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Tipo do documento: Dissertação
Título: PESQUISA E INOVAÇÕES SOBRE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: Recursos Educacionais da UNA.SUS/UFMA para Daltônicos
Título(s) alternativo(s): RESEARCH AND INNOVATIONS ON ASSISTIVE TECHNOLOGIES: UNA.SUS/UFMA Educational Resources for Color Blind People
Autor: BACELAR, Camilla Costa 
Primeiro orientador: FARIAS, Bruno Serviliano Santos
Primeiro coorientador: MAIA, Ivana Marcia Oliveira
Primeiro membro da banca: FARIAS, Bruno Serviliano Santos
Segundo membro da banca: DINIZ, Raimundo Lopes
Terceiro membro da banca: CAMPOS, Lívia Flávia de Albuquerque
Quarto membro da banca: REIS, Edilson Thialison da Silva
Resumo: A presente dissertação aborda o problema da inclusão de pessoas com daltonismo na educação digital. O problema central identificado é a dificuldade que esses indivíduos enfrentam ao utilizar recursos educacionais digitais devido à deficiência na percepção de cores, o que pode comprometer a compreensão do conteúdo e a inclusão educacional desses usuários. O objetivo geral da pesquisa é analisar tecnologias assistivas para pessoas com daltonismo aplicadas em recursos educacionais digitais do conteúdo educativo da UNA-SUS/UFMA. Os objetivos específicos incluem avaliar a eficácia dessas tecnologias assistivas na compreensão e inclusão dos usuários, aplicar as tecnologias no conteúdo educativo e avaliar a percepção dos usuários após a modificação do conteúdo. Para atingir esses objetivos, a pesquisa utilizou um método de estudo de caso que envolveu a aplicação de diferentes filtros de tecnologia assistiva em recursos educacionais digitais e a subsequente avaliação da percepção dos usuários daltônicos. A ferramenta “Color Enhancer” foi um dos principais recursos testados, sendo aplicada para simular a visão de indivíduos com diferentes tipos de daltonismo e ajustar o contraste das imagens conforme as diretrizes da WCAG 2.0. Os resultados da pesquisa indicaram que, embora algumas tecnologias assistivas melhorassem a percepção de elementos textuais, houve discordâncias significativas na eficácia para elementos pictóricos. A análise dos dados revelou que, enquanto as tecnologias ajudaram na identificação de textos e ilustrações, ainda há desafios consideráveis na interpretação de imagens, ressaltando a necessidade de mais estudos e desenvolvimento de ferramentas mais eficazes.
Abstract: This dissertation addresses the problem of including people with color blindness in digital education. The central problem identified is the difficulty that these individuals face when using digital educational resources due to impaired color perception, which can compromise the understanding of the content and the educational inclusion of these users. The general objective of the research is to analyze assistive technologies for people with color blindness applied in digital educational resources of UNA- SUS/UFMA educational content. Specific objectives include evaluating the effectiveness of these assistive technologies in understanding and including users, applying the technologies to educational content, and evaluating users' perceptions after modifying the content. To achieve these objectives, the research used an case study method that involved the application of different assistive technology filters to digital educational resources and the subsequent evaluation of the perception of colorblind users. The “Color Enhancer” tool was one of the main features tested, being applied to simulate the vision of individuals with different types of color blindness and adjust the contrast of images according to WCAG 2.0 guidelines. The research results indicated that, although some assistive technologies improved the perception of textual elements, there were significant disagreements in effectiveness for pictorial elements. Data analysis revealed that, while technologies helped in identifying texts and illustrations, there are still considerable challenges in interpreting images, highlighting the need for further studies and development of more effective tools.
Palavras-chave: Daltonismo;
Educação;
Design Inclusivo;
Tecnologia Assistiva
Colorblinded;
Education;
Inclusive Design;
Assistive Tecnology
Área(s) do CNPq: Programação Visual
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE DESENHO E TECNOLOGIA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN/CCET
Citação: BACELAR, Camilla Costa. Pesquisa e inovações sobre tecnologias assistivas: Recursos Educacionais da UNA.SUS/UFMA para Daltônicos. 2024. 135 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Design/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5797
Data de defesa: 27-Jun-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN

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