Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5850
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Metodologia ativa aplicada ao ensino de técnicas de ilustrações em cursos de Design |
Título(s) alternativo(s): | Active methodology applied to teaching illustration techniques in Design courses |
Autor: | MATOS JÚNIOR, José de Ribamar ![]() |
Primeiro orientador: | MAIA, Ivana Márcia Oliveira |
Primeiro membro da banca: | SANTOS, Idalina Lourido |
Segundo membro da banca: | SILVA, Inêz Maria Leite da |
Terceiro membro da banca: | FARIAS, Bruno Serviliano Santos |
Quarto membro da banca: | MAIA, Ivana Márcia Oliveira |
Resumo: | Este é um trabalho acadêmico sobre uma pesquisa realizada com estudantes de um curso técnico de Comunicação Visual do IFMA (Campus Monte Castelo), em São Luís, Maranhão. A pesquisa envolveu a implementação de uma abordagem educacional chamada metodologia ativa, mais especificamente, Aprendizagem Baseada em Projetos.A pesquisa teve como foco a intersecção entre colagem artística e ilustração digital no contexto da ergonomia educacional. A pergunta principal da pesquisa era como a técnica de colagem poderia ser empregada como uma alternativa no ensino de técnicas de ilustração em cursos de design, e como essa metodologia ativa poderia contribuir para a aprendizagem, considerando a ergonomia na educação.Na primeira etapa, uma revisão bibliográfica sistemática integrativa foi realizada para obter informações sobre vários tópicos, incluindo colagem, montagem, fotografia, fotomontagem, criatividade, ilustração, imagem, imagem digital, ilustração digital e colagem digital. A segunda parte do trabalho consistiu na aplicação e avaliação de uma metodologia ativa, que é uma forma de ensino que coloca os alunos como os principais participantes no processo de aprendizagem. O professor age como mediador e orientador. Especificamente, os pesquisadores usaram a aprendizagem baseada em projetos, que confronta os alunos com situações interdisciplinares e incentiva a iniciativa e o trabalho em grupo.A pesquisa concluiu que a técnica de colagem foi altamente benéfica no processo de criação de ilustrações. Grande parte dos alunos já havia realizado atividades que envolviam colagem, mas nunca com o sentido gráfico ao qual foi direcionada neste estudo. A colagem ajudou na facilitação da construção de ideias ilustrativas com propósitos gráficos. Além disso, a maioria dos alunos sentiu-se segura e motivada ao utilizar a técnica de colagem. Mesmo assim, ainda havia uma preferência pelo uso de recursos computacionais para criar ilustrações.A pesquisa também ressaltou a importância de considerar a ergonomia na educação, por meio de avaliações ergonômicas para obter informações sobre posturas laborais e métodos de avaliações educacionais. Finalmente, os pesquisadores afirmam que a implementação da aprendizagem baseada em projetos foi um marco importante no curso de Comunicação Visual do IFMA, pois ajudou os alunos a desenvolverem suas habilidades de solucionar problemas de design. |
Abstract: | This is an academic paper about a research conducted with students of a technical course of Visual Communication of IFMA (Campus Monte Castelo), in São Luís, Maranhão. The research involved the implementation of an educational approach called active methodology, more specifically, Project-Based Learning. The research focused on the intersection between artistic collage and digital illustration in the context of educational ergonomics. The main question of the research was how the collage technique could be employed as an alternative in the teaching of illustration techniques in design courses, and how this active methodology could contribute to learning, considering ergonomics in education. In the first stage, an integrative systematic literature review was performed to obtain information on various topics including collage, montage, photography, photomontage, creativity, illustration, image, digital image, digital illustration, and digital collage. The second part of the work consisted of the application and evaluation of an active methodology, which is a form of teaching that places students as the main participants in the learning process. The teacher acts as a mediator and advisor. Specifically, the researchers used project-based learning, which confronts students with interdisciplinary situations and encourages initiative and group work. The research concluded that the collage technique was highly beneficial in the process of creating illustrations. Most of the students had already performed activities that involved collage, but never with the graphic sense to which they were directed in this study. Collage helped in facilitating the construction of illustrative ideas for graphic purposes. In addition, most students felt safe and motivated when using the collage technique. Even so, there was still a preference for using digital resources to create illustrations. The research also highlighted the importance of considering ergonomics in education, through ergonomic assessments to obtain information about work postures and methods of educational assessments. Finally, the researchers state that the implementation of project-based learning was an important milestone in IFMA's Visual Communication course as it helped students develop their problem-solving skills in design. |
Palavras-chave: | colagem; desenho à mão livre; criatividade; ilustração não-digital; ilustração digital. collage; free-hand drawing; creativity; non-digital illustration; digital illustration. |
Área(s) do CNPq: | Desenho de Produto |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE DESENHO E TECNOLOGIA/CCET |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN/CCET |
Citação: | MATOS JÚNIOR, José de Ribamar. Metodologia ativa aplicada ao ensino de técnicas de ilustrações em cursos de Design. 2023. 178 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Design/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5850 |
Data de defesa: | 9-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
José_de__Ribamar.pdf | Dissertação de Mestrado | 35,2 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.