A BNCC e o currículo das escolas do campo: a implementação em escolas em áreas de reforma agrária no município de Nina Rodrigues - MA. 2024. 130 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5852-
dc.description.resumoEste trabalho tem como foco a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) frente à experiência de currículo em escolas localizadasem áreas de assentamento da Reforma Agrária no município de Nina Rodrigues - MA.Por se tratar de escolas que, a princípio, precisam desenvolver currículos orientados ao atendimento das especificidades da Educação do Campo, esta pesquisa se propôs a analisar a implementação da BNCC nessas escolasenquanto um documento de caráter normativo evoltado à padronização curricular. Quanto aos objetivos específicos, estes consistem em analisar contradições e estratégias nas duas escolas, campo empírico desta pesquisa, diante das exigências curriculares do sistema de ensinoe das percepções dos educadores e gestores sobre as propostas da BNCC, currículo eformação continuada dos educadores das escolas do campo; eidentificar possibilidades e desafios para se construir um currículo da Educação do Campo frente à implementação da BNCC em escolas localizadasem área da reforma agrária. Assim, o campo empírico da pesquisa foram duas escolas de Ensino Fundamental (6o ao 9o ano) da rede municipal de ensino do município de Nina Rodrigues - MA: U.I. Maria Cantanhede Mata e U.I. Francisco Rodrigues da Silva. A amostraincluiu a participação de 23 educadores/professores e três gestores. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa por estar voltada à compreensão dedados da realidade, com apoio de análise bibliográfica e documental, alémda coleta de informações junto aos 26 informantes por meio de entrevista semiestruturada e grupo focal. Em seguimento, os dados obtidos no processo da pesquisa foram analisados sob a perspectiva de Bardin, a partir da análise de conteúdo. Esta pesquisa fundamenta-se numa abordagem crítico-dialética por considerar a realidade, com toda a complexidadeque a constitui, como totalidade concreta, neste caso, a realidade sociopolítica-educacional do município de Nina Rodrigues. No espaço movediço dessa realidade, o intento desta pesquisa é superar a mera aparência fenomênicaem que se apresenta para chegar à essência que é a própria realidade pesquisada (Kosik, 1976). Nesse contexto teórico-metodológico, esta pesquisa adota como pressuposto epistemológico a teoria histórico-crítica, desenvolvida por Saviani (1985, 1991, 1997, 2014, 2016), e conta com o apoio de autores articulados a essa visão epistêmica, como: Dourado (2018), Sacristán (2013), Lopes (2015), Silva (2010), Apple (1982), Arroyo (2009, 2014, 2011), Caldart (2011), Frigotto (2012), Freitas (2018), entre outros. A pesquisa revela que as escolas de Educação do Campo do município em estudo tentam e conseguem construir alternativas curriculares expressas em seus PPPs, apesar das prescrições impositivas da BNCC, mediadas pela Secretaria de Educação.Nesse cenário, contraditoriamente, observam-se posições entre as duas escolas que se diferenciam em alguns aspectos, como a adesão mais próxima, de uma delas, àquelas prescrições. Assim, tem-se que, diante das experiências existentes dentro dessas escolas, há uma perspectiva de efetivação da Educação do Campo na sua concepção originária, evidenciando-se desafios que se colocam nessa construção.por
dc.description.abstractThis paper focuses on the implementation of the National Common Core Curriculum (BNCC) in relation to the curriculum experience in schools located in Agrarian Reform settlement areas in the municipality of Nina Rodrigues - MA. As these are schools that, in principle, need to develop curricula geared towards meeting the specific needs of rural education, this research set out to analyze the implementation of the BNCC in these schools as a normative document aimed at standardizing the curriculum. As for the specific objectives, these consist of analyzing contradictions and strategies in the two schools, the empirical field of this research, in the face of the curricular demands of the education system and the perceptions of educators and managers about the BNCC proposals, curriculum and continuing training for educators in rural schools; and identifying possibilities and challenges for building a rural education curriculum in the face of the implementation of the BNCC in schools located in agrarian reform areas. Thus, the empirical field of research were two elementary schools (6th to 9th grade) in the municipal education network of the municipality of Nina Rodrigues - MA: U.I. Maria Cantanhede Mata and U.I. Francisco Rodrigues da Silva. The sample included 23 educators/teachers and three managers. In methodological terms, this is a qualitative study as it aims to understand data from reality, with the support of bibliographic and documentary analysis, as well as collecting information from 26 informants through semi-structured interviews and focus groups. The data obtained during the research process was then analyzed from Bardin's perspective, using content analysis. This research is based on a critical- dialectical approach because it considers reality, with all the complexity that constitutes it, as a concrete totality, in this case, the socio-political-educational reality of the municipality of Nina Rodrigues. In the shifting space of this reality, the aim of this research is to overcome the mere phenomenal appearance in which it presents itself to arrive at the essence that is the researched reality itself (Kosik, 1976). In this theoretical-methodological context, this research adopts the historical-critical theory developed by Saviani (1985, 1991, 1997, 2014, 2016) as its epistemological presupposition, and relies on the support of authors articulated with this epistemic vision, such as: Dourado (2018), Sacristán (2013), Lopes (2015), Silva (2010), Apple (1982), Arroyo (2009, 2014, 2011), Caldart (2011), Frigotto (2012), Freitas (2018), among others. The research reveals that the rural education schools in the municipality under study are trying and succeeding in building curricular alternatives expressed in their PPPs, despite the imposing prescriptions of the BNCC, mediated by the Department of Education. In this scenario, contradictorily, there are positions between the two schools that differ in some respects, such as the closer adherence of one of them to those prescriptions. Thus, in view of the experiences within these schools, there is a prospect of implementing rural education in its original conception, although there are challenges to this construction.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-02-04T16:02:35Z No. of bitstreams: 1 MARIALÊDARIBEIROSILVAALMEIDA.pdf: 1876153 bytes, checksum: a114cc212fb347358b69bf46c74f5e29 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-04T16:02:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARIALÊDARIBEIROSILVAALMEIDA.pdf: 1876153 bytes, checksum: a114cc212fb347358b69bf46c74f5e29 (MD5) Previous issue date: 2024-10-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBNCC. .por
dc.subjectformação de professores;por
dc.subjecteducação do campo.por
dc.subjectBNCC;eng
dc.subjectteacher training;eng
dc.subjectrural education.eng
dc.subject.cnpqPolítica Educacionalpor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleA BNCC e o currículo das escolas do campo: a implementação em escolas em áreas de reforma agrária no município de Nina Rodrigues - MApor
dc.title.alternativeThe BNCC and the curriculum of rural schools: the implementation in schools in areas of agrarian reform in the municipality of Nina Rodrigues - MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIALÊDARIBEIROSILVAALMEIDA.pdfDissertação de Mestrado1,83 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.