Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5669
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAROUCHA, Letícia Leite Saboia Rabelo-
dc.contributor.advisor1MENENDEZ, Larissa Lacerda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8070939322802687por
dc.contributor.referee1MENENDEZ, Larissa Lacerda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8070939322802687por
dc.contributor.referee2ZORZAL, Ricieri Carlini-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3267683322470733por
dc.contributor.referee3PANET, Rose-France de Farias-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5322412496401539por
dc.date.accessioned2024-11-29T17:29:53Z-
dc.date.issued2024-01-23-
dc.identifier.citationAROUCHA, Letícia Leite Saboia Rabelo. Arte Canela Ramkokamekrá: Poéticas da resistência. 2024. 102 f. Dissertação(Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5669-
dc.description.resumoOtrabalho tem como enfoque a análise da produção artística da cestaria dos Canela Ramkoka mekrá, porque adquirir um repertório sobre as culturas dos povos originários pode nos ajudar a entender o cenário de arte indígena contemporânea do Brasil. A pesquisa bibliográfica e documental foi realizada de forma exploratória, interdisciplinar de caráter qualitativo, sobre a arte dos indígenas Canela Ramkokamekrá no contexto da produção de cestaria, com uso do registro visual do acervo de cestaria do Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão. Objetiva-se analisar de que modo a produção artística da cestaria indígena Canela Ramkokamekrá pode nos ajudar a compreender a cultura dos povos Canela. Os autores como Darcy Ribeiro (2021; 2017), Berta Ribeiro (1987; 1980), Crocker (1990), Nimuendajú (1946), Menendez (2011;2019;2021), Boas (2015), Rolande (2013), Oliveira (2018), Krenak (2019), abordam as concepções teóricas sobre os indígenas que ajudam a construir um repertório sobre a cultura dos Canela, o que também ajuda a entender o cenário da arte indígena contemporânea no Brasil através das exposições Véxoa: Nós sabemos, Moquém Surarî e a 34 Bienal de São Paulo. Essa etapa da pesquisa é aprofundada por meio de autores como Berbert (2021), Bienal (2021), Dinato (2019), Esbell (2018), Baniwa (2022), Gell (2021), Goldstein (2021), Krenak (2022), Lagrou (2009), Marques (2018), Móquem (2021), Oliveira (2022),Terena (2020;2021). Concluímos que a cestaria não aparece exposta nos últimos eventos de arte, exposições e museus.por
dc.description.abstractThis work is about analyzing the artistic elaboration of basketry of the indigenous people Canela Ramkoamekrá, because this kowledge could be a better way to help us understand the contempo rary indegenous art scene in Brazil.The methods employed were bibliographic, documentary, exploratory, interdisciplinary, and qualitative research. It was used the visual record of the Canela Ramkokamekrá basketry collection at the Maranhão Natural History and Archeology Research Center.The aim is to analyze how the artistic elaboration of indigenous Canela Ramkokamekrá basketry can help us understand their culture. Authors such as Darcy Ribeiro (2021; 2017), Berta Ribeiro (1987;1980), Crocker(1990), Nimuendajú (1946), Menendez (2011;2019;2021), Boas (2015), Rolande (2013), Oliveira (2018), Krenak(2019), present theoretical conceptions about indigenous people that can help to build a profile of the Canela people and their culture and it also helps to understand the scene of contemporary indigenous art in Brazil through the exhibitions " Véxoa: Nós sabemos", "Móquém Surarî, and the 34th " Bienal de São Paulo". The authors studied in the other stage of research are: Berbert (2021), Bienal (2021),Dinato (2019), Esbell (2018), Baniwa (2022), Gell (2021), Goldstein (2021), Krenak (2022), Lagrou (2009), Marques (2018), Moquem (2021),Oliveira (2022), Terena(2020;2021).We conclused that basketry of indigenous people was not exposed at recent art events, exhibitions and museums.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2024-11-29T17:29:53Z No. of bitstreams: 1 LETÍCIA LEITE SABÓIA RABELO AROUCHA.pdf: 5755229 bytes, checksum: 3c6d73c3502304676bd632438a61eb4a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-29T17:29:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LETÍCIA LEITE SABÓIA RABELO AROUCHA.pdf: 5755229 bytes, checksum: 3c6d73c3502304676bd632438a61eb4a (MD5) Previous issue date: 2024-01-23eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArte Indígena;por
dc.subjectCestaria;por
dc.subjectCanela Ramkokamekrá;por
dc.subjectEnsino de Artespor
dc.subjectIndigenous Art;eng
dc.subjectBasketry;eng
dc.subjectCanela Ramkokamekrá;eng
dc.subjectArte Teachingeng
dc.subject.cnpqArtespor
dc.titleARTE CANELA RAMKOKAMEKRÁ: POÉTICAS DA RESISTÊNCIApor
dc.title.alternativeCANELA RAMKOKAMEKRÁ ART: POETICS OF RESISTANCEeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LETÍCIA LEITE SABÓIA RABELO AROUCHA.pdfDissertação de Mestrado5,62 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.