Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/58
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Nas entranhas do bumba meu boi: políticas e estratégias para botar o boi de Leonardo na rua |
Título(s) alternativo(s): | The bowels of bumba meu boi: strategies and policies for throw the Ox of Leonardo in street |
Autor: | SILVEIRA, Marla de Ribamar Silva |
Primeiro orientador: | CORRÊA, Norton Figueiredo |
Primeiro membro da banca: | Lima, Jarbas Couto e |
Resumo: | O presente trabalho investigou as principais estratégias e políticas, internas e externas, articuladas e desenvolvidas pela ama/dona do Bumba meu boi da Liberdade - o Boi de Leonardo, para assegurar o legado deixado por seu pai, Leonardo, grande mestre e símbolo da tradição do Boi do Maranhão e eminência de grande prestígio do sotaque de zabumba. Legado que corresponde à sua postura de fidelidade e compromisso à promessa que tem como obrigação botar o Boi na rua. Para tentar identificar e interpretar as configurações que envolvem esse universo da cultura popular maranhense, partiu-se para um trabalho etnográfico ancorado nos pressupostos da Teoria Cultural de Geertz (2012), tendo como fio-condutor, entretanto, para levar à identificação e análise das estratégias e políticas desenvolvidas internamente e externamente no Boi, os princípios da Teoria de Marcel Mauss (2003) sobre as trocas sociais ou dádivas e nesse percurso identificando a cultura organizacional empreendida por Leonardo e atualizada por Regina, herdeira do Boi, aproximando a dinâmica de uma organização familiar cultural, tradicional, da lógica organizacional moderna ante às transformações socais, política e econômicas contemporâneas. |
Abstract: | The present study investigated the main strategies and politics, internal and external, articulated and developed by mistress/owner of Bumba meu boi of Liberdade Boi of Leonardo, to ensure the legacy left by its father, Leonardo , great teacher and symbol of traditional Boi of Maranhão and eminence of great prestige accent zabumba. Legacy that matches his attitude, loyalty and commitment to the promise that it is his duty to put the Boi on the street. To try to identify and interpret the settings that involve the universe of Maranhão popular culture, we broke into a grounded ethnographic work supported by the theoretical assumptions of the Cultural Theory of Geertz (2012), having as its guideline, however, to lead to the identification and analysis of the strategies and policies developed internally and externally in Boi , the principles of the Theory of Marcel Mauss (2003) on social exchanges or gifts, and identifying, on that path, the organizational culture undertaken by Leonardo and updated by Regina, heiress of the Boi, approaching dynamics of a traditional cultural family organization, of modern organizational logic compared to social, contemporary political and economic transformations. |
Palavras-chave: | Bumba meu boi Tradição Cultural Cultura Organizacional Bumba meu boi Cultural Tradition Organizational Culture |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | Cultura e Sociedade |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH |
Citação: | SILVEIRA, Marla de Ribamar Silva. THE BOWELS OF BUMBA MEU BOI: strategies and policies for throw the Ox of Leonardo in street. 2014. 147 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/58 |
Data de defesa: | 29-Jan-2014 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao Marla.pdf | 17,73 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.