Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5753
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | FRAMEWORK GAMIA EDU: UM SISTEMA EDUCACIONAL GAMIFICADO, PERSONALIZADO E ADAPTADO AO ALUNO |
Título(s) alternativo(s): | GAMIA EDU FRAMEWORK: A GAMIFIED EDUCATIONAL SYSTEM, PERSONALIZED AND ADAPTED TO THE STUDENT |
Autor: | LUSTOSA, Miriam Amanda Torres |
Primeiro orientador: | BORCHARTT, Tiago Bonini |
Primeiro membro da banca: | BORCHARTT, Tiago Bonini Borchartt |
Segundo membro da banca: | SOARES, Andre Castelo Branco |
Terceiro membro da banca: | CLIMACO, Francisco Glaubos Nunes |
Resumo: | Esta pesquisa trata sobre a personalização da gamificação em plataformas voltadas para o ambiente educacional visando sua aplicação em cursos superiores ofertados na modalidade a distância de forma a motivar e engajar os alunos. A proposta tem por objetivo desenvolver um framework conceitual para ambientes virtuais de aprendizado, personalizando a gamificação, usando a escala de tipos de usuário de gamificação HEXAD, e adaptando a aprendizagem ao estilo de estudo dos discentes. Como metodologia principia-se por uma revisão na literatura, seguida do desenvolvimento de um design instrucional culminando na elaboração do framework proposto que personaliza a interface e experiência do usuário. O framework foi validado através da implementação de um sistema educacional online. Os resultados indicam que a gamificação e a personalização não apenas aumentaram o engajamento, mas também melhoraram o desempenho acadêmico e a satisfação com a experiência de aprendizado, apontando que quando a gamificação é utilizada de forma adequada, com outras técnicas pedagógicas, supera determinadas limitações existentes na educação a distância. Este estudo contribui ao incluir uma proposta de modelo teórico orientativo para a implementação da gamificação personalizada com aprendizagem adaptativa. |
Abstract: | This research deals with the personalization of gamification in platforms aimed at the educational environment, aiming at its application in higher education courses offered in the distance modality, in order to motivate and engage students. The proposal aims to develop a conceptual framework for virtual learning environments, customizing gamification, using the scale of HEXAD gamification user types, and adapting learning to the students' study style. As a methodology, it begins with a literature review, followed by the development of an instructional design, culminating in the elaboration of the proposed framework that uses machine learning to personalize the interface and user experience. The framework was validated through the implementation of an online educational system. The results indicate that gamification and personalization not only increased engagement, but also improved academic performance and satisfaction with the learning experience, pointing out that when gamification is used appropriately, with other pedagogical techniques, it overcomes certain limitations that exist in distance education. This study contributes by including a proposal for a theoretical guiding model for the implementation of personalized gamification with adaptive learning. |
Palavras-chave: | gamificação; framework; educação a distância; estilo de aprendizagem; educação superior gamification; framework; e-learning; index learning style; higher education |
Área(s) do CNPq: | Métodos e Técnicas de Ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA/CCET |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO/CCET |
Citação: | LUSTOSA, Miriam Amanda Torres. Framework Gamia Edu: Um sistema educacional gamificado, personalizado e adaptado ao aluno. 2024. 109 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5753 |
Data de defesa: | 29-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MÍRIAM AMANDA TORRES LUSTOSA.pdf | Dissertação de Mestrado | 3,02 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.