Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5755
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Interações entre visitantes e o Museu Game Ciência e suas contribuições enquanto espaço de Divulgação Científica |
Título(s) alternativo(s): | Interactions between visitors and the Science Game Museum and its contributions as a space for Scientific Dissemination |
Autor: | RIBEIRO, Jordânia Araújo de Meneses ![]() |
Primeiro orientador: | COSTA, Hawbertt Rocha |
Primeiro membro da banca: | COSTA, Hawbertt Rocha |
Segundo membro da banca: | ROCHA, Jessica Norberto |
Terceiro membro da banca: | SOUSA, Carlos Erick Brito de |
Resumo: | Museus de ciências são considerados importantes fontes de conhecimento, uma vez que contribuem, significativamente, para a cultura científica, educação formal e não formal em ciências, e por meio de suas exposições proporcionam ao visitante, a vivência de experiências que despertam a curiosidade e o interesse sobre os temas ali desenvolvidos. Por esse motivo, a presente pesquisa centrou-se em investigar a perspectiva do visitante, a partir das interações com as atividades museológicas do Museu Game Ciência. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, de tipologia estudo de caso, em que a produção de dados seguiu amparada por etapas que envolveram a gravação das visitas, categorização e análise. Para a fundamentação da análise foram desenvolvidas categorias firmadas, em um protocolo de estudos de públicos, em museus de ciências e a vertente sociocultural com a Teoria da Ação Mediada. A partir da análise do material foram elaboradas duas categorias: tipos de interação e conversações. Em face dessa organização, os resultados da pesquisa foram discutidos, de acordo com os tipos de interação observados e o conteúdo das conversas sobre o viés da Teoria da Ação Mediada, permitindo- nos analisar as interações dos visitantes sob um enfoque sociocultural da aprendizagem. Em nossos resultados, observamos que as experiências dos visitantes evidenciam as contribuições do MGC para a educação em ciências e destacam como a aprendizagem pode ocorrer, por meio da interação e colaboração, durante a visita. As opiniões dos visitantes sobre a experiência no museu instigam uma reflexão sobre a relevância desses ambientes, para a educação não formal em ciências, assim como, para a integração dos jogos no processo de ensino e aprendizagem de ciências. As interações evidenciam, que a atividade museológica cumpre o objetivo de fomentar discussões, demonstrando que o processo de aprendizagem em ambientes não formais de ensino estão em constante construção. |
Abstract: | Science museums are considered an important source of knowledge, since they contribute significantly to scientific culture, formal and non-formal education in science, and through their exhibitions they provide visitors with experiences that arouse curiosity and interest about the themes developed there. The objective of this research focused on investigating the effects of scientific dissemination based on the interaction of visitors with the museum activities of the Game Science Museum. This is a study with a qualitative approach of a case study typology, in which data collection continued supported by steps that involved recording the views, categorization and analysis. To support the analysis, categories were developed based on a protocol for studying audiences in science museums and the sociocultural aspect with James Wertsch's Theory of Mediated Action. The categories were: types of interaction and conversations. In view of this organization, the research results were discussed according to the types of interaction observed and the content of the conversations based on James Wertsch's Theory of Mediated Action, allowing us to analyze the interactions of visitors from a sociocultural approach to learning. In our results, we observed that visitors' experiences highlight the contributions of these spaces to science education and highlight how learning can occur through interaction and collaboration during the visit. Visitors' opinions about the museum experience instigate reflection on the relevance of these environments for non-formal science education, as well as for the integration of games in the science teaching and learning process. The interactions show that museum activity fulfills the objective of fostering discussions, demonstrating that the learning process in non-formal teaching environments is in constant construction. We also emphasize the importance of internalizing the content covered in the school context and how they can be given new meanings in another context. Our research reiterates that science museums play a significant role in science education by promoting educational experiences, stimulating varied discussions on scientific and technological topics, and cultivating teenagers' enthusiasm, interest and motivation towards science. |
Palavras-chave: | atividade museológica interativa; espaço não formal; aprendizagem em museus; experiência do visitante interactive museum activity; non-formal space; learning in museums; visitor experience |
Área(s) do CNPq: | Tecnologia Educacional |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS-BIOLOGIA/CAMPUS III |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET |
Citação: | RIBEIRO, Jordânia Araújo de Meneses. Interações entre visitantes e o Museu Game Ciência e suas contribuições enquanto espaço de Divulgação Científica. 2024. 110 f. Dissertação(Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5755 |
Data de defesa: | 4-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JORDÂNIA ARAÚJO DE MENESES RIBEIRO.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,44 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.