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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5656
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: o uso de indicadores de avaliações externas em uma escola da rede pública municipal de São Luís/MA |
Título(s) alternativo(s): | Training of teachers who teach Mathematics in the initial years: the use of external assessment indicators in a municipal public school in São Luís/MA |
Autor: | PIRES, Vera Lucia Gonçalves ![]() |
Primeiro orientador: | MACIEL, Domício Magalhães |
Primeiro membro da banca: | MACIEL, Domício Magalhães |
Segundo membro da banca: | BIANCHINI, Angelo Rodrigo |
Terceiro membro da banca: | SOARES, Waléria de Jesus Barbosa |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo geral analisar a relação entre a Formação Continuada de Professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e o uso pedagógico das evidências fornecidas pelas Avaliações Externas em uma escola da rede pública municipal de São Luís/MA. Na coleta e análises de dados, envolvendo a equipe gestora e as docentes que ensinam Matemática nos Anos Iniciais, foi utilizada a metodologia qualitativa. A fim de retratar a realidade estudada, realizamos um Estudo de Caso qualitativo. Para a categorização dos dados da pesquisa, utilizamos a sistemática da Análise de Conteúdo, cujos dados coletados foram apresentados em sua totalidade, no Contexto 1, referente às Professoras, e no Contexto 2, atinente aos membros da equipe gestora da escola campo. Na sistematização dos dados, foram constituídas as seguintes categorias relativas ao Contexto 1: planejamento de avaliações com base em critérios, desempenho e conteúdo, utilizando instrumentos diversificados; socialização dos resultados das Avaliações Externas e tomada de decisões com base nas evidências; influência das Avaliações Externas sobre as Avaliações Internas; participação e sugestões das professoras para as Formações em Avaliação Educacional realizadas pela Secretaria Municipal de Educação. Relativas ao Contexto 2, foram constituídas as categorias: impacto das Avaliações Externas sobre as Avaliações Internas e a Formação Docente em Serviço (Formação Continuada); socialização dos resultados das Avaliações Externas e Formação de Gestores Escolares e Docentes da escola. Constatamos que os resultados das Avaliações Externas são socializados entre gestores, professores, estudantes e seus responsáveis por meio de reuniões e atividades de Formação Continuada, o que promove um ambiente colaborativo e reflexivo, fundamentando melhor as decisões pedagógicas. A partir dessa socialização, a avaliação formativa é valorizada, permitindo que os docentes utilizem os dados das Avaliações Externas para ajustar as práticas pedagógicas de maneira contínua, conforme as necessidades de aprendizagem dos estudantes. Essa interação fortalece a liderança pedagógica e o suporte aos professores, contribuindo para a criação de uma cultura escolar orientada para a melhoria da aprendizagem em Matemática e outras disciplinas. Contudo, o estudo aponta que a formação em Avaliação Educacional precisa ser mais integrada à política de formação da Secretaria Municipal de Educação e que o uso excessivo de simulados requer cautela para evitar o esvaziamento do currículo. |
Abstract: | The general objective of this study was to analyze the relationship between the Continuing Education of Teachers who teach Mathematics in the Early Years of Elementary School and the pedagogical use of the evidence provided by External Evaluations in a municipal public school in São Luís/MA. A qualitative methodology was used to collect and analyze the data, involving the management team and the teachers who teach mathematics in the Early Years. In order to portray the reality studied, a qualitative case study was carried out. Content Analysis was used to categorize the research data. The data collected was presented in its entirety in Context 1, which refers to the teachers, and Context 2, which refers to the members of the management team at the field school.In the systematization of the data, the following categories were formed for Context 1: planning evaluations based on criteria, performance and content, using diversified instruments; socializing the results of External Evaluations and making decisions based on the evidence; influence of External Evaluations on Internal Evaluations; participation and suggestions from teachers for Educational Evaluation Training carried out by the Municipal Department of Education. With regard to Context 2, the following categories were formed: the impact of External Evaluations on Internal Evaluations and Teacher Training in Service (Continuing Training); the socialization of the results of External Evaluations and the Training of School Managers and School Teachers. It was found that the results of the External Assessments are shared between managers, teachers, students and their guardians through meetings and Continuing Training activities, which promotes a collaborative and reflective environment, providing a better basis for pedagogical decisions. From this socialization, formative assessment is valued, allowing teachers to use the data from the External Evaluations to adjust teaching practices on an ongoing basis, according to the students’ learning needs. This interaction strengthens pedagogical leadership and support for teachers, contributing to the creation of a school culture aimed at improving learning in mathematics and other subjects. However, the study points out that training in Educational Evaluation needs to be better integrated into the training policy of the Municipal Department of Education and that the excessive use of mock exams requires caution to avoid emptying the curriculum. |
Palavras-chave: | formação continuada de professores que ensinam Matemática; avaliação externa; uso pedagógico de indicadores; tomada de decisão; avaliação formativa. continuing education for teachers who teach mathematics; external evaluation; pedagogical use of indicators; decision-making; formative assessment. |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET |
Citação: | PIRES, Vera Lucia Gonçalves. Formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: o uso de indicadores de avaliações externas em uma escola da rede pública municipal de São Luís/MA. 2024. 190 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5656 |
Data de defesa: | 24-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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VERALUCIA.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,71 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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