Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5840
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | ARAÚJO, Grácia Maria Nolasco Fraga | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8921842238686669 | por |
dc.contributor.advisor1 | PORTELA, Edinólia Lima | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5507233104134545 | por |
dc.contributor.referee1 | PORTELA, Edinólia Lima | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5507233104134545 | por |
dc.contributor.referee2 | MORAES, Lélia Cristina Silveira de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0326760034146239 | por |
dc.contributor.referee3 | SANTOS, Simone Valdete dos | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0019646535765625 | por |
dc.date.accessioned | 2025-01-30T14:28:40Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-17 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Grácia Maria Nolasco Fraga. Jornada de alfabetização de jovens e adultos no Maranhão: as implicações na vida dos egressos. 2024.209 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5840 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação de Mestrado integra-se ao grupo de pesquisa “Escola, Currículo e Formação Docente” da Universidade Federal do Maranhão – UFMA e tem como objetivo geral analisar as repercussões da Jornada de Alfabetização de Jovens e Adultos do Maranhão - “Sim, eu posso” - Círculos de Cultura na vida dos egressos, conforme as dimensões de análise: alfabetização, continuidade de estudos e emprego e renda. A Jornada de Alfabetização foi uma das ações na dimensão educação do Plano Mais Índice de Desenvolvimento Humano, o Mais IDH, instituído em 2015, pelo governo estadual, que teve como finalidade promover ações e estratégias para superar a pobreza extrema e desigualdades sociais no meio urbano e rural dos municípios que apresentavam os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano Municipal - IDHM do Estado do Maranhão, apontados pelo Censo de 2010. Na realização da pesquisa, adotamos a abordagem qualitativa, com instrumentos e técnica de pesquisa bibliográfica, documental e empírica. Para fundamentação deste trabalho, apoiamo-nos, para discutir a Educação de Jovens e Adultos, em Gadotti (2003); Rummert (2007); Haddad (1997, 2009, 2019); Haddad & Di Pierro (2000); Di Pierro, Joia, Ribeiro (2001); Di Pierro (2005); Strelhow (2010); Catelli Jr (2014, 2019); Brandão (2008). Sobre a categoria alfabetização, dialogamos com Freire (1982, 1983, 1987, 1999, 2003, 2021); Freire & Macedo (2021); Díaz (2003, 2005), Díaz & Souza (2009); Ribeiro (1997). Aliados ao estudo bibliográfico, recorremos à análise dos documentos que implementaram e orientaram a Jornada de Alfabetização no Maranhão – “Sim, eu posso” – Círculo de Cultura, como o Decreto de Nº 30.612 de 02 de janeiro de 2015, que instituiu o Plano Mais IDH; Projeto de Implantação da Jornada de Alfabetização no Maranhão (2015); Cadernos do Educador: Sim, eu posso! (2016) e do Círculo de Cultura (2018); Relatório Final da Primeira e Segunda fase da Jornada (2017; 2018) elaborados pela Brigada Nacional de Alfabetização, também publicação em revistas, jornais, sites de internet, dentre outros. No que diz respeito à pesquisa empírica, ancoramo-nos na técnica de grupos focais e aplicação de questionários na perspectiva de se estabelecer o perfil dos sujeitos. Os registros produzidos foram tratados segundo a técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Laurence Bardin (2016). A pesquisa foi aplicada nos Municípios de Água Doce do Maranhão e Belágua, com 18 egressos. Os resultados revelam que os egressos tiveram uma alfabetização rudimentar, alcançando leitura e escrita de palavras e escrita de nome, o que contribuiu para elevação da autoestima, compreensão da cidadania, mais autonomia em situações cotidianas, acesso à tecnologia digital e momento de aprendizado e alegria. As conclusões apontam que a maioria não deu prosseguimento aos estudos na EJA e uma pequena amostra situou a Jornada como uma oportunidade de emprego e renda. Apesar da demonstração de contentamento por saberem ler e escrever, entendemos que, para uma alfabetização mais efetiva, é imperativo democratizar e equalizar o processo de aprendizagem, dando condições de acesso e permanência nos estudos. O estudo nos encaminhou a compreender a importância de uma proposta da magnitude da Jornada de Alfabetização do Maranhão, que pretende retirar da exclusão os milhares de maranhenses que tiveram seu acesso e/ou permanência na escola negados. | por |
