Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5830
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, Letícia Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3418689650021083por
dc.contributor.advisor1NUNES, Iran de Maria Leitão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2313634756775278por
dc.contributor.referee1NUNES, Iran de Maria Leitão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2313634756775278por
dc.contributor.referee2SILVA, Sirlene Mota Pinheiro da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5068371548791071por
dc.contributor.referee3SALLES, Kátia Simone Teixeira da Silva de La-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3258022875158002por
dc.contributor.referee4FRAZÃO, Maria das Dores Cardoso-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4480893920907319por
dc.date.accessioned2025-01-27T13:14:56Z-
dc.date.issued2024-07-18-
dc.identifier.citationLIMA, Letícia Silva. Mulher, engenheira e professora: trajetórias de mulheres docentes das engenharias na Universidade Estadual do Maranhão/Campus Paulo VI. 2024. 111 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5830-
dc.description.resumoO percurso para a educação feminina foi irreversível ao longo da história. As mulheres, outrora vistas como seres inaptos, hoje ocupam campos externos e públicos, podendo exercer cargos de poder, liderar pesquisas científicas e sendo finalmente legitimadas como detentoras de capacidades e saberes. Nesse sentido, considerando essa ocupação em todos os espaços sociais e a crescente inserção de mulheres em lugares tradicionalmente ocupados por homens, destaca-se que o estudo proposto tem como problema a seguinte questão: quais são as implicações das relações de gênero na presença de mulheres professoras nos espaços acadêmicos dos cursos de exatas? Para responder a essa questão, o objetivo deste estudo é analisar as implicações das relações de gênero e da divisão sexual do trabalho nas trajetórias profissionais de mulheres professoras, a partir de seu ingresso na docência dos cursos de graduação em Engenharia da Universidade Estadual do Maranhão. Como participantes, destacamos cinco professoras atualmente efetivas dos departamentos de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual do Maranhão, que se adequam aos critérios de inclusão escolhidos para comporem a pesquisa. A análise dos conteúdos, conforme Bardin (2011), revela os achados da pesquisa: de cinco professoras, apenas duas reconheceram que a existência feminina moldou seus percursos acadêmicos e profissionais em um ambiente majoritariamente masculinizado, caracterizando parcial ausência crítica do corpo docente feminino sobre os reflexos do gênero na trajetória de mulheres na atualidade. Destaca-se a necessidade de mais estudos que abordem a trajetória das mulheres que atualmente ocupam lugares de poder nas universidades, a fim de dar visibilidade a seus trabalhos e existências.por
dc.description.abstractThe path to women's education has been irreversible throughout history. Women, once seen as unfit beings, now occupy external and public fields, being able to hold positions of power, lead scientific research, and finally being legitimized as holders of capacities and knowledge. In this sense, considering this occupation in all social spaces and the increasing insertion of women in places traditionally occupied by men, it is highlighted that the proposed study has the following problem: what are the implications of gender relations on the presence of female professors in academic spaces of exact sciences courses? To answer this question, the aim of this study is to analyze the implications of gender relations and the sexual division of labor in the professional trajectories of female professors, from their entry into teaching in undergraduate engineering courses at the State University of Maranhão. As participants, we highlight five current tenured professors from the Science and Technology departments of the State University of Maranhão, who meet the inclusion criteria chosen for the research. The content analysis, according to Bardin (2011), reveals the research findings: out of five professors, only two recognized that female existence shaped their academic and professional paths in a mostly masculine environment, characterizing a partial lack of criticism on the part of the female faculty regarding the effects of gender on the trajectory of women today. Here It is highlighted the need for more studies addressing the trajectory of women who currently occupy positions of power in universities, in order to give visibility to their work and existences.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-01-27T13:14:56Z No. of bitstreams: 1 LETÍCIASILVALIMA.pdf: 1902361 bytes, checksum: cef686b9ce08574b71683c42894f3a78 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-27T13:14:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LETÍCIASILVALIMA.pdf: 1902361 bytes, checksum: cef686b9ce08574b71683c42894f3a78 (MD5) Previous issue date: 2024-07-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmulher;por
dc.subjectdocência;por
dc.subjectciências exatas;por
dc.subjecttrajetória.por
dc.subjectwomen;eng
dc.subjectteaching;eng
dc.subjectexact sciences;eng
dc.subjecttrajectory.eng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleMulher, engenheira e professora: trajetórias de mulheres docentes das engenharias na Universidade Estadual do Maranhão/Campus Paulo VIpor
dc.title.alternativeWoman, engineer and teacher: trajectories of women engineering teachers at the State University of Maranhão/Campus Paulo VIeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LETÍCIASILVALIMA.pdfDissertação de Mestrado1,86 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.