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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/57
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | OLIVEIRA, Tamara da Cruz | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7820654998331001 | por |
dc.contributor.advisor1 | CORRÊA, Norton Figueiredo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5871391447636149 | por |
dc.date.accessioned | 2016-08-16T18:10:31Z | - |
dc.date.available | 2014-05-26 | pt_BR |
dc.date.issued | 2014-01-30 | pt_BR |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Tamara da Cruz. O currículo e os cursos de formação inicial e continuada dos delegados de polícia do Maranhão. 2014. 101 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2014. | por |
dc.identifier.uri | http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/57 | - |
dc.description.resumo | O objetivo inicial do presente trabalho era analisar o currículo da Academia de Polícia do Maranhão, planejando, a partir de minhas experiência como delegada e professora da instituição, propor melhorias nesse currículo. Sondagens iniciais, porém, indicaram que tal currículo inexiste. Ao mesmo tempo que fazia tais sondagens, iniciei uma pesquisa abrangendo o maior número possível de delegados do Maranhão dela egressos, buscando suas opiniões sobre a mesma. Face à constatação da inexistência do currículo, vi-me obrigada a mudar o eixo do trabalho. A opção foi propor um currículo à academia, embasada na minha experiência da atuação policial, nas opiniões dos colegas e na bibliografia disponível. A importância do currículo é que ele constitui um eixo, em qualquer sistema de ensino, que fornece sentido, organização, articulação e hierarquização de conteúdos, determinando os parâmetros exigidos, em termos de aprendizagem, quanto ao aluno egresso. Através de pesquisa na internet, quanto aos currículos das academias de polícia dos principais estados brasileiros, o resultado foi negativo, o que parece indicar que ou não existem ou essas instituições não permitem que sejam publicados. Haydée Caruso (2006), que realizou uma longa pesquisa sobre o assunto, relata problema semelhante. A necessidade da presença de um currículo, nas escolas policiais, atualmente, cresceu de importância, quanto à formação dos quadros policiais, a partir das novas concepções de Direito surgidas mais recentemente e que estão sendo adotadas por muitos países haja vista a mídia o chamado ― "garantismo jurídico". | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-08-16T18:10:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Tamara da Cruz.pdf: 794888 bytes, checksum: faeddd7bf18535bbe4fd916b05f072e8 (MD5) Previous issue date: 2014-01-30 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | Cultura e Sociedade | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Delegado de Polícia | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | Garantismo Jurídico | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | O currículo e os cursos de formação inicial e continuada dos delegados de polícia do Maranhão | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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