| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5665| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Implementação da linguagem R no ensino de Estatística utilizando dados de Saúde Pública |
| Título(s) alternativo(s): | Implementation of the R language in teaching Statistics using data from Public health |
| Autor: | MATOS, Marcos Aurelio de Souza Alves |
| Primeiro orientador: | SPINDOLA, Flausino Lucas Neves |
| Primeiro membro da banca: | SPINDOLA, Flausino Lucas Neves |
| Segundo membro da banca: | CHAVES, Josenildo de Souza |
| Terceiro membro da banca: | SILVA, Fábio Nogueira da |
| Resumo: | Este trabalho apresenta uma forma prática de abordar os conceitos da Estatística Descritiva no Ensino Médio com utilização da linguagem R, levando o educando ao uso de computadores, tablets, etc, facilitando o processo de ensino aprendizagem. A motivação será por meio de dados retirados da base de dados do Ministério da Saúde, o Vigitel, que trata da vigilância de doenças crônicas não-transmissíveis por meio de inquérito telefônico. Aqui utilizaremos a base de 2015, criando situações-problema em que o uso do R se faz necessário para a determinação das medidas de tendência central, dispersão, gráficos e análise de dados. |
| Abstract: | We present a practical way to approach the concepts in Descriptive Statistics in High School, using programming language R. The purpose is to take easy the teaching-learning process. The motivation will be through data taken from the Ministry of Health's database, Vigitel, which deals with the surveillance of non-transmissible chronic diseases through telephone survey. We will use the 2015 database, creating problem situations in which the use of R is necessary for the determination of measures of central tendency, dispersion, graphs and data analysis. |
| Palavras-chave: | ensino de Estatística; linguagem R; Saúde Pública; Estatística descritiva; Statistics Teaching, R Software, Public Health, Descriptive Statistics |
| Área(s) do CNPq: | Matemática |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
| Sigla da instituição: | UFMA |
| Departamento: | DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET |
| Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCET |
| Citação: | MATOS, Marcos Aurelio de Souza Alves. Implementação da linguagem R no ensino de Estatística utilizando dados de Saúde Pública. 2023. 45 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5665 |
| Data de defesa: | 8-Set-2023 |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MARCOSAURELIO.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,6 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