dc.description.abstract | This Master's dissertation is part of the research group "School, Curriculum and Teacher Training" of the Federal University of Maranhão - UFMA and has as its general objective to analyze the repercussions of the Youth and Adult Literacy Journey of Maranhão - "Yes, I can" - Culture Circles in the lives of graduates, according to the dimensions of analysis: literacy, continuity of studies and employment and income. The Literacy Journey was one of the actions in the education dimension of the More Human Development Index Plan, the More HDI, instituted in 2015 by the state government, which aimed to promote actions and strategies to overcome extreme poverty and social inequalities in the urban and rural areas of the municipalities that had the lowest Municipal Human Development Indexes - MHDI in the State of Maranhão, appointed by the 2010 Census. In carrying out the research, we adopted the qualitative approach, with instruments and techniques of bibliographic, documentary and empirical research. To support this work, we rely on Gadotti (2003); Rummert (2007); Haddad (1997, 2009, 2019); Haddad & Di Pierro (2000); Di Pierro, Joia, Ribeiro (2001); Di Pierro (2005); Strelhow (2010); Catelli Jr (2014, 2019); Brandão (2008). Regarding the literacy category, we dialogue with Freire (1982, 1983, 1987, 1999, 2003, 2021); Freire & Macedo (2021); Díaz (2003, 2005), Díaz & Souza (2009); Ribeiro (1997). Allied to the bibliographic study, we resorted to the analysis of the documents that implemented and guided the Literacy Journey in Maranhão – "Yes, I can" – Culture Circle, such as Decree No. 30.612 of January 2, 2015, which instituted the More HDI Plan; Project for the Implementation of the Literacy Journey in Maranhão (2015); Educator's Notebooks: Yes, I can! (2016) and the Culture Circle (2018); Final Report of the First and Second Phase of the Journey (2017; 2018) prepared by the National Literacy Brigade, also publication in magazines, newspapers, websites, among others. With regard to empirical research, we anchored ourselves in the technique of focus groups and application of questionnaires in the perspective of establishing the profile of the subjects. The records produced were treated according to the Content Analysis technique, proposed by Laurence Bardin (2016). The research was applied in the Municipalities of Água Doce do Maranhão and Belágua, with 18 graduates. The results reveal that the graduates had a rudimentary literacy, achieving reading and writing of words and writing of names, which contributed to the elevation of self-esteem, understanding of citizenship, more autonomy in everyday situations, access to digital technology and a moment of learning and joy. The conclusions indicate that most did not continue their studies at EJA and a small sample placed the Journey as an opportunity for employment and income. Despite the demonstration of contentment for knowing how to read and write, we understand that, for a more effective literacy, it is imperative to democratize and equalize the learning process, providing conditions for access and permanence in studies. The study led us to understand the importance of a proposal of the magnitude of the Literacy Day of Maranhão, which intends to remove from exclusion the thousands of Maranhão people who were denied access and/or permanence in school. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2025-01-30T14:28:40Z No. of bitstreams: 1 GRACIA_MARIA_ARAÚJO.pdf: 4678370 bytes, checksum: b7aca076abe96b5160d7782b64cfea09 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-01-30T14:28:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GRACIA_MARIA_ARAÚJO.pdf: 4678370 bytes, checksum: b7aca076abe96b5160d7782b64cfea09 (MD5) Previous issue date: 2024-10-17 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | alfabetização de jovens e adultos; | por |
dc.subject | “Sim, eu posso” e Círculos de Cultura; | por |
dc.subject | plano Mais IDH; | por |
dc.subject | youth and adult literacy; | eng |
dc.subject | "Yes, I can" and Culture Circles; | eng |
dc.subject | More HDI Plan. | eng |
dc.subject.cnpq | Educação de Adultos | por |
dc.title | Jornada de alfabetização de jovens e adultos no Maranhão: as implicações na vida dos egressos | por |
dc.title.alternative | Literacy day for young people and adults in Maranhão: the implications for the lives of graduates | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GRACIA_MARIA_ARAÚJO.pdf | Dissertação de Mestrado | 4,57 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.