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Tipo do documento: Dissertação
Título: Design de serviço e atmosfera do ambiente: um estudo de caso em um supermercado gourmet em São Luís/MA
Título(s) alternativo(s): Service design and environmental atmosphere: a case study in a gourmet supermarket in São Luís/MA
Autor: RODRIGUES, Rebeca Gomes Batista 
Primeiro orientador: FURTADO, Cássia Cordeiro
Primeiro membro da banca: FURTADO, Cássia Cordeiro
Segundo membro da banca: CAMPOS, Lívia Flávia de Albuquerque
Terceiro membro da banca: FARIAS, Bruno Serviliano Santos
Quarto membro da banca: LEPRE, Priscilla Ramalho
Resumo: O cenário comercial tem se expandido para além da simples comercialização de bens e serviços, incorporando a experiência como parte fundamental da compra e utilizando estímulos multissensoriais para impactar emocionalmente os compradores. A atmosfera do ambiente representa a iniciativa em projetar um espaço que gere efeitos emocionais específicos no consumidor, considerando cuidadosamente todos os elementos que compõem o ambiente de venda. Esse cenário é projetado com o objetivo de influenciar positivamente os usuários, que são considerados como centro da criação e também cocriadores, na medida em que suas necessidades são o foco das experiências satisfatórias proporcionadas. O servicescape – onde o serviço é realizado – é especialmente relevante para a percepção de valor, sendo fundamental pensar nesse espaço para valorizar a experiência do serviço prestado, já que o serviço em si é intangível. Tendo isso em vista, o presente estudo destaca a abordagem do Design de Serviço, para garantir a utilidade, usabilidade e desejabilidade das interfaces de serviço para os usuários, enquanto também atende às necessidades de maneira eficaz, eficiente e distinta dos provedores de serviço. Portanto, o objetivo consiste em analisar como os elementos do Design de Serviço contribuem para a criação de uma experiência de compra positiva para os usuários, especialmente em um supermercado gourmet varejista. Por meio de avaliações espaciais e do uso de ferramentas que mensuram a percepção visceral dos consumidores, esta pesquisa buscou formular recomendações projetuais com o intuito de estabelecer uma atmosfera agradável para todos os frequentadores do supermercado gourmet. As conclusões extraídas dessas análises permitiram identificar que os usuários do supermercado avaliam o espaço com base na atmosfera do ambiente e que o Design de Serviço emerge como um meio para suprir lacunas nas áreas de aprimoramento do ambiente, buscando não apenas a eficiência funcional, mas também a criação de uma experiência sensorial positiva para os clientes.
Abstract: The commercial landscape has expanded beyond the mere trading of goods and services, incorporating the experience as a fundamental part of the purchase process and employing multisensory stimuli to emotionally impact buyers. The atmosphere of the environment represents the initiative to design a space that generates specific emotional effects on the consumer, carefully considering all elements that compose the retail environment. This scenario is designed with the aim of positively influencing users, who are regarded as both the focal point of creation and co-creators, as their needs are the focus of the provided satisfactory experiences. The servicescape— where the service is delivered—is particularly relevant to the perception of value, being crucial to consider this space to enhance the experience of the intangible service provided. With this in mind, the present study emphasizes the Service Design approach to ensure the utility, usability, and desirability of service interfaces for users, while also effectively, efficiently, and distinctively meeting the needs of service providers. Therefore, the objective is to analyze how Service Design elements contribute to creating a positive shopping experience for users, especially in a retail gourmet supermarket. Through spatial assessments and the use of tools measuring consumers' visceral perception, this research aimed to formulate design recommendations with the intention of establishing a pleasant atmosphere for all visitors to the gourmet supermarket. The conclusions drawn from these analyses allowed for the identification that supermarket users evaluate the space based on the environment's atmosphere, and Service Design emerges as a means to address gaps in environmental improvement areas, striving not only for functional efficiency but also for the creation of a positive sensory experience for customers.
Palavras-chave: atmosfera do ambiente;
design de serviço;
servicescape;
supermercado gourmet.
environment atmosphere;
service design;
servicescape;
gourmet supermarket.
Área(s) do CNPq: Desenho Industrial
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE DESENHO E TECNOLOGIA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN/CCET
Citação: RODRIGUES, Rebeca Gomes Batista. Design de serviço e atmosfera do ambiente: um estudo de caso em um supermercado gourmet em São Luís/MA. 2023. 158 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Design/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5831
Data de defesa: 18-Dez-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN

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