Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5755
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRIBEIRO, Jordânia Araújo de Meneses-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0466919613351121por
dc.contributor.advisor1COSTA, Hawbertt Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0062249238399290por
dc.contributor.referee1COSTA, Hawbertt Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0062249238399290por
dc.contributor.referee2ROCHA, Jessica Norberto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9146559931407210por
dc.contributor.referee3SOUSA, Carlos Erick Brito de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6039452387227749por
dc.date.accessioned2024-12-11T16:56:25Z-
dc.date.issued2024-09-04-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Jordânia Araújo de Meneses. Interações entre visitantes e o Museu Game Ciência e suas contribuições enquanto espaço de Divulgação Científica. 2024. 110 f. Dissertação(Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5755-
dc.description.resumoMuseus de ciências são considerados importantes fontes de conhecimento, uma vez que contribuem, significativamente, para a cultura científica, educação formal e não formal em ciências, e por meio de suas exposições proporcionam ao visitante, a vivência de experiências que despertam a curiosidade e o interesse sobre os temas ali desenvolvidos. Por esse motivo, a presente pesquisa centrou-se em investigar a perspectiva do visitante, a partir das interações com as atividades museológicas do Museu Game Ciência. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, de tipologia estudo de caso, em que a produção de dados seguiu amparada por etapas que envolveram a gravação das visitas, categorização e análise. Para a fundamentação da análise foram desenvolvidas categorias firmadas, em um protocolo de estudos de públicos, em museus de ciências e a vertente sociocultural com a Teoria da Ação Mediada. A partir da análise do material foram elaboradas duas categorias: tipos de interação e conversações. Em face dessa organização, os resultados da pesquisa foram discutidos, de acordo com os tipos de interação observados e o conteúdo das conversas sobre o viés da Teoria da Ação Mediada, permitindo- nos analisar as interações dos visitantes sob um enfoque sociocultural da aprendizagem. Em nossos resultados, observamos que as experiências dos visitantes evidenciam as contribuições do MGC para a educação em ciências e destacam como a aprendizagem pode ocorrer, por meio da interação e colaboração, durante a visita. As opiniões dos visitantes sobre a experiência no museu instigam uma reflexão sobre a relevância desses ambientes, para a educação não formal em ciências, assim como, para a integração dos jogos no processo de ensino e aprendizagem de ciências. As interações evidenciam, que a atividade museológica cumpre o objetivo de fomentar discussões, demonstrando que o processo de aprendizagem em ambientes não formais de ensino estão em constante construção.por
dc.description.abstractScience museums are considered an important source of knowledge, since they contribute significantly to scientific culture, formal and non-formal education in science, and through their exhibitions they provide visitors with experiences that arouse curiosity and interest about the themes developed there. The objective of this research focused on investigating the effects of scientific dissemination based on the interaction of visitors with the museum activities of the Game Science Museum. This is a study with a qualitative approach of a case study typology, in which data collection continued supported by steps that involved recording the views, categorization and analysis. To support the analysis, categories were developed based on a protocol for studying audiences in science museums and the sociocultural aspect with James Wertsch's Theory of Mediated Action. The categories were: types of interaction and conversations. In view of this organization, the research results were discussed according to the types of interaction observed and the content of the conversations based on James Wertsch's Theory of Mediated Action, allowing us to analyze the interactions of visitors from a sociocultural approach to learning. In our results, we observed that visitors' experiences highlight the contributions of these spaces to science education and highlight how learning can occur through interaction and collaboration during the visit. Visitors' opinions about the museum experience instigate reflection on the relevance of these environments for non-formal science education, as well as for the integration of games in the science teaching and learning process. The interactions show that museum activity fulfills the objective of fostering discussions, demonstrating that the learning process in non-formal teaching environments is in constant construction. We also emphasize the importance of internalizing the content covered in the school context and how they can be given new meanings in another context. Our research reiterates that science museums play a significant role in science education by promoting educational experiences, stimulating varied discussions on scientific and technological topics, and cultivating teenagers' enthusiasm, interest and motivation towards science.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2024-12-11T16:56:25Z No. of bitstreams: 1 JORDÂNIA ARAÚJO DE MENESES RIBEIRO.pdf: 1470004 bytes, checksum: b4e10ff5e7066bb942ab953d4474cc35 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-11T16:56:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JORDÂNIA ARAÚJO DE MENESES RIBEIRO.pdf: 1470004 bytes, checksum: b4e10ff5e7066bb942ab953d4474cc35 (MD5) Previous issue date: 2024-09-04eng
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCOORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS-BIOLOGIA/CAMPUS IIIpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectatividade museológica interativa;por
dc.subjectespaço não formal;por
dc.subjectaprendizagem em museus;por
dc.subjectexperiência do visitantepor
dc.subjectinteractive museum activity;eng
dc.subjectnon-formal space;eng
dc.subjectlearning in museums;eng
dc.subjectvisitor experienceeng
dc.subject.cnpqTecnologia Educacionalpor
dc.titleInterações entre visitantes e o Museu Game Ciência e suas contribuições enquanto espaço de Divulgação Científicapor
dc.title.alternativeInteractions between visitors and the Science Game Museum and its contributions as a space for Scientific Disseminationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JORDÂNIA ARAÚJO DE MENESES RIBEIRO.pdfDissertação de Mestrado1,44 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.