Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/56
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, Ana Kennya Félix Ribeiro dept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5107258909594480por
dc.contributor.advisor1BARROS, João de Deus Vieirapt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Jarbas Couto ept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8809906196367776por
dc.contributor.referee2Sousa, Sandra Maria N.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7413827589603410por
dc.date.accessioned2016-08-16T18:10:31Z-
dc.date.available2014-05-26pt_BR
dc.date.issued2012-12-28pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Ana Kennya Félix Ribeiro de. LINGUISTIC EDUCATION: paths to the teaching of the mother language. 2012. 108 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/56-
dc.description.resumoAbordam-se neste trabalho as concepções acerca do ensino de língua materna e os pressupostos teóricos que explicam o surgimento da crença na homogeneidade da língua portuguesa e do preconceito linguístico enraizado nas práticas educacionais de ensino da língua. Para tanto, resgata-se brevemente a sócio-história do português brasileiro e delimitam-se os objetivos do ensino da língua portuguesa na escola, à luz dos documentos oficiais (PCN e Diretrizes Curriculares), criticando algumas práticas arraigadas na cultura escolar. Enfatiza-se a Educação Linguística como objetivo de ampliar a competência comunicativa dos alunos e apresenta-se uma breve análise dos depoimentos dos alunos do Ensino Médio do Instituto Federal do Maranhão, para dar visibilidade às concepções sobre a língua que ainda estão arraigadas na cultura dos alunos, usando alguns elementos da teoria do discurso.por
dc.description.abstractAddress in this paper the conceptions of teaching of mother tongue and the theoretical assumptions that explain the emergence of belief in the homogeneity of Portuguese language and prejudice rooted in the educational practices of language teaching. Therefore, rescues briefly the socio-history of Brazilian Portuguese bounding up the objectives of the teaching of Portuguese in school, in the light of official documents (PCN and Curricular Guidelines), criticizing certain practices embedded in the school culture. Emphasis is placed on the Education Linguistics aimed to broaden the students' communicative competence and presents a brief analysis of the texts of high school students at the Federal Institute of Maranhão, to give visibility to the conceptions of language that are still rooted in the culture of students, using some elements of discourse theory.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-16T18:10:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Ana Kennya.pdf: 755001 bytes, checksum: dc8f6c701bfd14474b8e9a6c4b40a6d4 (MD5) Previous issue date: 2012-12-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCultura e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Linguísticapor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectPortuguês Brasileiropor
dc.subjectEducational Linguisticseng
dc.subjectPortugueseeng
dc.subjectBrazilian Portugueseeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleEducação linguística: caminhos para o ensino da língua maternapor
dc.title.alternativeLinguistic education: paths to the teaching of the mother languageeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Ana Kennya.pdf737,31 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.