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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLUSTOSA, Miriam Amanda Torres-
dc.contributor.advisor1BORCHARTT, Tiago Bonini-
dc.contributor.referee1BORCHARTT, Tiago Bonini Borchartt-
dc.contributor.referee2SOARES, Andre Castelo Branco-
dc.contributor.referee3CLIMACO, Francisco Glaubos Nunes-
dc.date.accessioned2024-12-11T11:52:56Z-
dc.date.issued2024-08-29-
dc.identifier.citationLUSTOSA, Miriam Amanda Torres. Framework Gamia Edu: Um sistema educacional gamificado, personalizado e adaptado ao aluno. 2024. 109 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5753-
dc.description.resumoEsta pesquisa trata sobre a personalização da gamificação em plataformas voltadas para o ambiente educacional visando sua aplicação em cursos superiores ofertados na modalidade a distância de forma a motivar e engajar os alunos. A proposta tem por objetivo desenvolver um framework conceitual para ambientes virtuais de aprendizado, personalizando a gamificação, usando a escala de tipos de usuário de gamificação HEXAD, e adaptando a aprendizagem ao estilo de estudo dos discentes. Como metodologia principia-se por uma revisão na literatura, seguida do desenvolvimento de um design instrucional culminando na elaboração do framework proposto que personaliza a interface e experiência do usuário. O framework foi validado através da implementação de um sistema educacional online. Os resultados indicam que a gamificação e a personalização não apenas aumentaram o engajamento, mas também melhoraram o desempenho acadêmico e a satisfação com a experiência de aprendizado, apontando que quando a gamificação é utilizada de forma adequada, com outras técnicas pedagógicas, supera determinadas limitações existentes na educação a distância. Este estudo contribui ao incluir uma proposta de modelo teórico orientativo para a implementação da gamificação personalizada com aprendizagem adaptativa.por
dc.description.abstractThis research deals with the personalization of gamification in platforms aimed at the educational environment, aiming at its application in higher education courses offered in the distance modality, in order to motivate and engage students. The proposal aims to develop a conceptual framework for virtual learning environments, customizing gamification, using the scale of HEXAD gamification user types, and adapting learning to the students' study style. As a methodology, it begins with a literature review, followed by the development of an instructional design, culminating in the elaboration of the proposed framework that uses machine learning to personalize the interface and user experience. The framework was validated through the implementation of an online educational system. The results indicate that gamification and personalization not only increased engagement, but also improved academic performance and satisfaction with the learning experience, pointing out that when gamification is used appropriately, with other pedagogical techniques, it overcomes certain limitations that exist in distance education. This study contributes by including a proposal for a theoretical guiding model for the implementation of personalized gamification with adaptive learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2024-12-11T11:52:56Z No. of bitstreams: 1 MÍRIAM AMANDA TORRES LUSTOSA.pdf: 3097180 bytes, checksum: 0197df16dd103364beaf0f295961bd48 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-11T11:52:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MÍRIAM AMANDA TORRES LUSTOSA.pdf: 3097180 bytes, checksum: 0197df16dd103364beaf0f295961bd48 (MD5) Previous issue date: 2024-08-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectgamificação;por
dc.subjectframework;por
dc.subjecteducação a distância;por
dc.subjectestilo de aprendizagem;por
dc.subjecteducação superiorpor
dc.subjectgamification;eng
dc.subjectframework;eng
dc.subjecte-learning;eng
dc.subjectindex learning style;eng
dc.subjecthigher educationeng
dc.subject.cnpqMétodos e Técnicas de Ensinopor
dc.titleFRAMEWORK GAMIA EDU: UM SISTEMA EDUCACIONAL GAMIFICADO, PERSONALIZADO E ADAPTADO AO ALUNOpor
dc.title.alternativeGAMIA EDU FRAMEWORK: A GAMIFIED EDUCATIONAL SYSTEM, PERSONALIZED AND ADAPTED TO THE STUDENTeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

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